TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO VYGOTSKY

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RAQUEL ANTUNES DE OLIVEIRA – RA 1076850

O DESENVOLVIMENTO HUMANO SEGUNDO VYGOTSKY

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TIMOTEO

2022

UNIVERSIDADE DE UBERABA

RAQUEL ANTUNES DE OLIVEIRA – RA 1076850

Trabalho apresentado ao Curso de Letras/Inglês, etapa 6, da UNIUBE/UNIVERSIDADE DE UBERABA, sob a Coordenação do Professor Orientador:

Bruno Cesar de Oliveira Carvalho

TIMOTEO

2016

SUMÁRIO

Dedicatória...............................................................................................................3

Introdução................................................................................................................4

O conceito de Desenvolvimento Humano...............................................................5

Zona de Desenvolvimento Proximal.......................................................................6

Pensamento e Linguagem Segundo Vygotsky.......................................................8

A Ludicidade Segundo Vygotsky............................................................................9

Considerações Finais............................................................................................11

Referências Bibliográficas.....................................................................................12


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por durante toda a minha vida, ter me dado sabedoria e inteligência para passar por cada etapa até chegar aqui. Quero durante a minha vida, usar todo conhecimento adquirido, cada experiência vivida, pra fazer o bem pras pessoas, fazer a diferença na vida daqueles que não tiveram muitas oportunidades na vida. Agradeço a Deus pela oportunidade de poder viver essa vida.

Também quero dedicar esse trabalho aos meus colegas e professores, que neste tempo, se tornaram grandes amigos e cooperadores da construção do meu conhecimento. Sofremos juntos a cada trabalho, a cada prova. Nos unimos sempre pra que todos pudessem dar o melhor de si e nos animamos pra que ninguém desistisse. Infelizmente, alguns não estão chegando junto conosco, devido aos obstáculos que surgiram no meio do caminho. Mas eu realmente espero que todos, um dia, possam alcançar esse sonho, que hoje, alcançamos com muita alegria.

Dedico também, o presente trabalho, aos meus pais, que são as pessoas mais importantes da minha vida. Sou grata a vocês por todos os sacrifícios que fizeram e fazem por mim todos os dias. A vida não seria a mesma sem vocês e esta jornada não estaria se cumprindo se não fosse por causa de tudo o que vocês me ensinaram e fizeram por mim. Amo vocês!

E, por fim, quero agradecer à UNIUBE, pela oportunidade única de concluir um curso a distancia com tamanha qualidade. Obrigada a todos!


INTRODUÇÃO

Quando optei por fazer o curso de Letras, eu não tinha em mente o quão rico era este curso. Em minha cabeça, seriam apenas alguns anos estudando a gramática da língua a fundo e pronto, eu seria uma professora. Mas as coisas foram bem diferentes do imaginado e isso foi muito bom.

Ao ter o primeiro contato com a obra de teóricos como Piaget, Vygotsky, Wallon, eu não imaginava o quanto essas teorias seriam capazes de mudar a minha visão de mundo, a minha forma de ensinar e de entender o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Sendo assim, escolhi estudar mais a fundo a teoria de desenvolvimento segundo Vygotsky, pelo próprio ser autor de obras que me moldaram como profissional da educação.

O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo mais aprofundado do que os livros acadêmicos trouxeram e, assim, promover mais conhecimento na área.


O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

O conceito de desenvolvimento está ligado a uma contínua evolução, pela qual passamos durante toda nossa vida. E essa evolução acontece em várias áreas da vida do ser humano como no afetivo, cognitivo, social e motor. Esse desenvolvimento não é determinado apenas pelas mudanças biológicas e até mesmo por causa da genética que carregamos, mas o meio em que vivemos é o fator mais determinante neste processo de desenvolvimento.

Vygotsky, por meio de seus estudos, procurou compreender importância da relação do indivíduo com o meio físico e social. Ele nunca foi muito claro sobre o que pensava do desenvolvimento natural, porque seus estudos foram centrados quase exclusivamente no desenvolvimento social e cultural.

Embora ainda haja certa discordância da teoria de Vygotsky. Todos podem concordar que o contexto cultural e social é o lugar onde acontecem as maiores transformações na vida de qualquer ser humano. Lembro-me e quando estudamos a história da literatura e como a criação do mundo é contada em várias culturas diferentes, como a história da mitologia nórdica.

Continuo com minhas convicções e crenças, mas, hoje, tenho muito mais facilidade e bagagem de conhecimento, pra entender a crença de certos povos, o modo como vivem e o porquê de viverem dessa forma. A criança, ao nascer, já encontra um meio social determinado e participa desse meio, sendo modificada e também o modificando. Todos nós já nascemos mergulhados em uma cultura, e esta, obviamente, será um dos principais fatores que determinarão o desenvolvimento.

A abordagem sócio-interacionista buscava elaborar hipóteses de como as características vão se formando ao longo da vida, da história do ser humano.  Vygotsky et. al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi  construído a partir de sua relação com o indivíduo.

Vygotsky procurava dar ênfase ao processo histórico-social, e o papel que a linguagem desempenha no desenvolvimento o indivíduo. A sua questão central é como o ser humano adquire conhecimentos através da sua interação com o meio. Isso me faz lembrar sobre quando estudamos língua de sinais. Vygostky por meio de seus estudos deixa clara a influência do ambiente em que uma criança surda é criada, no seu processo de aprendizagem. Se a criança, deficiente auditiva, desde cedo, não for exposta à companhia de outros pares experientes, também deficientes e pessoas que se comuniquem através da língua de sinais, ela sofrerá atrasos no processo de aprendizagem como também em outras áreas de sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (174.7 Kb)   docx (64.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com