TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no ensino de línguas estrangeiras

Por:   •  16/11/2016  •  Ensaio  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

DISCIPLINA EDM 0416 –METODOLOGIA DO HEBRAICO

TURMA A 2016223

 Identificação: Jucimara Monteiro Muniz nºUSP 6831772

 Curso de origem: Letras      Disciplina: Metodologia do Hebraico

Motivação

No aprendizado de língua estrangeira a motivação tem um papel fundamental para que o aluno alcance o objetivo do curso, aqui colocaremos a proficiência como a definição desse objetivo. Apesar de ser uma área bastante interessa, poucas são as pesquisas com essa temática, haja vista que há uma gama de aspectos a serem observados não havendo uma pesquisa que abarque tudo que envolve esse tema. Tentaremos aqui apontar alguns aspectos relevantes, a começar pela definição do termo: Gandner (1985)

“Motivação para aprender uma L2 como o esforço que a pessoa emprega na aprendizagem, seja por conta de um desejo ou da satisfação que o indivíduo sente em realizar tal tarefa. A pessoa que está verdadeiramente motivada empreende esforço para aprender a língua; é persistente e atenta às tarefas de aprendizagem; tem metas, desejos e aspirações, além de ser favorável às atividades apresentadas pelo professor e de fazer uso de estratégias para ajudá-la a atingir suas metas. ” (RIBEIRO, p. 18)

Portanto, há na motivação definida por Gandner o impulso para o aprendizado da LE além de influenciar nas atitudes positivas o que permite uma apropriação maior do aprendizado, fazendo com que a pessoa motiva ultrapasse as barreiras que lhes são impostas no decorrer da aprendizagem. Ainda seguindo como as definições de Gardner, o autor indica como se deve medir a motivação:

“O esforço empregado para alcançar uma meta, no caso a aprendizagem da língua, o desejo de aprender a língua, como por exemplo o desejo de atingir um alto nível de fluência e/ou competência na língua e as atitudes em relação aprendizagem, ou seja, o afeto positivo ou a satisfação relacionada com as tarefas de aprendizagem que lhe são propostas” (RIBEIRO, p. 18)

A uma relação direta entre motivação e esforço para atingir o objeto do aprendizado da LE. Porém, é necessário atendar-se a algumas questões que influem na motivação dos alunos, são elas:

  • O sistema interno de crenças culturais dos aprendizes, aspectos sociais e culturais;
  • A dimensão social e cultural da língua e como ela se dá no ambiente de aprendizado;
  • Aptidão linguística;
  • Contexto de aprendizagem;

Nesse sentido há também questões de ordem individual como a ansiedade, autoconfiança, variáveis da personalidade, inteligência, aptidão linguística, idade e estratégias individuais de aprendizagem, entre outras, Gardner (2001)

A partir de todos esses aspectos é possível notar-se que a motivação é um elemento central para o êxito da aprendizagem da língua-alvo.

Gardner e Lambert (1972) apontam para a atitude positiva e o desejo de falar com nativos são aspectos que facilitam a atividade. Dever-se-á pensar nas línguas consideradas mortas como o latim, hebraico e grego antigos que o objeto não é a fala com outros nativos, mas o diálogo com escritos antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (66.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com