TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bom Pastor

Ensaios: O Bom Pastor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

Batalha da Grã-Bretanha, também conhecida como Batalha da Inglaterra, foi travada entre as forças aéreas da Alemanha nazista e a força aérea britânica. Essa batalha representou o primeiro movimento alemão com o objetivo de concretizar a posterior invasão das ilhas britânicas.

Tendo em vista o objetivo maior que era a invasão terrestre à Grã-Bretanha, Hitler queria o domínio aéreo de toda a extensão do Canal da Mancha, como também do sul da Ilha, pois isso era estrategicamente relevante

Depois da guerra, um grupo de judeus denominado Vingadores ficou horrorizado com o número de notórios carrascos nazistas que haviam retomado normalmente suas vidas após a guerra – e decidiram caçá-los. Seus alvos incluíam o advogado Wilhelm Stuckart, autor das Leis de Nuremberg, que havia criado as justificativas legais para a Solução Final; Aleksander Laak, responsável pelas mortes de 100 mil judeus na Estônia; e Otto Abetz, ex-embaixador alemão na França, que havia deportado muitos judeus franceses para campos de concentração. Em determinado momento, os Vingadores também perseguiram seis milhões de alemães, pelo simples fato de serem alemães.

Em hebraico, eram conhecidos como os Nakim – os Vingadores. Na primavera de 1945, quando a Segunda Guerra Mundial se aproximava do fim, Abba Kovner fez um discurso durante uma reunião para celebrar a Páscoa judaica. Sobrevivente de uma rebelião judia no gueto de Vilna, Kovner se tornaria o grande poeta nacional do Estado de Israel. Ele falou apaixonadamente, invocando o Salmo 94, em que Deus promete lidar com os inimigos do povo de Israel: " Ele fará recair sobre eles a sua própria iniquidade, e os destruirá em sua própria malícia”. Este, sugeriu Kovner, era destino que todos os alemães deveriam cumprir. E se as cortes internacionais não fizessem justiça, então os próprios judeus se encarregariam disso. Entre os que ouviram seu discurso, estavam Joseph Harmatz e Leipe Distel. Juntos, eles se tornaram os Vingadores.

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade. Ciganos, comunistas, homossexuais e, sobretudo, judeus foram exterminados em campos de concentração nazistas. Uma pequena parte desse povo, no entanto, pôde chegar com vida ao fim da guerra graças ao empresário alemão Oskar Schindler, que empregou 1,2 mil trabalhadores judeus em sua fábrica na Polônia ocupada. "O filme trata da questão da guerra, da segregaçãoe do aprisionamento em campos de concentração"

Todos sabemos que alguns nazistas muito poderosos, depois de realizar crimes terríveis e com a caída do regime de Hitler, fugiram buscando refúgio na América Latina.

Mas o que não sabemos é como viveram, como se escondiam e o mais interessante. Como morreram? Alguns foram assassinados, outros por morte natural e outros não se sabe o motivo

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), oficiais líderes nazistas perceberam que poderiam pagar pelos atos e procuram se esconder em algum canto esquecido. Longe da Europa, alguns países da América Latina --governados por Perón, Stroessner e Vargas surgiam como um paraíso tropical para a aposentadoria tranquila.

Eichmann, temendo que seu nome estivesse no topo da lista de criminosos de guerra, mudou-se para Buenos Aires, na Argentina, adotando o nome de Ricardo Klement. Josef Mengele (1911-1979), o "médico-monstro dos campos de concentração", veio ao Brasil.

Especula-se que até Adolf Hitler tenha debandado para o sul em submarinos, após fraudar a sua morte. Um pedaço de crânio com uma perfuração de bala que foi, durante décadas, a prova cabal da morte do ditador alemão. Porém, a Universidade de Connecticut, recorrendo a um teste de DNA, provou que não pertencia a Hitler. Reabrindo o debate de sua fuga.

Depois de um longo período de investigação, no dia 11 de maio de 1960, israelenses encontraram e sequestraram Eichmann, uma das primeiras missões do Mossad (serviço secreto israelense). O ex-oficial nazista foi levado para Israel dez dias depois. Seu julgamento começou em abril de 1961.

Condenado à morte, sua sentença foi executada no dia primeiro de junho de 1962. Inspirada pelo processo, Hannah Arendt (1906-1975), filósofa alemã de origem judaica, escreveu"Eichmann em Jerusalém". A procura por Mengele continuou.

A agência foi criada em 1947 pelo presidente Harry S. Truman (1884-1972) mediante um pacto governamental de Segurança Nacional para satisfazer uma necessidade estratégica devido ao início da Guerra Fria e ao avanço do comunismo.

A espionagem estrangeira, o roubo de projetos da área tecnológica, de armamentos e a fuga de informações ocasionaram a necessidade de vigiar e relatar todos os assuntos referentes à segurança nacional ao Presidente, procurando a melhor forma possível de interferir e neutralizar os efeitos negativos oriundos de ameaças externas.

Para coordenar as atividades da Agência, existe uma Diretoria Central de Inteligência,cuja função é interligar a comunidade de informação ao Presidente dos Estados Unidos, fazendo aconselhamento das melhores estratégias possíveis e suas consequências, de forma a intervir, quando necessário, em organizações ou Estados que possam causar prejuízo aos Estados Unidos.

A Central Intelligence Agency (lit. "Agência Central de Inteligência", em inglês), mais conhecida pela sigla CIA, é uma agência de inteligência civil do governo dos Estados Unidos responsável por investigar e fornecer informações de segurança nacional para os senadores daquele país. A CIA também se engaja em atividades secretas, a pedido do presidente dos Estados Unidos.

É a sucessora da Agência de Serviços Estratégicos (OSS, sigla em inglês), formada durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para coordenar as atividades de espionagem entre os ramos das Forças Armadas dos Estados Unidos.

A principal função da CIA é coletar informações sobre os governos estrangeiros, corporações e indivíduos, e para aconselhar políticas públicas. A agência realiza operações clandestinas e ações paramilitares, e exerce influência na política externa através da sua Divisão de Atividades Especiais.

A CIA e as suas responsabilidades alteraram-se significativamente em 2004. Antes de Dezembro de 2004, a CIA foi a principal organização de inteligência do governo americano, que coordenou e supervisionou não só as suas próprias atividades, mas também as atividades da Comunidade de Inteligência E.U. (IC) como um todo. A lei preventiva da Reforma da Inteligência e Terrorismo de 2004 criou o cargo de Diretor de Inteligência Nacional (DNI), que assumiu alguns do governo e IC-gama de funções. O DNI gerencia o IC e, portanto, do ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com