TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade: Interfere ou Não no Aprendizado de Língua Inglesa

Por:   •  7/6/2016  •  Resenha  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

LETRAS/INGLÊS – 5º SEMESTRE

DOCENTE: PROFESSOR REGINALDO

DISCENTE: YASMIN SILVA SANTOS DE SOUZA

IDADE:

INTERFERE OU NÃO NO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA?

  • INTRODUÇÃO

Vivendo em um mundo sob constantes mudanças, trocas de informações e, sobretudo a evolução dos métodos comunicativos, logo, se faz necessário que as pessoas se comuniquem no mínimo duas línguas para que se tenha uma melhor interação com o mundo exterior. Devido a isto, a língua mais falada no mundo é a língua inglesa, um efeito colateral que derivou da economia, pois a atual potência mundial tem como língua oficial o inglês, levando assim a muitas escolas adotarem essa língua como um dos componentes curriculares. No processo de adquirir uma língua, o humano tem maior facilidade em aprender à primeira, já que está em contato desde o maternal, quando o bebê não sabe nem mesmo como falar e se expressar. Contudo, a segunda língua é aprendida quando já se sabe falar a primeira e/ou tem absorvido certo conhecimento sob a língua materna, trazendo a tona se a criança deve aprender uma nova língua desde muito cedo, pois de acordo com o senso comum a criança aprende mais rapidamente e com eficácia, devido a idade, do que uma pessoa na fase adulta. Nesse sentido, esse artigo busca discutir e apontar de que modo o fator idade, especificamente na infância, interfere nesse aprendizado de uma LE (Língua Estrangeira), procurando de que forma é importante saber como se dá essa interferência para discernir se a criança esta aprendendo ou adquirindo uma segunda língua com base no aprendizado do vocabulário e nas práticas de ensino de língua inglesa.

Também é relevante abordar o fator idade no geral, isto é, abranger crianças e adultos, para por com seguinte poder fazer uma comparação entre as idades e observar se há alguma diferença, além disso, será também dito de que modo a criança adquire uma segunda língua para posteriormente dar ênfase na pronunciação.

  • CRIANÇA APRENDE MAIS RÁPIDO? EIS A QUESTÃO

Hoje vivemos em um mundo globalizado, isto é, há uma grande interação entre as sociedades e, por conseguinte há trocas de culturas, dando um papel bastante importante para a língua, logo, o interesse de se estudar outra língua tem sido crescente e incentivada para começar nas séries iniciais. Porém, são muitos os fatores que interferem na aprendizagem de uma segunda língua, tais como motivação, personalidade, estilo cognitivo, etc, principalmente, quando o fator idade esta interferindo como influência no aprendizado.

Muitos acreditam que aprender uma segunda língua na infância é mais fácil e rápido por ser uma fase de desenvolvimento, como o linguista e neurologista Lenneberg aponta:

Language cannot begin to develop until a certain level of physical maturation and growth has been attained. Between the ages of two and three years language emerges by an interaction of maturation and self-programmed learning.” (Lennenberg, 1967:158).

Se comparar o processo de aprendizado de uma segunda língua entre adultos e crianças, é possível ver claramente que há diferença no modo em como essa LE é processada. Até a primeira década, uma parte do cérebro da criança, chamada deep motor área, está em desenvolvimento e é ligada especificamente a adquirir novas linguagens, por essa razão, a criança não tem consciência que de esta aprendendo uma segunda língua, mas adquirindo ela naturalmente. Por outro lado, o adulto tem consciência de que está aprendendo uma nova língua, logo, ele tem que ativar essa parte do cérebro para que consiga aprender, não sendo um processo natural, mas intelectual. Isso acontece porque a parte do cérebro que é responsável pela linguagem já esta formada, carregada com as pronúncias, vocabulário e estruturas da primeira língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (208.1 Kb)   docx (61.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com