TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Manual da Teoria Literária

Por:   •  1/12/2021  •  Resenha  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

SAMUEL, Roge. Novo Manual da Teoria Literária. Petrópolis: Editora vozes, 2002.

“Que estuda a teoria literária? Ela quer saber o que é a litertatura? Que textos? Que tipos, que genero existem? Como se faz a leitura? Como se recebe o texto? Como se interpretalo? quais os interesses ocultos do seu saber?’’(p.7).

“Literário é um certo texto que possui a literariede, constituída pelas meáforas, as metáforas, as metonímias, as sonolidades, os ritmos, as narratividades, a descriçã, os personagens, os símbolos, as ambiguidades e alergias, os mitos e outras propriedades.”(pag.7-8).

“A literatura faz parte do produto geral do trabalho humano, da culturura[...].”(pag,9).

“Além, da cultura popular, existe também a cultura de massa. Theodor Adorno disse que a literatura deve concentrar-se naquilo que não pode sewr satisfeito pela comunicação de massa. A comunicação de masa transmite o dado pronto, digerido, imediatamente constituído”(pag,10).

“Mimese é um termo aristotélico que significa “imitação”. Mimese literária faz uma “desrealização’’. O poeta parte quebra, físsura a realidade para poder recria-la utopicamente[...].(pag,10).

“Já poiesis significa produção, criação, passagem do estado de não ser para o estado de ser. A poiesis, para os grego antigos, não era produção de algo a partir do nada (o que era, para eles, desconhecido) mas uma transformação de algo em alguma coisa, que assume uma forma, um aspecto novo, com uma pedra transforma-se em estatua.’’(pag,10).

“Quando a literatura faz a mimese da ação humana, intensificando a percepção, distorcendo a realidade, pressiona o discruso com suas promessas de liberdade[...].”(pag,12).

A teoria da literatura aborda sobre a “teoria da literatura” e da “teoria literária”, fazendo uma distinção entras ambas, a primeira, nasce da pratica literária, da obra, da leitura; e a segunda vê a literatura como instrumento do saber. Discute o que é a literatura e sobre a chama crítica literária, também abordando literário, assim como explica diversos conceitos ao longo da obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com