TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Generos e Velhas Bases

Por:   •  14/4/2023  •  Dissertação  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Novos gêneros e velhas bases

Com o surgimento e o progressivo avanço das tecnologias, sobretudo as digitais, têm influenciado e modificado as formas de comunicação e interação entre os indivíduos nas sociedades. Por certo, não são propriamente as tecnologias que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias.

Em um contexto cibercultural, há a transmutação carregando novas identidades, características e formas de escritas. Esses gêneros, com formas comunicativas próprias, desafiam as relações entre oralidade e escrita, e, inviabiliza os modos ainda presente em muitos manuais de ensino de língua. Esses gêneros também permitem observar a maior integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento. No caso das publicidades, por exemplo, nota-se uma tendência a servirem-se de maneira sistemática dos formatos de gêneros prévios para objetivos novos. Como certos gêneros já têm um determinado uso e funcionalidade, seu investimento em outro quadro comunicativo e funcional permite enfatizar com mais vigor os novos objetivos.

Embora os gêneros textuais não se caracterizem nem se definam por aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos, e sim por aspectos sociocomunicativos e funcionais, inexiste o desprezo da forma. Sendo evidente, que em muitos casos são as formas que determinam o gênero e, em outros tantos serão as funções.

Gêneros textuais e ensino

Tendo em vista que todos os textos se manifestam sempre num ou noutro gênero textual, um maior conhecimento do funcionamento dos gêneros textuais é importante tanto para a produção como para a compreensão.

Considerando que os gêneros independem de decisões individuais e não são facilmente manipuláveis, eles operam como geradores de expectativas de compreensão mútua.

No ensino de uma maneira geral, e em sala de aula de modo particular, pode-se tratar dos gêneros na perspectiva atual e levar os alunos a produzirem ou analisarem eventos linguísticos diversos, tanto escritos como orais, e identificarem as características de gênero em cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (20 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com