TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO

Monografias: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

MORENO, D. M. F. C. A saúde pública e a psicanálise: a produção do conhecimento no Brasil acerca da Aids [dissertação de mestrado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP, 2001.

RESUMO

Verifica o estado do conhecimento envolvendo os temas psicanálise e AIDS no âmbito da produção literária brasileira referente à saúde pública e à psicanálise. Trata-se de uma pesquisa de atualização que faz a revisão bibliográfica dos textos publicados desde o início da epidemia de AIDS até o ano 2000. Efetuou-se uma busca sistematizada abrangendo artigos de periódicos indexados nas Bases de Dados: MEDLINE, PsycINFO, SOCIOFILE e LILACS, dissertações, teses, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos. Foram analisados 50 documentos organizados em seqüência cronológica em relação ao ano de publicação. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada mediante a construção de categorias definidas a priori, a partir dos objetivos da pesquisa, do conhecimento do campo psicanalítico e do perfil da epidemia de AIDS. Com base na sistematização desse conhecimento construído no Brasil, disponibiliza-se recursos teórico-práticos para implementar novos programas de prevenção que contemplem as formas pelas quais o ser humano lida com os seus desejos e proibições. O inconsciente, produtor da irracionalidade do homem, tornou-se menos desconhecido, bem como os mecanismos que impedem que as regras de proteção à saúde sejam colocadas em prática para evitar a infecção pelo vírus HIV. A dinâmica do funcionamento psíquico em torno da questão da AIDS foi enfocada, bem com as formas como o organismo adoece a partir desse funcionamento. O estado do conhecimento atingido pelos trabalhos apresentados pode ser utilizado em outros estudos, com impacto sobre os sujeitos tanto no plano individual como no coletivo.

Palavras- chave: Saúde pública. Psicanálise. AIDS. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Produção científica.

MIRA, Maria L. G. Organização social de saúde: possibilidade de reconhecimento de um espaço público (dissertação de mestrado). São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP. 2003.

RESUMO

Os movimentos sociais que surgiram a partir da década de 70 imprimiram uma nova noção de cidadania através da participação popular para a ampliação de espaços públicos. Propõe-se a observar a possibilidade de reconhecimento de um espaço público de interlocução e deliberação, segundo um modelo de atenção pública não estatal, focalizando o caso da Organização Social de Saúde Hospital Geral do Grajaú. Trata-se de entidade instituída com base na proposta de parcerias entre Estado e sociedade civil, do governo federal, de reforma do aparelho de Estado, com características próprias no Estado de São Paulo - exclusividade para o Sistema Único de Saúde, serviço novo e controle da Secretaria Estadual de Saúde. Por meio de estudo da legislação pertinente e com uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à observação participante e a entrevistas semi-estruturadas, com lideranças de movimentos sociais e de gerentes do Estado na região das sub-Prefeituras de Capela da Socorro e Parelheiros. O estudo recuperou a história de participação popular na região por recursos que possibilitassem condições de vida e saúde, caracterizando atores que se mantêm atuantes, e buscam o diálogo institucional no sistema de saúde e, em especial, na organização social. Constatou a carência de recursos para atender à demanda de saúde na região, para a qual a organização social vem dando respostas, e as dificuldades em estabelecer um sistema referenciado. Observou possibilidades de interlocução entre a população organizada e a organização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com