TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas formas de letramento a partir da criação dos computadores

Por:   •  30/5/2015  •  Artigo  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Novas formas de letramento a partir da criação dos computadores.

Com advento dos computadores, várias mudanças foram ocorrendo ao longo dos tempos, num processo constante de transformação, obrigando a sociedade adaptar-se às novas fases comportamentais e cultural, e, portanto novas formas de letramento foram surgindo, com novas práticas de leitura e escrita.

Assim, cito o letramento na Cibercultura, de Magda Soares,  a qual faz um paralelo entre a cultura de papel, e a nova cultura de tela ou “electronic culture” denominada cibercultura, ou seja, a autora enfatiza as novas práticas de leitura e escrita que antes era fundamentada no papel, e hoje com um mundo cada vez mais digital e informatizado,  houve a necessidade de ensinar as  novas práticas de letramento que vem sendo construído ao longo do tempo. 

Um exemplo de mudança da cultura de papel para a cultura de tela é a criação do email que substituiu as cartas convencionais, e os bilhetes que foram substituídos por mensagens de texto, que através de um celular as pessoas trocam mensagens instantâneas, dando uma nova forma as práticas sociais de leitura e escrita.

Hoje, é necessária que haja interações a partir de mudanças como a citada dos hipertextos, que fornece um mundo de possibilidades as criações e entendimento de textos,  não só escritos, mas também falados, os quais há uma interação e construção constante desses textos, que interagem com os seus leitores e criadores, de uma forma multilinear, dando outras possibilidades aos interlocutores no processo de comunicação.

Segundo a autora Magda soares, que diz: “a tela como espaço de escrita e de leitura traz não apenas novas formas de acesso à informação, mas também novos processos cognitivos, novas formas de conhecimento, novas maneiras de ler e de escrever, enfim, um novo letramento”. Então, é preciso está preparado para lhe dar com esse novo paradigma educacional, frente à cibercultura como um processo real e social das novas práticas de leitura e escrita, para não configurar instrumento de exclusão, mas de aperfeiçoamento das novas práticas de letramento, com a utilização da rede e dos computadores.  

Referencia:

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp. 143-160. ISSN 1678-4626.  Disponívelem: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008. Acessado em 23 de maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com