TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito Parâmetros Fonológicos de Libras

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Conceito Parâmetros Fonológicos de Libras.

     O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas orais-auditivas, são denominados sinais nas línguas de sinais. O sinal é formado a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros, portanto, nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

I. Configuração de Mão (CM): A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode ser alterada passando de uma configuração para outra. As configurações podem variar, apresentando uma mão configurada sobre a outra que serve de apoio, tendo esta sua própria configuração (p.ex. esperar); duas mãos de forma espelhada (p. ex.trabalhar).

A configuração da mão pode ser mantida constante durante a articulação de um sinal, ou ainda pode alterar para uma outra configuração. Por exemplo, os sinais "educação" e "costume" têm os demais parâmetros iguais (ou seja, “movimentos”, “ponto de articulação” e “orientação”).

II. O Ponto de Articulação (PA): é o local do corpo do sinalizador onde o sinal é realizado. Assim, uma maior especificação da posição do corpo do sinalizador é necessária, já que a região no espaço é muito ampla. Esse espaço é limitado e vai desde o topo da cabeça até a cintura do sinalizador, sendo alguns pontos mais precisos, tais como a ponta do nariz; e outros mais abrangentes, como a frente do tórax. Nas situações em que o local onde o sinal é realizado não for relevante, este PA é chamado "espaço neutro". Há sinais que se diferenciam somente pelo ponto de articulação; como, por exemplo, sábado e aprender. 

III. Movimento: para que seja realizado, é preciso haver um objeto e um espaço. Nas línguas de sinais, a(s) mão(s) do enunciador representa(m) o objeto, enquanto o espaço em que o movimento se realiza é a área em torno do corpo do enunciador. O movimento
pode ser analisado levando-se em conta o tipo, a direção, a maneira e a frequência do sinal. Quanto à direção, o movimento pode ser unidirecional, bidirecional ou multidirecional. Já a maneira descreve a qualidade, a tensão e a velocidade, podendo, assim, haver movimentos mais rápidos, mais tensos, mais frouxos, enquanto a frequência indica se os movimentos são simples ou repetidos. (FERREIRA- BRITO, 1995; QUADROS , KARNOPP, 2004;). O movimento é realizado pela mão (ou mãos)
ou pelos dedos quando o sinal é produzido.

IV. Orientação:os sinais podem ter uma direção ou não; existem sinais que apresentam diferentes significados apenas pela produção de distintas orientações da palma da mão. Por definição, orientação é a direção para qual a palma da mão aponta na produção do sinal. (QUADROS , KARNOPP, p.59)

 V. Expressão facial e ou corporal: além dos parâmetros constituintes dos sinais, outros elementos complementam sua formação. São as expressões não-manuais nas línguas de sinais, mas componentes extremamente importantes para a transmissão da mensagem. Muitas vezes, para expressar realmente o que se deseja, o sinal requer características adicionais como, por exemplo, uma expressão da face, ou dos olhos, para apresentar sentimentos de alegria, de tristeza, ou expressar uma pergunta ou uma exclamação de maneira que possam ser completamente identificados pelo receptor da mensagem. Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, têm também, como traço diferenciador em sua configuração, a expressão facial e ou corporal, como os sinais indicadores de MEDO, CORAGEM E MEDO.

  1. Cite 10 sinais de Configuração de mão iguais.

  Conseguir- Queijo- Ontem- Delícia- Ter- Televisão- Trabalhar- Primo- Sorrir- Sofrimento.

  1. Cite 10 sinais de Configuração de Mão diferentes.

Sábado- Domingo- Difícil – Professor- Sinal – Nome- Meu-  Aqui- Bom –Legal.

  1. Cite 10 sinais com movimento circular.

Oi- Solteiro- Saudade- Aprender- Sábado- Domingo – Sinal- Brincar- Bicicleta- Bobo.

  1. Cite 10 sinais com movimento Semi- Circular

Surdo- sapo- Coragem- Teimoso- Saúde-  Cobra- Vir – Ir- Tarde- Grupo- Português.

  1. Cite  10 sinais sem movimento

Silêncio_- Ajoelhar- Em pé- Sentar- Pensar-  Telefone- Meu – Eu- Mudo-

  1. Cite 10 sinais  com expressão facial

Alegre- Triste- Ato sexual- ladrão- Moto- helicóptero-  Chorar- Riso- Susto- Bravo

  1.  Cite 10 sinais com expressão corporal

Dançar- Pular- Correr – Magro- Gordo- Grande- Pequeno- Abrir- Fechar- Abraçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com