TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definindo a Competência Comunicativa no Ensino/Aprendizado de Línguas Estrangeiras

Por:   •  14/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa 3 - Definindo a Competência Comunicativa no Ensino/Aprendizado de Línguas Estrangeiras

A Competência Comunicativa pode ser compreendida como a habilidade de se usar um sistema lingüistico determinado de forma apropriada em todas as situações da vida cotidiana, considerando as funções e variedades da linguagem, bem como as situações socioculturais em que se estabelecem. 

Desta forma, a Competência Comunicativa não envolve apenas os pontos ou aspectos estritamente lingüísticos do processo de adquirir uma linguagem, mas também os aspectos social e psicológico deste tipo de aprendizado. Considerando o processo de ensino/aprendizado de línguas estrangeiras, pode-se perceber uma íntima relação entre a Competência Comunicativa e a Comunicação em si, vista esta como a principal responsável pelo desenvolvimento pleno daquela.


Historicamente, esta visão de competência comunicativa foi introduzida por estudiosos como Hymes, Campbell and Wales, dentre outros, em reação a noção de competência lingüística de Chomsky. Hymes estava convencido que a visão Chomskyana de competência comunicativa, definida apenas como uma interação mental de fala e audição baseada ou formulada por regras gramaticais era muito limitada. A nova Competência Comunicativa era, portanto mais complexa do que apenas a competência gramatical, embora não subverta a importância desta "sub competência", considerando também a capacidade de adequar a linguagem a cada situação social vivida pelo falante. Assim, um usuário competente de uma língua é aquele capaz de se comunicar de forma apropriada ao contexto da própria comunicação.

Outros pesquisadores, interessados principalmente na forma em que se processa a aquisição de uma segunda língua, tais como Canale e Swain, definem os quatro aspectos ou componentes para a Competência Comunicativa:

1. Competência Gramatical: esta competência inclui o conhecimento do léxico, da sintaxe e da semântica de uma língua; 
2. Competência Sócio-Lingüística: esta competência abrange a adequação comunicativa ao contexto considerando os participantes e as regras de interação necessárias a um discurso; 
3. Competência Discursiva: nesta competência tem-se a ênfase na habilidade de produzir discursos com coesão e coerência; 
4. Competência Estratégica: a soma de todas as estratégias que podem ser usadas por um usuário lingüístico nas situações em que a comunicação verbal falha. Algumas destas estratégias são: aproximação dos falantes, repetição de frases, ênfase nas palavras principais, pedido de ajuda, mímica, substituição de conceitos problemáticos ou complicados, abandono e/ou substituição de uma frase já iniciada, dentre outros.

De uma forma resumida, a Competência Comunicativa é, portanto a habilidade não apenas de empregar as regras gramaticais de uma língua com o objetivo de formar sentenças gramaticalmente corretas, mas também, de saber quando, onde e para quê usar estas sentenças. Para tal, o usuário da língua precisa: conhecer a gramática e o vocabulário da língua alvo; aprender as regras do falar; saber como atuar  nos diversos tipos de conversas podendo assim fazer pedidos ou solicitações, pedir desculpas, agradecer e convidar de forma apropriada. O usuário da língua precisa reconhecer a realidade social, suas relações com as outras pessoas e os tipos de linguagem que podem ser usados para cada ocasião particular, sendo capazes de interpretar tanto sentenças escritas quanto faladas no contexto em que são usadas ou produzidas.

Tendo em vista a grande importância do desenvolvimento da Competência Comunicativa entre estudantes de língua estrangeira, cabe a nós, professores ou futuros professores de L2, promover a contextualização da língua alvo através de materiais disponíveis, como por exemplo, os encontrados em programas de multimídia e na Internet, além de criar outros, autênticos ou adaptáveis a cada contexto de aprendizagem.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com