TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LETRAMENTO ATRAVÉS DA ARTE: O CORDEL E A REALIDADE SOCIAL DOS MORADORES DE ASSENTAMENTOS

Por:   •  10/12/2017  •  Ensaio  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

CAMPUS CLÓVIS MOURA

COORDENAÇÃO DE LETRAS PORTUGUÊS

ANA CAROLINA GOMES MOREIRA

ANA JÚLIA DA SILVA BISPO

ANDRESSA BEATRIZ SANTOS MARQUES

LETRAMENTO ATRAVÉS DA ARTE: O CORDEL E A REALIDADE SOCIAL DOS MORADORES DE ASSENTAMENTOS

TERESINA

2016

ANA CAROLINA GOMES MOREIRA

ANA JÚLIA DA SILVA BISPO

ANDRESSA BEATRIZ SANTOS MARQUES

LETRAMENTO ATRAVÉS DA ARTE: O CORDEL E A REALIDADE SOCIAL DOS MORADORES DE ASSENTAMENTOS

Projeto de letramento apresentado como requisito para avaliação de desempenho na disciplina Letramento, Oralidade e Ensino, ministrada pela prof. Dra. Shirlei Marly Alves.

Orientadora: Prof. Dra. Shirlei Marly Alves.

TERESINA

2016

  1. JUSTIFICATIVA – NESTE ITEM COLOQUEM SÓ O QUE JUSTIFICA O PROJETO. A DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES DEVE SER DESLOCADA PARA O ITEM APROPRIADO.

Sabe-se que o letramento é algo que vai muito além da alfabetização, pois não basta só ensinar o código escrito, é preciso considerar a que prática social um determinado grupo se relaciona, já que, ao trabalhar com o letramento, o aspecto fundamental que deve ser considerado é a prática social, a realidade social em que um determinado grupo se insere.

Por isso, propôs-se trabalhar o letramento através do gênero cordel, Neste projeto,  volta-se o olhar para a prática social de alunos que vivem em assentamentos rurais, nos quais se  Nesses assentamentos, observa-se a participação de alunos em hortas comunitárias e na agricultura itinerante, sabendo disso, com o intuito de do projeto é desenvolver nos esses alunos, moradores de assentamentos rurais, as habilidades tanto orais como escritas, através d trabalhando com o gênero cordel e outros relacionados à prática social de referência.

Os alunos irão, através de cordéis, descrever aspectos do seu cotidiano e de suas condições de vidas e também resgatar memórias da cultura nordestina, pois esse gênero é muito presente na cultura de nossa região.  

Bem como, Também serão trabalhados outros gêneros textuais relacionados aos aprender a construir os meios que auxiliam os moradores na execução do processo de produção e venda das verduras e frutas produzidas nas hortas comunitárias, como, por exemplo, placas de identificação de produto e/ou preços e recibos de pagamentos.

Assim, a temática do projeto em questão deu-se a partir de vários motivos, dentre os quais se destacam: a observação de dificuldades no se refere à leitura e a escrita, bem como a visão de que, ao trabalhar com o gênero cordel, seria possível uma aproximação dos alunos com algo a que realmente atribuíssem significado, haja vista que, os alunos em sua maior parte, residem nas regiões dos assentamentos, locais, onde se pode fazer um resgate das memórias dos cidadãos que nasceram e vivem nesse tipo de região, pois são regiões que se caracterizam pela presença de famílias sem condições econômicas para adquirir um imóvel.

A JUSTIFICATIVA TERMINA AQUI.

 A princípio NUM PROJETO DE LETRAMENTO, A AULA NÃO PODE SER O PRINCÍPIO DE TUDO, VISTO QUE SE INICIA PELAS ATIVIDADES DE MOTIVAÇÃO. VEJAM O MEU PROJETO COM ETELVINA, A FIM DE SE MELHOR COMPREENDEREM ISSO.  os alunos que participarem desse projeto terão aulas sobre o gênero cordel e, em seguida, irão produzir seus próprios cordéis para então chegarem à produção do sarau literário, onde os alunos poderão apresentar seus cordéis e recitá-los para a plateia.

O QUE SEGUE DEVE SER DESLOCADO PARA O ITEM DE DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES. 

O sarau literário vai ser um espaço de motivação para os alunos, pois eles demostrarão suas habilidades adquiridas em sala de aula, através de pesquisas feitas pelos próprios. Eles irão participar da decoração da escola até a escolha do cordelista. O projeto é importante, porque vai propiciar ao aluno conhecer um gênero que muitas das vezes está distante do seu dia-a-dia, que na maioria das vezes se apresenta apenas em alguns trechos do livro didático, ou em outras passando rapidamente no meio televisivo.

Nesse projeto, os alunos terão contato com gênero cordel, irão estudar, praticar, refletir, aprender e expor seus trabalhos sobre esse gênero tão rico que é o cordel. Outro intuito desse projeto é fazer com que outras pessoas da comunidade e alunos da escola se interessem por esse gênero.

O PARÁGRAFO A SEGUIR DEVE SER MANTIDO NA JUSTIFICATIVA. 

As condições para a produção do sarau O PROJETO NÃO INCLUI APENAS O SARAU, POR ISSO SE DEVE FAZER ALUSÃO A TODAS AS ATIVIDADES, RELACIONANDO-AS COM AS CONDIÇÕES DA ESCOLA.  na escola é favorável, pois o pátio em que será produzido o sarau é grande, comportando um grande número de pessoas. Em termos materiais, a escola disponibiliza recursos para a produção dos cordéis, como por exemplo: papel, tinta, pincel, o varal, onde serão estendidos os cordéis, e as condições necessárias para o que o professor possa desenvolver esse projeto.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

SUGIRO DIVIDIR ESTA FUNDAMENTAÇÃO EM DOIS TÓPICOS: 2.1 LETRAMENTO E ENSINO E 2.2 A LEITURA E A PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA. ISSO PORQUE LETRAMENTO NÃO ENVOLVE APENAS LEITURA, MAS TAMBÉM A ESCRITA, E VOCÊS ESTÃO DANDO ÊNFASE APENAS À PRIMEIRA.

NÃO É OBRIGATÓRIO FAZER ISSO, MAS, SE OPTAREM POR ESPECIFICAR CONCEPÇOES DE LEITURA, NECESSARIAMENTE TERÃO QUE TRATAR TAMBÉM DE ESCRITA. 

        No contexto atual da educação, a leitura tem sido uma das discussões mais recorrentes, pois há um grande interesse em encontrar a solução para as dificuldades de compreensão e de apropriação do que é lido. Com isso, sabe-se que um dos pontos de partida para o alcance da escrita de forma plena é o contato constante com a leitura. Já que, é com as diversas leituras realizadas que um indivíduo constrói um determinado texto que proporcione uma base teórica mais fundamentada e mais passível de chegar-se a uma compreensão. TRECHO UM TANTO CONFUSO, POIS NEM TODO TEXTO É DE BASE TEÓRICA. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (145.4 Kb)   docx (125.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com