TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Formas de Aproach

Por:   •  23/3/2016  •  Artigo  •  9.021 Palavras (37 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 37

RESUMO

Esse trabalho aborda as lideranças e suas características fazendo uma relação com as gerações que estão no mercado de trabalho, também levando em consideração suas características, pois nos dias atuais existem diversos tipos de líderes e vários tipos de colaboradores, dividindo e buscando um espaço em um mercado cada dia mais concorrido e de constantes mudanças. A ideia é mostrar as formas de liderança e buscar o entendimento de qual seria o modelo de líder ideal para a atualidade, perante a tantas mudanças e grande capital intelectual de onde se não gerenciado de forma correta pode-se perder o foco e levar a organização a péssimos resultados. A minha maior motivação ao abordar o tema é mostrar que uma equipe formada por colaboradores de diferentes gerações, com características distintas, se bem liderada, por um líder capaz de mudar muitas vezes até mesmo a cultura organizacional e todo o clima a sua volta, liderando e delegando a liderança em algumas situações e trabalhando cada colaborador individualmente para o seu crescimento o resultado pode superar as expectativas, essa empresa pode se tornar referência em inovação, se tornar forte no mercado e se destacar perante as outras.( Tirar da primeira pessoa e esperar os resultados pra poder falar mais ) 

Palavras-chave: Liderança, Gerações


Introdução

No capítulo um foi feita uma abordagem sobre o estudo das gerações explicando qual a intenção desse estudo feito por diversos pesquisadores e analisamos as características de cada classificação das gerações, levando em consideração fatos históricos ocorridos, podendo-se observar que cada uma tem uma forma de pensar, agir, conviver, de acordo com o tempo, circunstâncias e fatos que ocorreram que consequentemente contribuem para a formação das pessoas.

No capítulo dois foi estudado sobre o que é liderança, buscando uma definição através de estudos de diversos autores, onde também foi abordado alguns dos principais tipos de liderança

a durante os anos e suas principais características.

No capítulo três foi feita uma comparação das diferentes lideranças com relação as gerações, visto que existem líderes com suas características e gerações com suas particularidades, podemos observar o quanto é importante esse capítulo, através de opiniões de autores, pesquisadores consagrados e respeitados, analisamos a evolução do termo liderança e as adaptações, mudanças na forma de liderar, graças ao encontro das gerações no mercado de trabalho que vem cada dia mais buscando o melhor capital intelectual, para fazer com que a empresa cresça, tenha uma evolução constante e se torne referencial no mundo globalizado.

No capítulo quatro foi trabalhado exclusivamente sobre liderança transformacional, liderança essa considerada bem atual e muito evoluída, capaz de lidar e entender o colaborador de forma individual, buscando as melhores ferramentas de liderança e trabalhando-as para que o colaborar cresça e continue sempre a crescer, tirando de cada pessoa o melhor, usando esse melhor de cada colaborador para que o grupo e a empresa cresça em um todo. Podemos observar que nos dias atuais o líder tem saber trabalhar cada pessoa e estar aberto as opiniões, incentivar novas ideias e a participação, é preciso tratar cada colaborador de uma forma , por isso a liderança transformacional é tema e ganha o merecido destaque nesse capítulo

Pretende- se realizar um estudo específico para cada geração, trabalhando suas diferentes características, visando o entendimento dos tipos de liderança e as diferentes gerações.

.(Fazer uma leitura dos livros que você fez, e fale um pouco sobre as mudanças  da liderança e o confronto com as gerações )

NO ULTIMO PARAGRAFO DA INTRODUÇÃO FALAR SOBRE O PROBLEMA DO TRABALHO Exemplo A intenção deste trabalho é mostrar a diferença entre as gerações e os problemas que elas passam, comparando a liderança trasnformacional com as gerações x ,y z, boomers


OBJETIVO

( O OBJETIVO DESTE TRABALHO [É COMPARAR AS DUAS GERAÇÕES, MOSTRANDO QUAIS AS DIFERENCAIS E COMO AFETAM O RELACIONAMENTO NAS EMPRESAS )


METODOLOGIA ( pesquisa bibliográfico e descritivo )


Referencial Teórico

1 Estudo de gerações

Segundo o dicionário Aurélio, geração é o conjunto dos indivíduos, nascidos pela mesma época, com espaço de tempo de aproximadamente 25 anos, que vai de uma geração a outra. Este período foi encurtado devido ao avanço da tecnologia e hoje em dia essa mudança de classificação das gerações pode ser observada em dez anos. Mudança muito rápida de gerações com características distintas e marcantes vem fazendo com que cada vez mais cedo diferentes gerações ocupem o mesmo espaço na sociedade, mercado de trabalho e escolas.

Hoje com a evolução da tecnologia podemos observar até quatro gerações convivendo no mercado de trabalho. Nunca havia acontecido anteriormente tantas gerações dividindo o mesmo espaço, com ideologias e valores diferentes.

O estudo das gerações classifica por faixa etária o perfil dos colaboradores, fazendo um levantamento de suas principais características, que são constituídas por diversas circunstâncias, como experiências, fatos ocorridos, entre outros, que levam a traçar um perfil para cada geração.

A ideia inicial do estudo era mapear o perfil do jovem consumidor da época visando direcionar ações de marketing e publicidade, porém, em poucos anos, o estudo passou a influenciar outras áreas, em especial a de Recursos Humanos. (Sofia Esteves fundadora do grupo DMRH e Cia de Talentos. (ESTEVES, 2015) (1)

1.1 Geração Belle Époque ou tradicional

Esta geração era focada em artes, literatura, cinema e em anúncios publicitários. A economia estava em uma grande crise e as famílias vivam migrando para outros países em busca de uma vida melhor e devido a Primeira Guerra Mundial. Não se encontravam muitas oportunidades de estudos, as melhores opções acabavam sendo o serviço militar ou como funcionários em industrias.

A maioria dos jovens que tinham melhores condições optavam pela carreira militar, com a Segunda Guerra Mundial a sociedade foi muito afetada e a reedificação foi um grande motivador, estavam totalmente focados na reconstrução da sociedade. Segundo claudia rosa de moura veloz o (gestão de pessoas – visão estratégica sobre temas contemporaneos) pág. 152 Naquele tempo, ficava claro que o “pai” laborava para sustentar a família, a “mãe “ exercia a tarefa de cuidar dos filhos e da casa, e os “filhos” deviam apenas estudar para “ser alguém na vida”. Surgiram, assim, o “Anos dourados”, quando a disciplina, a honra, o respeito e a organização definiam todos os comportamentos na sociedade, muitas vezes ofuscando uma visão mais crítica sobre os acontecimentos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.4 Kb)   pdf (333.9 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com