TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL EM SALA DE AULA NO BRASIL

Por:   •  10/10/2019  •  Artigo  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 19

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA ESPANHOL EM SALA DE AULA NO BRASIL

Alyne Cavalcante Valença

Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a eficácia da utilização da música em sala de aula no trabalho do espanhol como língua estrangeira (E/LE), evidenciando de que forma é possível trabalhar. No decorrer da pesquisa será notabilizado o efeito da inserção das canções como meio didático nas aulas de espanhol, além de analisar diferentes formas de se trabalhar com a música na disciplina de língua espanhola, apurando as principais fontes e autores que abordam o tema. Também será realizado um estudo prático, produzido a partir do preenchimento de questionários pelos estudantes de uma instituição de ensino. As respostas serão contabilizadas e examinadas a partir de aspectos específicos. Foram citados autores como Potter e Ledderman, Asensi e Candé, que abordam a evolução da sala de aula e a relação do uso das canções com esta nova estrutura de ensino e com a nova geração de alunos, propondo soluções para esta questão e estabelecendo relações do ensino de idiomas (principalmente o espanhol) com a temática. Com isso, investigações teórico-práticas propiciam a possiblidade de contemplar pontos avessos sobre a aplicação de músicas em língua espanhola nas metodologias pedagógicas em sala de aula.

Palavras-chave: música; ensino; espanhol.

Este estudio tiene como objetivo investigar la eficacia de la utilización de la música en aula en el trabajo del español como lengua extranjera (E/LE), identificando de que manera es posible trabajar. En el decorrer de la pesquisa será notabilizado el efecto de la inseción de las canciones como medio didáctico en las clases de español, además de analisar diferentes formas de trabajar con la música en em la disciplina de lengua española, apurando las principales fuentes que y autores que abordan el tema. También será realizado un estudio práctico, produzido a partir de la cumplementación de cuestionários por los estudiantes de uma institución de enseñanza. Las respuestas serán contabilizadas y examinadas a partir de aspectos específicos. Se citaron autores como Potter e Ledderman, Asensi e Candé, que abordan la evolución del aula y la relación de la utilización de las canciones com esta nueva estructura de enseñanza y com la nueva generación de alumnos, proponiendo soluciones para la cuestión y estableciendo relaciones de la enseñanza de idiomas (principalmente el español), com la temática. Así, investigaciones teóricoprácticas propician la posibilidad de contemplar puntos aviesos sobre la aplicación de músicas em lengua española em las metodologias pedagógicas de las clases.   

Palabras clave: música; enseñanza; español.

  1. Introdução

Um grande obstáculo do ensino de Língua estrangeira Moderna nas escolas públicas e privadas do Brasil tem sido despertar o interesse dos educandos pelo aprendizado, principalmente diante da grande diversidade de perfis dos alunos. É necessário contextualizar o que se ensina para chamar a atenção dos alunos.

A sala de aula de língua estrangeira (LE) mudou. Precisamos ir além do ensino das estruturas gramaticais não contextualizadas. Devemos envolver nossos alunos e expô-los a diferentes gêneros que estão presentes no seu cotidiano, trazendo essa realidade para sala de aula. Por meio da música podemos abordar temas transversais, aprender sobre as questões da vida real e suas transformações. (POTTER; LEDDERMAN, 2002, p. 9) 

O estudo da língua estrangeira deve pautar-se em textos que circulam socialmente, o idioma deve estar contextualizado e ser trabalhado de forma significativa para que o aluno sinta-se a vontade dentro de sua própria realidade e seja instigado a buscar cada vez mais conhecimentos.  De acordo com Toresano (2000), as canções e a música podem ser um estímulo para situações de comunicação autêntica.

 A música é uma linguagem universal, definida no dicionário Melhoramentos de língua portuguesa como “arte de expressar ideias por meio de sons, de forma melodiosa e conforme certas regras, composição envolvente de sons” (1997, p. 350). De acordo com Asensi (1997), ao ouvirmos uma música, muitas vezes a mesma fica gravada em nossa mente, nos envolvendo e dominando. Além disso, a música é um texto autêntico, inserido no dia-a-dia dos educandos, que desperta um interesse positivo e traz uma grande identificação entre os alunos.

Pensando de tal forma, surge a indagação: por que não aproveitar os inúmeros recursos proporcionados pela música para ensinar?

A aprendizagem de um idioma pode tornar-se maçante caso não haja o uso de recursos motivadores e a música é um recurso didático bastante adequado para que este aprendizado seja promovido de forma lúdica, assim como destaca Toresano: “Trabalhar com canções é uma atividade lúdica e criativa que pode propiciar o descobrimento e a aprendizagem da língua e da cultura e constituir a base para uma comunicação autêntica”. (2000, p. 42) [1]

Através da música é possível abordar diversos temas, com diferentes objetivos: reforçar entonação e pronúncia, ampliar vocabulário, repassar aspectos gramaticais ou até mesmo conhecer a cultura e a história de outros países. Ademais, como destaca Asensi (1997), as músicas são muitas vezes “pegajosas” e facilmente memorizáveis, mais uma poderosa razão para serem empregadas como um poderoso recurso.

O presente estudo tem como objetivo investigar e comprovar a eficácia da utilização das canções em sala de aula no trabalho com a língua estrangeira, neste caso específico, o Espanhol, identificando de que forma é possível trabalhar. Para tal, a pesquisa buscará analisar diferentes formas de se trabalhar com a música em aulas de língua estrangeira Espanhol, investigando as principais fontes e autores que abordam o tema.

  1. Fundamentação Teórica

Na busca pela fundamentação teórica, foi constatado que o número de autores que trata do uso da música como estratégia de ensino em sala de aula de língua espanhola é bastante reduzido, a maior parte dos estudos da área versa acerca da língua inglesa ou de outras línguas estrangeiras ou ainda, do assunto em geral. A maioria dos materiais encontrados trata-se de artigos publicados. Dentre os autores que tratam do tema, foram destacados durante este trabalho Toresano (2000), Asensi (1997), García (2005) e Lopez (2005), que destacam a importância do ensino através da música especificamente na língua Espanhola, Celorrio (2007) que discute o uso da música na aula de língua espanhola para estrangeiros embasando-se principalmente no construtivismo, Holden (2009), Potter e Lederman (2013), que tratam do ensino da música destacando a língua inglesa. Ainda tratando sobre a música no processo de ensino-aprendizagem numa visão geral, temos Candé (1994).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (261.4 Kb)   docx (134 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com