TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alfred Nobel

Por:   •  29/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Alfred Nobel[pic 1]

        

Filipe Ribeiro

2406

AT1F


Índice

Introdução

Biografia

Conclusão

Bibliografia


Introdução

Neste trabalho vou falar sobre Albert Nobel, a sua infância, descobertas, prémios, entre outras coisas..


Biografia

Alfred Nobel nasceu em Estocolmo, (Suécia) em 21 de Outubro de 1833. Gostava de Literatura e Química e, por isso, o seu pai enviou-o para o estrangeiro, onde estudou Engenharia Química.

Ficou rico ao descobrir dinamite, a balistite e outros detonantes. Era químico e industrial sueco. Usou a sua fortuna para ajudar as organizações pacifistas e, antes de morrer, deixou toda a sua fortuna para uma fundação com o seu nome que premiasse anualmente personalidades de destaque mundial da Física, Química, Medicina, Literatura e, em especial, a quem contribui de maneira notável para a Paz entre os homens recebe o Prémio Nobel da Paz.

Alfred e os irmãos Robert e Ludwig foram educados por professores particulares. Estudou em São Petersburgo e aos 16 anos já era um químico competente. Falava inglês, francês, alemão, russo, além de sueco. Foi mandado para os Estados Unidos, onde passou um ano trabalhando com Johan Ericsson, um engenheiro sueco. Voltou com capacidade para dirigir a exploração de petróleo, mas a sua ambição era fazer experiências com explosivos, que mal se conhecia naquele tempo.

De volta à Suécia, Alfred e o seu pai montam um laboratório de pesquisas e começam a fazer pesquisas com nitroglicerina Em pouco tempo Alfred descobre a forma de fazer detonar essa substância. Uma explosão destruiu todo o laboratório. Várias pessoas morreram e, entre elas, estava o seu irmão Emil.

         Nobel acumulou uma grande fortuna com as suas invenções, que ajudavam a construir canais e túneis. Solitário, sem filhos e abalado com a utilização da dinamite para a guerra, pediu então que uma fundação entregasse anualmente os Prémios Nobel. Foi a sua maneira de ajudar aquelas pessoas que trabalham pelo bem da Humanidade.

Alfred Nobel morreu em San Remo, Itália, no dia 10 de Dezembro de 1896. A Fundação Nobel foi criada no dia 29 de Junho de 1900 e desde 1901 entrega os prémios Nobel da: Paz, Química, Física, Medicina, Economia e Literatura.


Conclusão

        Neste trabalho aprendi que Alfred Nobel para além de ser um descobridor, cientista e químico, foi também a razão para hoje haver os prémios Nobeis.


Bibliografia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Nobel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (420.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com