TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente

Artigos Científicos: Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

1- Educação e ensino

A palavra educação tem sido utilizada, ao longo do tempo com dois sentidos: social e individual.

Do ponto de vista social, e a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social. Nesse sentido, o termo educando tem sua origem no verbo latino educare, que significa alimentar, criar. Esse verbo expressa, portanto, a idéia de que a educação e algo externo, concedido a alguém .

Em resumo, a educação, como fato social, possibilita que as aquisições culturais do grupo sejam transmitidas as novas gerações, contribuindo, assim para subsistência do grupo como tal.

“Quando a sociedade e muito simples e a cultura do grupo rudimentar, como peletradas, a educação se realiza Assis temáticamente. As crianças e os jovens participam das atividades dos adultos,e, pela experiência direta, aprendem as lendas, os mitos, as normas que regulam a conduta, as técnicas de trabalho, as formas de convívio e de recreação.

Portanto a escola surgiu como instituição social, ao longo da história, a medida que a organização das sociedades foi se tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais mais vastas e sistematizadas.

Do ponto de vista individual, a educação refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista aprimoramento de sua personalidade. Enquanto a educação pode se processar tanto de forma assistemática como assistemática, o ensino e ima ação deliberada e organizada. Ensinar e a atividade pela qual o professor, através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com