TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediadores Tecnológicos Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  19/7/2021  •  Monografia  •  2.607 Palavras (11 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS[pic 1]

CURSO: LETRAS

DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR VII – TCC I

PROFESSORA: ELIZENE S. OLIVEIRA NUNES

AS TIC COMO MEDIADORES TECNOLÓGICOS: como inseri-las, na educação basilar, nas aulas de Língua Portuguesa?

 

CÉSAR MORAIS ROSA

PATOS DE MINAS

2021


[pic 2]

CÉSAR MORAIS ROSA[pic 3]

AS TIC COMO MEDIADORES TECNOLÓGICOS: como inseri-las, na educação basilar, nas aulas de Língua Portuguesa?

Projeto desenvolvido como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador VII – TCC, do curso de Letras, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação da Professora Dra. Adriene Sttéfane Silva e coordenação da Professora Elizene S. Oliveira Nunes.

PATOS DE MINAS

2021


SUMÁRIO

[pic 4]

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 Formulação do problema        3

1.2 Hipótese(s)        4

1.3 Justificativa        4

1.4 Objetivos        5

1.4.1 Objetivo geral        5

1.4.2 Objetivos específicos        5

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1  Panorama da tecnologia na sociedade....................................................................6

2.2  As novas tecnologias na educação.........................................................................7

2.2.1 Professor como ponte rolante entre informação e conhecimento.............................7

2.2.2 As TIC como mediadores tecnológicos no processos de ensino-aprendizagem...........8

3 METODOLOGIA        9

4 CRONOGRAMA DE TRABALHO        10

REFERÊNCIAS        11

 

 

1 INTRODUÇÃO

A tecnologia tem modificado a vida do homem, transformando as relações de poder, derrubando paradigmas e contribuindo para o crescimento da linha de cunho consumista e mercadológico. O papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) vem reformulando vários âmbitos sociais, acrescentando-lhes ressignificações, como a reestruturação do mercado empregatício. É inegável, portanto, que esse aparato tecnológico faz com que a sociedade passe por diversas transformações em vários âmbitos, especialmente o educacional. À medida que são inseridas nos mais variados setores da sociedade, nota-se um olhar mais atento para elas, voltando-se para suas potencialidades enquanto mecanismos inovadores e facilitadores da trivialidade. Isso pode ser visto e analisado no setor da educação – o qual, com a incorporação das novas tecnologias, deve-se modificar, reestruturar para que elas possam ser implementadas, usadas e referenciadas correta e efetivamente.

Em virtude disso, há necessidade de grandes transformações no processo de ensino-aprendizagem e elucubrações a respeito deste, a começar pela quebra de paradigmas que mantêm a educação linear e tradicional, baseada no método descritivo-expositivo. As aulas devem ser repensadas, em especial as de Língua Portuguesa – objeto de estudo a que este trabalho se limita –, incorporando as TIC como um componente do currículo, e não como um aparato marginal ou um complemento, de modo que possa haver integração de toda a comunidade escolar.

Nesse sentido, este projeto de pesquisa versa a respeito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, na educação básica, de Língua Portuguesa, buscando compreender como essas novas tecnologias podem reconfigurar, estruturar, democratizar, incluir, mediar e potencializar o processo em questão, além de verificar como tem se dado esse ensino de Língua Portuguesa hodiernamente.

  1. Formulação do problema

Parte-se, neste estudo, do pressuposto de que as TIC devem ser vistas como mediadores tecnológicos, ou seja, produtos pedagógicos para o processo educar-ensinar de língua. Assim, parte-se de conceitos gerais para a situação-problema: como fazer com que o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, na educação básica, em especial no Ensino Médio, seja balizado por meio do aparato tecnológico e quais possibilidades de mediação tecnológica para esse ensino?

  1. Hipótese(s)

Isso porque parte-se da hipótese de que, posto que as TIC sejam utilizadas em alguns contextos escolares, ainda há muito que se aprimorar, desde a disponibilidade e infraestrutura da escola até a capacitação docente para o uso dessas tecnologias. Necessário se faz compreender a potencialização das TIC, aplicando-as adequadamente à mediação didática.

  1. Justificativa

A tecnologia digital chega ao âmbito escolar como um convite inovador e desafiador tanto para docentes quanto para alunos. A geração internet (alunos nascidos nessa era), que já nasceu na era da Internet de alta velocidade, tem, portanto, uma maior habilidade de manuseio e interação para com a tecnologia digital que lhe cerca.

Então, nesse viés, não há como refletir sobre as novas tecnologias na educação sem se pensar nos sujeitos que estão envolvidos. Moran (2017) explicita que os aplicativos não são necessariamente o diferencial da educação, e sim os professores, os gestores e os próprios alunos. Para ele, o aparato tecnológico, na educação, deve ser utilizado para motivar o aluno, acrescentando-lhe, por intermédio de jogos etc., conhecimento.

O setor educacional necessita, por conseguinte, de diversas mudanças para que se torne mais valorizado e mais atrativo. A implementação das TIC pode sim transformar a relação entre o conteúdo e o aluno, fazendo com que este se aproxime da matéria por meio de uma nova ferramenta de estudo. O desenvolvimento de competências e habilidades no campo tecnológico depende muito do compromisso dos educadores no cumprimento de sua função social de levar o educando a participar do contexto sociointeracional em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com