TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfred Sloan

Trabalho Universitário: Alfred Sloan. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução a Alfred Sloan

Nascido em 1875 e falecido em 1966, assumiu a Presidência da General Motors em 1923 e permaneceu como seu líder durante quase 30 anos e inventou a noção de empresa descentralizada e multidivisional.

É o único autor que ganhou a designação de guru ao escrever apenas um livro: My Years With General Motors (1986), para mais uma autobiografia. Sloan começou por estudar Engenharia Elétrica e licenciou-se no MIT, onde financiou a Sloan School of Management. Alfred Sloan.

Quando entrou na empresa, na década de 20, a GM era o caos, um emaranhado de negócios dispersos e desordenados. Endividada e com a produção à beira do colapso, a General Motors quase foi à falência. Sloan assumiu a presidência em 1923 e criou as divisões corporativas. Sua missão: dar suporte à produção, prover recursos financeiros, organizar fábricas, suprir mão-de-obra. A organização, sob seu comando, passaria a ser controlada por orçamentos, sistemas de contratação, relatórios de vendas.

Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito". Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em 1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, uma posição que seu concorrente não mais recuperaria. Parte da saga de Sloan à frente da GM foi contada em seu livro Minha Vida na General Motors. De acordo com Bill Gates, a obra "provavelmente a melhor opção se você quiser ler apenas um livro sobre administração''.

Esta pesquisa sobre Alfred Sloan mostra suas influencias na administração e o que ela tem a oferecer aos profissionais de administração, com diversas formas de progredir empresarialmente.

Destacando suas estratégias e enfocando seus conhecimentos, destacando também seus pensamentos, vivencias e tudo que ele tem a ensinar.

A pesquisa tem a função de apresentar Alfred Pritchar Sloan Júnior, um homem das organizações e dos sistemas que passou a maior parte da sua vida dentro da General Motors.

Serve de guia de reflexão, abrangendo objetivos, orientações didáticas, respeitando os estilos pedagógicos de cada professor e a diversidade cultural brasileira. São apresentadas informações pessoais , assim como sua vida profissional e formação acadêmica, sua principal obra e atos administrativos, além de expor as suas contribuições para o pensamento administrativo.

Principais atos administrativos

Para Sloan, um gerente de verdade não entra nunca no pessoal. Os profissionais não decidem com base em opiniões ou em preferências, só de acordo com os fatos. O administrador profissional não tem de gostar de gente, não tem de tentar mudar as pessoas, tem é de mobilizar o melhor delas para obter resultados; Performance é mais que resultado é também exemplo, e isso requer integridade; discordância, conflitos são necessários e até desejáveis.

Implantou na General Motors:

Um sistema de organização, onde exitia um produto para cada tipo de cliente, diferentemente de Ford que tinha uma linha de montagem móvel.

Divisões autônomas para cada produto e ainda, para Sloan a administração central define objetivos e cobra resultados.

Diversificação, a produção em série e investimentos maciços em tecnologia. Ao mesmo tempo substitui os antigos proprietários por gerentes profissionais.

Sloan contribuiu decisivamente para que a General Motors se transformasse na maior empresa do mundo, através da determinação de estratégias e conceitos que modelaram o mundo dos negócios.

O ARTIFICIO DE ADMINISTRAR UMA GRANDE EMPRESA

Sloan, primeiro criou a sede corporativa cuja obrigação era ter recursos e coordenar as divisões operacionais da empresa, mas não geri-las. Da sede, cada divisão tinha tudo o que necessitava para operar autonamente dinheiro, fabricas, forças de vendas. Para fazer a ligação entre as divisões, Sloan provocou um conjunto de procedimentos Standart para orçamentação, contratação, previsão e repórter de vendes, etc...e criou também conselhos interdivisionais, onde os executivos podiam partilha idéias ou encontrou formas de explorar economias de escala. A G.M. tinha a medida certa independência das suas divisões e muitas formas de partilhar idéias. Se os anos de gestão de sloan te uma mancha, ela é sua abstinada recusa em se encontrar com os representantes da nova United Autimobile Workers uniam uma intransigência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com