TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA IDADE ADULTA

Por:   •  7/1/2022  •  Monografia  •  4.694 Palavras (19 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 19

O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA NA IDADE ADULTA

Thagore[1]

Profª. Orientadorª: Marcia Pereira da Veiga Bucheb²

RESUMO

A globalização cresceu significativamente nas últimas décadas em consequência disso o aumento do número de adultos que buscam aprender a língua inglesa. Muitos por questões profissionais, viagens ao exterior ou apenas para satisfação pessoal. O presente trabalho vem  relatar as características cognitivas, comportamentais e metodológicos apresentados pelos alunos adultos dos cursos de inglês. Consideraram-se dados teóricos e de pesquisa em artigos publicados sobre o tema. A pesquisa busca identificar essas dificuldades que o aluno idade apresenta na fase adulta ao aprender uma Língua Estrangeira. Busca ainda, analisar o processo de aprendizado da língua inglesa na idade adulta e os aspectos que contribuem no processo ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Globalização. Língua Inglesa. Adutos.

1.INTRODUÇÃO

Para analisar o processo de aprendizagem da Língua Inglesa na fase adulta é preciso que entenda em qual circunstância essa busca se faz para melhor compreendê-lo. É preciso que o educador se coloque diante do ambiente que encontrará ao ensinar uma língua estrangeira para alunos já adultos, é imprescindível entender as dificuldades apresentadas nessa fase da vida e saber lidar com as mesmas, sendo assim maior a compreensão por parte do aluno, tornando mais fácil a aplicação de métodos mais eficazes. Os aspectos físicos e psicológicos irão influenciar na concretização do aprendizado.

A pesquisa busca identificar essas dificuldades que o aluno idade apresenta na fase adulta ao aprender uma Língua Estrangeira. Busca ainda, analisar o processo de aprendizado da língua inglesa na idade adulta e os aspectos que contribuem no processo ensino aprendizagem.

Verificar com quais maiores dificuldades que o adulto encontra no seu primeiro contato com a língua inglesa. Identificar como os aspectos psicológicos interferem na aprendizagem e qual a motivação já que o aprendizado requer sua participação oral na sala de aula. Analisar se a exigência da Língua Inglesa no mercado de trabalho atual já é o suficiente para aprender uma língua, sem levar em consideração o gosto do aluno pela disciplina, ainda a importância do interesse do aluno em relação ao objeto do estudo. Mostrar a relevância do erro no processo de aprendizagem da língua estrangeira e o resultado positivo como fator motivacional. Verificar quais os métodos mais eficazes para que o conhecimento da Língua Inglesa seja concretizado na idade adulta.

Em meio à globalização, atualmente a Língua Inglesa se tornou  fundamental, é a língua Internacional, a Língua da comunicação com o mundo, como também um dos requisitos para ingresso no mercado de trabalho.

Embora encontremos vários profissionais com o Inglês em seu currículo, a maioria se encontra no nível básico, fazendo com que quem possua a fluência na língua se destaque diante de tanta competitividade.

Voltando-se para o problema abordado, ou seja, a dificuldade de aprendizagem da Língua Inglesa na idade adulta, ainda há a exigência da disciplina como requisito para aceitação no mercado de trabalho estar-se-á diante de uma situação na qual o aluno se encontra em um contexto onde a importância da Língua Inglesa se mostra apenas como componente essencial na conquista profissional, subordinado a um ambiente competitivo, esquecendo-se da riqueza adquirida ao aprender uma segunda língua e as vantagens de se comunicar com o mundo.

Tem-se ainda a idade como fator este que pode desencadear a desmotivação; fatores psicológicos e sociais podem prejudicar a aprendizagem da língua, sendo assim, dá-se neste momento a importância do estudo sobre a aprendizagem na idade adulta e seus aspectos relevantes. Assim, aprender uma língua estrangeira é mais do que apenas um título no currículo, mas a oportunidade de conhecer o mundo e  permitir sua participação com no mundo ao seu redor.

Segundo Cohen et al, estratégias de aprendizagem e de uso da língua estrangeira são passos ou ações selecionados pelos aprendizes para melhorar a aprendizagem ou o uso da língua, ou ambos.(...), são pensamentos e comportamentos conscientes que os alunos utilizam para facilitar as tarefas de aprendizagem e personalizar o processo de aprendizagem da língua.

Primeiramente, considere-se o conceito da palavra aprendizagem, processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados.

Trazemos agora esses elementos para o tema abordado na pesquisa; o aprendizado da língua estrangeira e os delimitamos a aprendizagem humana relacionada a educação. Assim, para que se alcance o conhecimento de uma segunda língua, haverá a necessidade, não somente de métodos, regras e significados, e sim da vontade do aluno, sua disciplina, sua aptidão para área linguística, motivação e o valor maior, o amor pela disciplina a ser estudada.

                                      Não é o professor que ensina nem o método que funciona; é o aluno que aprende. Por isso, a motivação do aprendiz no aprendizado de línguas é um elemento chave. (STHUTZ, RICARDO, 2003)

Deve-se lembrar de que a pesquisa busca estudar a aprendizagem da Língua Inglesa a ser realizada no país estranho, e não em um país onde sua língua nativa seja a Língua Inglesa, método que não deve ser igual a qualquer outro método de aprendizado, onde a solução é apurar os ouvidos, redobrar a atenção ao contexto em que se encontram a percepções de expressões faciais, gestos e entonações que vão condicionando o cérebro até que se cheguem a uma proficiência e tal ação automática e a comunicação concretizada.

Sendo assim, torna-se indispensável o estudo voltado para a aprendizagem da língua estrangeira na fase adulta por parte do educador, já que o educador terá a possibilidade de se aproximar do aluno, compreender  suas dificuldades não sendo somente o indivíduo que aprende uma língua estrangeira e ter acesso as teorias já existentes sobre o fato a ser abordado.

Não pode se esquecer das vantagens e qualidades que o aluno adulto possui em relação a alunos em outras fases da vida como a responsabilidade, o respeito ao professor, maior valor ao valor conhecimento, o senso comum, a capacidade analógica de vocábulos, as experiências adquiridas e a disciplina que mostram diante do educador, aspectos estes difíceis de encontrar, principalmente em adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com