TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOMES DEADJETIVAIS E DEVERBAIS NO CONTO DE MARCOS REY: “O ADHEMARISTA”

Por:   •  19/3/2019  •  Artigo  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

CAROLINA DE SANTANA NASCIMENTO

NOMES DEADJETIVAIS E DEVERBAIS NO CONTO DE MARCOS REY:

“O ADHEMARISTA”

Salvador

2018

CAROLINA DE SANTANA NASCIMENTO

NOMES DEADJETIVAIS E DEVERBAIS NO CONTO DE MARCOS REY:

“O ADHEMARISTA”

Trabalho de conclusão da disciplina LET C 27: Tópicos em Morfologia da Universidade Federal da Bahia, no segundo semestre de 2017.

Profª.: Antonia Santos

Salvador

2018

NASCIMENTO, Carolina. Nomes Deadjetivais e Deverbais no conto de Marcos Rey: “O adhemarista”. 2018. xx f. Trabalho de conclusão de disciplina (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2018.

RESUMO

Neste artigo analisa-se a presença de nomes formados a partir de bases adjetivais e verbais, no conto “O adhemarista”, que faz parte da obra “O cão da meia-noite”, de Marcos Rey, escritor conhecido por seus livros infanto-juvenis, mas que nesse conta histórias do cotidiano. O que leva ao produto de quais sufixos são mais produtivos sob essa perspectiva da formação de nomes em português.

Palavras-chave: Morfologia. Regra de formação. Sufixos.

NASCIMENTO, Carolina. Nombres Deadjetivales y Deverbais en el cuento de Marcos Rey: "El adhemarista". 2018. xx f. Trabajo de conclusión de disciplina (Graduación en Letras Vernáculas) - Universidad Federal de Bahía, Salvador. 2018.

RESUMEN

En este artículo se analiza la presencia de nombres formados a partir de bases adjetivales y verbales, en el cuento "El adhemarista", que forma parte de la obra "El perro de la medianoche", de Marcos Rey, escritor conocido por sus libros infanto- juveniles, pero que en ella cuenta historias de lo cotidiano. O que lleva a el producto del cuáles sufijos son más productivos desde esa perspectiva de la formación de nombres en portugués.

Palabras-llave: Morfología. Regla de formación. Sufijos.

LISTA DE QUADROS

Quadro 1………………………………………………………………………………...……9

Quadro 2………………………………………………………………………………...….10

Quadro 3…………………………………………………………………………….……...12

SUMÁRIO

Processos de formação de nomes no português: deadjetivais e deverbais em contexto……………………………………………………………………………….7

1.1 Deadjetivais……………...………………………………....…………………9

1.2 Deverbais…………………………………………………………………….11

CONCLUSÃO……………………………………………………………………....13

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………….14

Processos de formação de nomes no português: deadjetivais e deverbais em contexto

A necessidade de expressão faz com que o falante, não só do português, e de qualquer época histórica, busque palavras que o ajudem a nomear não só os estados, os eventos e processos, mas também a caracterizar estes e os objetos que os cercam, ou, do sentido dicionarizado já existente, derivar outros.

Uma breve contextualização sobre o conto: trata daquelas pessoas fanáticas por política ou mesmo por outra pessoa, quando esta é seu candidato, e eleito.

Uma noite, um colega do ponto o arrastou para um comício. Viu e ouviu uns candidatos de saco cheio, bocejando. Até que Adhemar apareceu no palanque, para encerrar. Aí ele se empinou, concentrado. Foi penetrando na massa, acotovelando. Ficou pertinho do palanque, vendo o homem iluminado pelos refletores. No começo, só ouvia. Depois, passou a aplaudir, a participar, a sentir o líder e o povão. No final do comício, já era um adhemarista.

Os nomes deadjetivais são conhecidos por nomes de “qualidade” ou nomes de “propriedade”, porque denotam características e estados expressos pela sua base. Por metonímia, figura de linguagem, alguns destes podem denotar atitudes e entidades.

Compondo os processos morfológicos estão os constituintes da palavra, que são unidades que se unem e pertencem a categorias morfológicas, como radical, afixos, etc. Partindo da derivação que é onde se encontram os radicais mais os afixos, estão as categorias sintáticas que abrangem algumas classes abertas, que são: adjetivos, verbos e nomes.

Esse estudo se detém as duas primeiras que podem ser esquematizadas das seguintes formas:

> [+N, +V] - adjetivalização

> [-N, +V] - verbalização

Ao considerar a categoria sintática da base da palavras, é possível obter a identificação completa do processo de que se trata:

[+N, +V] -> [+N, -V] nominalização deadjectival – ex.:claro -> claridade

[-N, +V] -> [+N, -V] nominalização deverbal – ex.:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com