TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENTRO DE HUMANIDADES OSMAR DE AQUINO DEPARTAMENTO DE LETRAS

Por:   •  15/9/2022  •  Seminário  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA

 CENTRO DE HUMANIDADES OSMAR DE AQUINO

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Componente: T.C.L.I

Professora: Maria Suely da Costa

Monitora: Paulina Silva Pereira

A “Poética” de Aristóteles

 Assim como a retórica, a “Poética de Aristóteles” é uma análise da estética um ramo da filosofia, preocupado com o conceito de beleza e outros princípios artísticos. Os filósofos estéticos antigos foram alguns dos primeiro teóricos no campo da artes da literatura. A poética, é considerada a primeira obra existente na teoria literária, de fato falar em público era uma parte importante da vida cívica grega. Portanto fazemos bem praticando retórica entendendo a poética, era considerado uma forma de arte como o próprio nome sugere, o trabalho de Aristóteles é investigação filosófica sobre o que faz uma boa poesia, especialmente no que se refere ao fazer as artes “Dramáticas”.

Primeiramente o autor se preocupa em categorizar os gêneros em diferenciá-los com base nos processos de imitação empregados em cada uma delas, ou seja Aristóteles classifica os gêneros dependendo do tipo de pessoas, ações, eventos ou exemplos de obras que possam refletir. Por exemplo a poesia épica é uma representação de grandes eventos e ações, já as “comedias” exibem pessoas a situações ridículas, a poesia lírica pode imitar os sons da natureza, e as “tragédias” envolve indivíduos notáveis e situações infelizes, embora Aristóteles propõe na abertura da poética, tratar a poesia em si, em seus vários tipos notando a qualidade essencial de cada uma. Ele gastar consideravelmente, mais tempo focado na característica natureza da tragédia, do que qualquer outro gêneros.

 Ele listas certos elementos trágicos quantitativos como (Prólogo, Epílogo e Coro) mas também se aprofunda nas suas qualitativas que ele discutir em ordem de importância o (Enredo, Personagem e Pensamento) ou correlação entre a ação e a personalidade de um personagem. “Dicção”, o uso particular da linguagem por um poeta “Música” ou relação da música com o enredo e “Espetáculo” ou elemento visual do desempenho. Aristóteles se debruçar quase toda poética falando da tragédia, terminando com uma breve discussão sobre o gênero épico. No entanto existem evidência consideráveis que sugerem que existe uma análise semelhante a contraparte da tragédia a comédia que infelizmente foi perdida por nós. Muito longe da sua proposição original Aristóteles não parece ter envolvido muitas teorias sobre outros gêneros, além da épico com o final da poética existentes podemos inferir que ele considerou muito dos mesmos princípios que ele aplica a tragédia também se aplica a poesia e ao drama de maneira mais geral.

• “A arte imita a vida”.

 Para Aristóteles, não havia outra maneira de interpreta a arte como interagindo com o mundo real. Porque ele via no ato de mimese ou arte da imitação a representação como o essencial para todas as interações humanas. Tomemos o exemplo que o próprio Aristóteles, usa quando cita como aprendemos a conversar, andar e nos comporta, imitando o que vemos como nossos pais e outras pessoas ao nosso redor. Se toda poesia ou arte em geral é um produto de alguma forma de imitação, então definir os diferentes gêneros é simplesmente uma questão de identificar que tipo de pessoas e eventos eles representam para Aristóteles, havia três tipos de personagens que poderiam se retratados, os superiores a nós, como (deuses, heróis e reis), os inferiores a nós, como praticante de vilania e aqueles com todos os direitos iguais ou todos os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com