TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO

PEDAGOGIA 2B/1B

AMANDA STOLL - 17234999

ROBSON GABRIEL VIEIRA - 18098576

TRABALHO DE: PENSAMENTO, LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

CARAGUATATUBA 2017

AMANDA STOLL - 17234999

ROBSON GABRIEL VIEIRA - 18098576

VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Trabalho apresentado á disciplina de Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano da Universidade Centro Universitário Módulo para a obtenção de nota para o fim do semestre.

Prof. ª Shirley

CARAGUATATUBA 2017

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é mostrar que Vygotsky se preocupa em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica. Talvez por isso, suas ideias têm tido tanta repercussão entre os educadores do ocidente, apesar de sua distância no tempo e espaço (viveu na antiga União Soviética e morreu a mais de 60 anos). A produção de Vygotsky foi vasta: escreveu cerca de 200 trabalhos científicos que foram pontos de partida para inúmeros projetos de pesquisa posteriores, desenvolvidos por seus colaboradores e seguidores, e ainda centrais na agencia de psicologia da educação contemporânea.

RELATÓRIO

Vygotsky foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de atividade cerebral. Conseguiu explicar a transformação dos processos complexos dentro da história.Vygotsky trouxe uma nova perspectiva de olhar as crianças. Ao lado de colaboradores como Luria.

Luria é um artesão brilhante no uso do método clínico para investigar os processos de raciocínio usados pelos indivíduos para enfrentarem os problemas propostos. Objetivo do estudioso é mostrar as raízes sócio históricas de todos os processos cognitivos básicos. O pensamento prático vai predominar em sociedades caracterizadas pela manipulação prática de objetos e formas.

Em Vygotsky, ao contrário de Piaget, o desenvolvimento (psicológico-mental) depende da aprendizagem na medida em que se dá por processos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com