TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menssagem Ecc

Casos: Menssagem Ecc. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  7.153 Palavras (29 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 29

FACULDADE DE MANTENA – FAMA

8º PERÍODO DE SERVIÇO SOCIAL

ADENIR GOMES DE MOURA

SAÚDE MENTAL E O SERVIÇO SOCIAL

MANTENA

2013

ADENIR GOMES DE MOURA

SAÚDE MENTAL E O SERVIÇO SOCIAL

Monografia apresentada à Faculdade de Mantena - FAMA como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Professora Elizabete Pires Mota

MANTENA

2013

Autorizo a disponibilização desta monografia na Biblioteca Paulo Freire da Faculdade de Mantena – FAMA/MG, para consulta pública e utilização como referência bibliográfica, contudo sua reprodução total ou parcial somente pode ser feita mediante autorização expressa do autor, nos termos da legislação vigente sobre direitos autorais.

Mantena, 03 de dezembro de 2013.

_________________________________________________________________________

ADENIR GOMES DE MOURA

TÍTULO

Esta monografia foi submetida, julgada, aprovada e adequada como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social outorgado pela Faculdade de Mantena – FAMA/MG.

BANCA AVALIADORA

___________________________________________

Elizabete Pires Mota

Professora Orientadora

___________________________________________

Professora Convidada

___________________________________________

Professor Convidado

Aprovada em

Conceito Final:_______

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

EPÍGRAFE

RESUMO

SUMÁRIO:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

Este trabalho monográfico possui como temática “Saúde Mental e o Serviço Social” e abordará a trajetória da Reforma Psiquiátrica, o trabalho do assistente Social no serviço de Saúde mental assim como a participação familiar. A reforma psiquiátrica foi de grande relevância para os que se encontravam em condições de doença mental, como também para a sociedade em geral, primeiro porque desloca o ‘doente’ da instituição para a comunidade, ou seja, para o meio social, lugar este pertencente a todos, e segundo que possibilita àqueles que de certa forma discrimina o portador de doença mental, a conviver um pouco mais com este ser humano que muito tem a ensinar, seja com o comportamento, com o afeto, ou apenas com sua presença.

O doente mental, por não seguir os padrões de comportamento exigidos pela sociedade, acabou sendo estabelecido como ‘o diferente’, dessa forma foi excluído do convívio dos iguais, dos tido como normais, afastados assim dos donos da razão e dos produtivos. Tratar o doente mental em instituições psiquiátricas se tornou sinal de exclusão, reclusão e asilamento e este foi o ponto de grandes discussões da Reforma psiquiátrica.

Esta monografia se fundamentará em pesquisa bibliográfica em literaturas atuais, em artigos, revistas, livros e internet, buscando aqui listar as principais discussões e conquistas acerca da Saúde Mental no nosso país.

O objetivo geral desta pesquisa é discutir o atendimento prestado ao portador de doença mental e a sua família, e tem como objetivos específicos: analisar a condição social vivenciada pelo portador de doença mental e as possibilidades de atendimento no meio familiar; definir qual é o papel da família na adaptação do portador de doença mental ao convívio familiar e comunitário e avaliar as atribuições do Assistente Social no atendimento à pessoa portadora de doença mental e sua família.

Diante dos objetivos propostos, o trabalho será dividido em 3 (três) capítulos assim estruturados: o primeiro capítulo abordará o contexto social do portador de doença mental, enfatizando o conceito de doença mental e principalmente a historicidade da luta antimanicomial.

O segundo capítulo apresentará acerca do papel das famílias dos portadores de doença mental, enfatizando sobre cultura e preconceito que muitas vezes vem da própria família, e finaliza-se o mesmo relatando um pouco sobre a inclusão social.

O terceiro capítulo explanará sobre os serviços existentes para o tratamento dos portadores de doença mental, assim como os trabalhos oferecidos aos familiares. E finalizando este capítulo se abordará sobre o trabalho do serviço social nos programas de saúde mental.

Assim, o interesse em aprofundar neste assunto se deu por considerar que há um grande numero de pessoas que possui algum tipo de transtorno ou comportamento ‘anormal’ que os impedem muitas vezes de serem inseridos no mercado de trabalho, na educação, cultura, lazer, convívio familiar e social, considerando, ainda, que deve ser importante a intervenção de um profissional do Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com