TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museus

Casos: Museus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico). É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente. O Louvre é gerido pelo estado francês através da Réunion des Musées Nationaux. É o museu mais visitado do mundo, recebendo em 2011 8,8 milhões de visitantes.

Endereço: Musée Du Louvre,75001, Paris, França.

Fundadores: Napoleão Bonaparte, Francisco I de França.

Fundação: 1793

As obras mais famosas são: Monalisa - Leonardo da Vinci, A Virgem e o Menino com Santa Anna - Leonardo da Vinci, A Virgem dos Rochedos - Leonardo da Vinci, Casamento em Caná- Véronèse, etc. O museu do Louvre tem uma infinidade de obras maravilhosas.

Museu MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. Além de museu, é um centro cultural que proporciona diversas atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates, cursos para professores, entre outras tantas atividades realizadas durante todo o ano.

Fundado em 1947, o MASP foi idealizado por Assis Chateaubriand, empresário e jornalista, e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano. O Masp inicialmente instalou-se em quatro andares do edifício dos Diários Associados, Centro de São Paulo adaptados por Lina Bo Bardi. Como São Paulo era na época a grande capital financeira, principalmente devido a circulação do dinheiro das indústrias e do café, decidiu-se que o MASP seria construído nesta cidade. Localiza-se, desde 1968, em um terreno da Avenida Paulista que havia sido doado à municipalidade com a condição de que a vista para o centro da cidade bem a da serra da Cantareira fosse preservada, através do vale da avenida 9 de Julho. em um edifício projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi . Para preservar a vista exigida para o centro da cidade, a arquiteto Lina Bo idealizou um edifício sustentado por quatro pilares permitindo, assim, aos que passam pela avenida possa descortinar o centro da cidade. Em construção civil é único no mundo pela sua peculiariedade.

Com 11.000 metros quadrados divididos em 5 pavimentos e o corpo principal pousado sobre quatro pilares laterais com um vão livre de 74 metros . Essa estrutura avançada exigiu uma solução cujo desafio foi aceito pelo professor Dr. José Carlos de Figueiredo Ferraz que aplicou seu sistema de protensão. Os cálculos forma feitos pelo prof. Dr. José Lourenço de A. B. Castanho. Foram 12 anos entre projeto e execução.

A nova sede do MASP foi inaugurada em 07 de novembro de 1968 com a presença de S.M. a Rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Projeto moderno e ousado para a época abrigava a coleção do museu, já conhecida e respeitada nos muitos países pelos quais passou durante os anos em que o edifício esteve em construção. Famoso pelo vão-livre o edifício é considerado um importante exemplar da arquitetura brutalista brasileira e um dos mais populares ícones da capital paulista. Instituição particular sem fins lucrativos, foi o primeiro museu do país a acolher as tendências artísticas surgidas após a Segunda Guerra Mundial. Possui a mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com