TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DOS PRONOMES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  6/4/2019  •  Artigo  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 6

JiOi O ENSINO DOS PRONOMES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Nome dos autores: Anderlia Oliveira de Lima

Sunamita Patrícia da Cunha

Resumo: Nesse trabalho discutiremos o ensino dos pronomes no livro didático, verificando e analisando a forma que estão sendo trabalhados, para isto utilizamos o livro “Se liga na língua - Literatura, Produção de texto, Linguagem” do 2° ano do ensino médio, 1ª edição, São Paulo, 2016, tendo em vista algumas atividades contidas no capítulo 15. Para tanto tomaremos como referencial teórico as discuções de autores como, Antunes (2004, 2014), Travaglia(1997)

conclusão:

Palavras-chave: Pronomes; Ensino médio; Gramática: Língua Portuguesa.

Introdução

O presente artigo tem por objetivo verificar e analisar a forma que estão sendo trabalhados os pronomes no livro didático de língua portuguesa do 2° ano do ensino médio. Para tanto, definimos como corpus o capítulo 15, do livro “Se liga na língua - Literatura, Produção de texto, Linguagem”, dos autores: Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, 1ª edição, São Paulo 2016. Prentendemos também examinar em quais tipos de gramática esse método de ensino se baseia, refletindo sobre a importância do uso dos pronomes em seus contextos de uso, fazendo com que através desses usos os alunos venham obter o conhecimeto necessário.

Sabemos que os livros didáticos são os principais guias dos professores de português, pois são usados para transmitir conhecimentos aos alunos e temos observado que esse método de ensino vem se aperfeiçoando, pois antes no livro didático era usada a gramática tradicional, a normativa, a padrão, a qual era extraída dos textos apenas alguns elementos gramaticais não trabalhando o seu contexto, ou seja, não levando em consideração a análise, a interpretação. Queremos com este artigo analisar como os pronomes estão sendo abordados no livro didático e refletir sobre a importância de seu uso de forma contextualizada, para isso, utilizamos como referencial teórico discussões de autores como: Antunes (2014,), Travaglia (1997).

Este trabalho tem como base o livro que já fora citado no inicio desta introdução e foi dividido em referencial teórico, no qual estamos abordando o Ensino de Língua portuguesa: noções norteadoras; As concepções de linguagem; As concepções de gramática, Livro didático e ensino, e em seguida a Análise e por fim as considerações finais.

Ensino de Língua portuguesa: noções norteadoras

O tópico abordará as noções norteadoras do ensino da língua portuguesa e suas perspectivas concepções gramatical inseridas em sala de aula, tendo como base o livro didático “Se liga na língua” do 2° ano do ensino médio.

As concepções de linguagem

A forma que o ensino de língua portuguesa nas escolas vinha sendo abordado no processo de ensino aprendizagem nos leva a refletir e perceber a suma importância de como vem sendo ensinado os pronomes nos livros didáticos nas escolas, Segundo Antunes (2014), “Os pronomes tem que ser tratados assim: na esfera da conestualização, ou seja, na esfera do pragmático”, pois sabemos que os pronomes são classes gramaticais que indicam as pessoas do discurso, são usados para substituir substantivos, e seu sentido acontece por meio da situação de comunicação ou pelo contexto que se insere. Para abordarmos esses pronomes de forma a fazer com que o aluno reflita o porquê de seu uso e para que, precisamos mostrá-los o real sentido de cada um deles dentro de seus contextos e que esse método de ensino exercido na sala de aula faz com que o aluno seja:

Cada vez mais consciente de que a escolha dos elementos da língua para construir textos não é fortuita, mas regida pela adequação do recurso lingüístico e das instruções de sentido que contém aos propósitos dos usuários da língua em cada situação de comunicação. (Travaglia, 1997, p. 151).

Como Travaglia bem cita, para a construção de um texto é necessário que haja conexão entre os elementos gramaticais para que a interpretação do aluno sobre o determinado assunto e/ou textos sejam coerentes.

Com a ligação desses elementos, o discente também apresentará uma desenvoltura em relação a seu aprendizado em sala de aula. Para tanto, essa junção dos elementos deverá ser apresentada pelo professor de uma forma que o aluno venha adiquirir o conhecimento desejado diante do docente.

Para ensinar a Língua portuguesa é necessário que se tenha noção sobre as concepções que envolvem a linguagem, assim o professor terá consciência de qual delas ele poderá abordar no ensino da Língua portuguesa em sala de aula se adequando aos dias atuais.

Sabemos que a linguagem ocorre por meio de uma comunicação, e sua produção está ligada ao que queremos expressar, por isso Antunes, 2014, p.84 fala que: “Produzir linguagem é expressar sentidos, é expressar intenções; é viver uma experiência de interação, reciprocamente compartilhada”, ou seja, para que haja uma comunicação entre dois individuos é necessario que aconteça interação entre ambos. Contudo, o ensino da Língua portuguesa deve estar pautado na relação social ou também do professor juntamente com o aluno, tendo em vista que é crucial uma interação para que se possam expressar os mais variados sentidos e expressões para que venham obter bons resultados no que diz respeito ao ensino/aprendizagem da Língua portuguesa.

Por estar presente no nosso dia a dia, a linguagem pode ser vista de algumas maneiras, que são divididas em três, e chamadas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com