TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudando o cenário da sala de aula

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MUDANDO O CENÁRIO DA SALA DE AULA

Atividade Avaliativa do Desafio Profissional das disciplinas de Literaturas da Língua Portuguesa, Multimeios Aplicados à educação, Literatura Infantojuvenil, Língua Inglesa II e Morfologia do Curso de Letras Licenciaturas Português e Inglês da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Letras, sob a orientação da Tutora a Distância: Lais Helena Nantes Barbosa.

AMERICANA / SP

2016

SUMÁRIO

Introdução____________________________________________________ 04

Passo 1 - Local, Público Alvo e Período de realização_________________ 04

Passo 2 - Justificativa e Objetivos_________________________________ 04

Passo 3 – Referencial Teórico____________________________________ 5-6

Passo 4 – Hipótese de Solução_____________________________________ 7-8

Passo 5 – Avaliação______________________________________________ 08

Considerações Finais_____________________________________________ 08

Referências_____________________________________________________ 09

MUDANDO O CENÁRIO DA SALA DE AULA

Introdução:

Este trabalho visa propor algumas soluções para a problemática de uma escola situada em um bairro carente, com poder aquisitivo reduzido e um histórico de convivência com violência em seu contexto social, refletindo em altos índices de abandono/evasão escolar, alunos aprovados por conselho de classe, reprovados e evadidos, principalmente no ensino médio, além do IDEB abaixo de 3 pontos.

Passo 1

Local: CIEP – Maria Nilde Mascellani, situada na cidade de Americana-SP.

Publico Alvo:

Foram observados os alunos do 6º ao 9ºano.

Período de Realização:

Nos meses de Setembro e Outubro de 2016.

Passo 2

Justificativa: Este projeto visa rever conceitos do PPP e aplicar mudanças para melhoria da problemática que se estabelece nessa Instituição de Ensino, auxiliando os docentes a utilizarem novos métodos tecnológicos de ensino.

Objetivo Geral: Rever conceitos sobre a educação atual desta escola, colocar um pensamento futurista refletindo nos projetos de vida desses alunos e no que implica um estudo vago e sem expectativa.

Objetivos Específicos:

- Agir sobre a prevenção e recuperação das deficiências de socialização de modo especial onde os alunos são vítimas da insatisfação das necessidades fundamentais.

- Na promoção de aprendizagem mais eficaz e funcional onde o professor tenha mais interesse e comprometimento em diversos níveis de modalidades do processo educativo.

- Identificar problemas estruturais, educacionais, propor estratégias didático-pedagógicas de ensino mais eficazes.

Passo 3

Referencial teórico:

Em busca de uma melhor compreensão dos problemas apresentados, tendo em vista uma abrangência do processo de organização das praticas educativas e tendo em contrapartida o comportamento tanto dos alunos quanto dos professores no que diz respeito ao total desinteresse pelo conhecimento, comecei uma breve pesquisa e depois de ler artigos e pensamentos dos grandes estudiosos da área da educação, tais como: Edgar Morin , Philippe Perrenoud, Emilia Ferreiro entre outros. O que me chamou a atenção no que se identifica neste contexto é a possibilidade de uma mudança, uma reestruturação por parte do corpo docente, trazendo em questão uma melhor preparação dos professores, visando maior motivação e entusiasmo, propondo praticas pedagógicas mais inovadoras, utilizando-se de mais recursos disponíveis, enfatizando o “Conhecimento Pertinente” de Edgar Morin, conforme citação a seguir:

Discernir as informações chave, tendo claros os princípios do conhecimento pertinente: Os estudantes têm que saber escolher os pontos chave dentro da abundância atual de informação. É preciso escolher o prioritário e analisar os contextos dos problemas e das informações. O que antigamente, utilizando uma bela metáfora, entendíamos como “saber tirar o grão da palha”. Existe um problema capital, sempre ignorado, que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais ou locais. A supremacia do conhecimento, fragmentado de acordo com as disciplinas, impede frequentemente de operar o vínculo entre as partes e a totalidade, e deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade e seu conjunto. É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo. O que pode

fazer-se baseando-se sempre no método científico de pesquisa, nas relações causa-efeito e no uso nas aulas do método didático integral da globalização e interdisciplinar. Citação com autor incluído no texto: Por José Paz Rodrigues a 23 de julho de 2014.

Analisando outro estudioso do conhecimento pedagógico, Philippe Perrenoud, que traz à tona as dez novas competências para ensinar:

• Organizar e dirigir situações de aprendizagem – Planejar projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com