TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA – BAHIA

Por:   •  21/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS / INGLÊS

PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE: Refl )

POSTAGEM: 2  ATIVIDADE: 2

Relatório

BÁRBARA NEVES RIBEIRO    RA: 1633716

LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA – BAHIA

2018

Relatório de Estágio Supervisionado

Durante o estagio supervisionado, foi observado com muita atenção o bom entrosamento entre os colegas na sala de aula, com a maioria dos estudantes e seu interesse no processo ensino-aprendizagem e boa relação com o corpo docente da escola (professores).

Sobre os mecanismos utilizados como instrumentos de trabalhos e, sobretudo avaliação, são diversificados e particulares a depender de cada professor, adequando-os a sua realidade pedagógica.

As aulas foram elaboradas minuciosamente, onde existiu um planejamento que abrangeu adequação a disciplinas, conteúdo e principalmente a carga horária, sempre favorecendo o interesse maior da classe.

Nas aulas ministradas, vários recursos foram utilizados, inclusive os tecnológicos como slides, data show, vídeo aula, que contribuíram positivamente no processo de aprendizagem dos alunos, tornando-os mais concretos e produtivos.

Outro item a ser observado, foi o relacionamento entre professor e aluno que particularmente é de grande aceitação e respeito, e troca de experiências com a mínima exceção. A relação entre aluno e aluno também é satisfatório onde os mesmos interagem entre si, divididos em dupla, trio, ou grupos de preferencia dentro da normalidade.

A classe em geral manteve um interesse perceptível durante as aulas, de todo o conteúdo e mecanismos utilizados na execução da aula, embora nos dias atuais muitos elementos que tiram a atenção e concentração dos docentes em salas de aula, justificando a necessidade do uso de recursos tecnológicos, onde os mesmos deixaram bem claros o diferencial ao se tratar de interesse e atenção.

Todo o processo envolvido no estagio supervisionado foi desenvolvido com base na atual realidade do ensino aprendizagem, das quais resgatam os valores culturais juntamente com os sociais dos educadores norteando com veracidade os rumos da educação, levando em conta o meio social do cidadão, dentro e fora do ambiente escolar.

*Relatório sobre a dimensão pratica de curso

’’Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender’’. Paulo Freire

A prática pedagógica é um instrumento de grande importância no currículo profissional e, sobretudo para uma atuação pedagógica satisfatória, pois através dela há uma troca de experiências e uma participação concreta da realidade educacional.

 Diante disso a prática contribui de forma ampla e essencial para minha futura atuação profissional, pois a mesma me leva ao confronto com o atual, com a realidade de uma formação pedagógica.

Todas as disciplinas envolvidas na dimensão prática do curso auxiliaram intensamente na minha formação, dentre elas as principais disciplinas envolvidas, Prática de ensino, Prática como componente curricular (PCC), Estagio curricular supervisionado, que são disciplinas importantes de extrema necessidade pedagógica.

Nessa carreira há muitos desafios que na maioria das vezes são inevitáveis, más a constante busca de recursos estimuladores, a falta de interesse de alguns docentes e a falta de experiência nas escolas publicas, são  um dos desafios mais aguniantes

*Tema da Aula: Pronomes

 1. Os objetivos da aula ficaram claros? Comente.

De acordo com o tema, os objetivos da aula foram esclarecidos passo a passo através das explicações e sugestões de orações na lousa.

2. Qual o tipo da aula ministrada (expositiva clássica, expositiva dialogada, prática, laboratório, vídeo aula)? Explique como foi o desenvolvimento da aula.

A aula foi expositiva dialogada, interação aluno e professor.

3. Os estudantes mostraram-se interessados? Como isso ficou evidenciado?

Caso tenha utilizado uma aula da Unip EaD para realizar esta atividade, comente se a aula despertou seu interesse e por quê.

 A leitura oral do assunto abordado era revezada de aluno para aluno, com a participação ativa dos mesmos os faziam questionar e discutir acertos e erros nos exemplos citados no livro, assim,  criando ainda mais o interesse de se aprofundarem no conteúdo, articulando novas informações a serem apresentadas, o dialogo era o ponto forte entre aluno e professor.

4. Foram utilizados recursos audiovisuais ou outros recursos? Quais? Foram utilizados adequadamente? Justifique.

O livro didático foi utilizado de maneira em que todos participassem da aula, sem haver desvios de atenção para outras coisas no momento de reflexões, realizando a estratégia de avaliar a participação de cada aluno.

5. Avalie os aspectos da aula apresentados na tabela seguinte, assinalando com um “X”:       

Ruim

Regular

Bom

Ótimo

X

X

X

X

X

5.1 Conhecimento/domínio do assunto pelo professor.

5.2 Clareza e objetividade.

5.3 Oportunidades para participação dos estudantes.

5.4 Relacionamento com os estudantes.

5.5 Controle do uso do tempo.                                                                     

                                                                           

6. Foi percebida a existência de um planejamento para a aula? Como isso ficou evidenciado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com