TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS CORRENTES NA EDUCAÇÃO DO SURDO: DOS ENFOQUES CLÍNICOS AOS CULTURAIS

Por:   •  5/10/2015  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho será uma resenha crítica sobre o artigo acadêmico no qual possui como tema principal a surdez, e seus aspectos relevantes que muitas vezes não é tratado como deveria ser. O autor da obra é LUIS ERNESTO BEHARES, um professor uruguaio,titular do Instituto de Educação e Diretor do Departamento de Ensino e Aprendizagem da Universidad de la República, Montevidéu, Uruguai[1]. O professor Behares denomina o artigo como “Novas Correntes na Educação do Surdo: Dos enfoques clínicos aos culturais”, no entanto, como este é um texto em espanhol, ele fora traduzido pela profa Eleny Gianini (UFCG), para fins didático, sendo publicado o trabalho do professor nos anos 2000. Logo de início o autor nos traz a ideia de que a surdez é um conceito cultural estabelecido pela nossa sociedade, e conseguinte apresenta alguns outros métodos que podem servir para a definição do que seria surdez, como por exemplo: Uma pessoa surda é aquela que, por ter um déficit de audição, apresenta uma diferença com respeito ao padrão esperado e, portanto, deve construir uma identidade em termos dessa diferença para integrar-se na sociedade e na cultura em que nasceu.”. Enfatizando desta forma que a surdez, além de ser um problema, é também uma identidade a ser construída, no qual muitas vezes se é deixada de lado devido, as pessoas levarem em seus imaginários, um certo preconceito, caracterizando a surdez como algo que deva ser curado, e não enfrentado e aceito. O autor ainda divide o texto em 8 partes nas quais se é apontado um tema específico para cada qual, que são, por exemplo, 8- com observações finais, 7- A Educação Bilíngüe: dos enfoques “lingüísticos” aos culturais, 6. A Comunicação Total e o Bimodalismo, 5. O oralismo,  4. Alguns dados históricos sobre as diferentes propostas atuais para a educação da criança surda. 3. A exceção à regra: filhos surdos de pais surdos, 2. A formação de traços psíquicos e culturais na criança surda de pais ouvintes e, por fim, a primeira 1. O conceito de surdez. Ao trazer essa elaboração podemos ter uma ideia do que se trata o texto, pois fala de uma mudança paradigmática sobre a percepção da sociedade referente ao conceito de surdez, que esta não é vista apenas como um deficiência que necessite de uma melhora, pois existe a possibilidade de se viver bem e adquirir uma cultura que coopte com a integração e modo de vida.

PESSOA SURDA E NÃO DA SURDEZ Em geral, a tradição clínica, para conceituar a surdez, tem partido do déficit auditivo como dado médico específico e tem estabelecido uma terminologia classificatória, derivada do procedimento audiométrico.É certo que a expressão surdo, além de ter matizes depreciativas em muitos países, é muito mais ambígua e vaga que o termo que desejamos. Porém, também é certo que a palavra surdo é a mais comum na cultura padrão para fazer referência à pessoa que não ouve e, muito mais importante que tudo, é o termo com o qual os surdos se referem a si mesmos e a seus iguais.

Não diminuição da capacidade sensorial

se tomamos o ouvinte como modelo, então ao surdo lhe falta “algo” (o funcionamento do ouvido); portanto o surdo é um ouvinte imperfeito. menos valia. minorias e padrão hegemonico de preconceitos.

transcender ao mero dado sensorial, já que a cultura ouvinte, na qual participamos sem senti-la todos os que ouvimos, abarca um conjunto de marcadores psíquicos e culturais muito mais amplo que a fisiologia da audição. Da mesma maneira, a cultura surda, na qual está integrada uma ampla maioria dos que não ouvem, também se organiza com base em características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com