TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Núcleo de tecnologia e Educação Aberta e À Distância

Por:   •  5/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

                            Universidade Estadual de Ponta Grossa

                Núcleo de tecnologia e Educação Aberta e À Distância

Acadêmico: Silvano Domingos Conceição

RA: 142407357

Pólo: Siqueira Campos

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II 




  1. IDENTIFICAÇÃO:

Este trabalho é referente a Sequência Didática da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura II ministrada pela professora Alexandra Nunes Santana.

AUTOR: Silvano Domingos Conceição  

PÚBLICO: 1º ano do ensino médio

Número de aulas: 6 aulas de 50 minutos

TEMA: Poema.

  1. OBJETIVO GERAL:

Incentivar, promover e despertar o interesse pela  leitura de textos literários;

Facilitar o conhecimento do texto literário e as informações que podem ser aplicadas as práticas e leituras do cotidiano;

Incentivar e desenvolver a leitura e praticar a escrita;

Instigar a imaginação, exercitar a escuta, trabalhar a oralidade.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Construir o conhecimento através do gênero literário poema;

Compreender o gênero literário poema;

Desenvolver o interesse pela leitura literária utilizando o gênero poema;

  1. METODOLOGIA

Objetivar o conhecimento da disciplina pelos alunos, trabalhar o gênero literário poema e seus tipos, despertar o interesse sobre as obras literárias, incentivar a leitura, a oralidade e a escrita através de produções textuais produzidas pelos próprios alunos.

  1. DESCRIÇÃO DAS AULAS

INTRODUÇÃO:

No ensino atual, o trabalho da literatura é muito precário, isso é devido as raras aulas que são disponibilizadas aos alunos, a própria leitura e a produção de texto, passam quase que desconhecidos quando concluem o ensino fundamental, pois a preferência dada, é quase que exclusiva a gramática normativa como único meio de entender a língua portuguesa.

Isso poderia ser diferente ao introduzir no trabalho com os alunos os textos literários, como o poema por exemplo. A leitura de poemas traz grandes benefícios aos estudantes, como a melhoria da escrita e também a sua visão de mundo em relação a literatura, conquistando assim um vocabulário e uma escrita mais ampla e mais elaborada. Também auxilia no lado psicológico, já que na fase da adolescência possuem sentimentos confusos e não conseguem expressá-los, levando-os a pensar que ninguém os entende. Mas o poema pode ser um grande aliado para que os adolescentes possam expressar seus sentimentos e se comunicar com mais facilidades, expondo os seus pensamentos através da escrita.

• AULA DO DIA 10/11/20  - 2 aulas -1º AULA

 O que é o gênero literário poema?

PRIMEIRO MOMENTO - Começar fazendo uma explanação teórica sobre o que é poema e suas características, levantando questionamentos para que os alunos opinem sobre o gênero poema e sejam estimulados a participarem da aula .

Poema é uma obra de arte, em verso ou não, em que há poesia. As palavras são escolhidas pela sua beleza e som e arrumadas com cuidado.

Existe uma diferença entre poema e poesia. O poema é o resultado concreto da arte da poesia.  

Poesia é a manifestação do belo. É a habilidade de tornar algo poético. Se faz com  versos , rimas e  estrofes.  É a expressão do belo. Ela  está nas coisas  e  nos  seres à espera de um olhar sensível.  

Tanto o poema quanto a poesia são compostos por alguns  elementos estruturais sobre os quais falaremos agora :

Melodia: Sequência  de  notas  que  apresentam  uma  organização  rítmica  com  uma  espécie  de  sentido musical  se  relacionando  de  forma  recíproca  para  formar  um  todo  que  seja  harmônico,  também  conhecido como  linha  melódica.  

Metro: É  a extensão  da  linha   poética,  através  da  contagem  de  sílabas  de um  verso,  estabelece o padrão  métrico  e as  unidades rítmicas.  

Ritmo: Sucessão de tempos fracos e fortes que se alternam  em  intervalos  regulares.  No  verso  o ritmo  se  forma  pela  sucessão  de  unidades  rítmicas  resultantes  das  sílabas  não  acentuadas ( fracas) e acentuadas ( fortes) que  se alternam.  

Verso: Nome dado a cada  linha que constitui  um poema.  

Rima: Igualdade  de  sons  na  terminação  das  palavras,  as  rimas  do  primeiro  tipo  se  chamam consoantes e as do segundo toantes.  

Estrofes: Nome  dado a cada  grupo de  versos que compõem um  poema .  

Definição simples: Poema  é  um  texto  com rimas, versos e  estrofes .

SEGUNDO MOMENTO - Depois de falar sobre o poema, que é o gênero literário que será trabalhado, apresentar o autor Carlos Drummond de Andrade. Fazer um breve relato biográfico do autor e neste momento apresentar o poema José, que será trabalhado nas aulas seguintes.

Para concluir pedir aos alunos que relatem o que eles entendem sobre o gênero poema.

TERCEIRO MOMENTO - Orientar aos alunos que produzam um pequeno poema de tema livre e essa produção deverá ser lida aos colegas na próxima aula.

Lembrar aos alunos os elementos textuais necessários, estudados no começo dessa aula, para que um poema seja desenvolvido corretamente.

Sanar as dúvidas dos alunos referente a pontuação, ortografia, concordância e questões gramaticais de forma geral.

Disponibilizar aos alunos a compreensão sobre o gênero literário poema.

 

• AULA DO DIA 10/11/20 - 2º AULA

1º MOMENTO - Preparação para a leitura do poema e uma pequena apresentação sobre a vida do autor do poema Carlos Drummond de Andrade, conforme o anexo 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com