TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança na Cadeia Produtiva de Nossa Senhora do Livramento

Por:   •  21/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  8.116 Palavras (33 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

INSTITUTO DIAMANTINENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA – IDEC FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO – FID CURSO DE GRADUAÇÃ BACHAREL EM CONTABILIDADE

GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: EM NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – MT

DIAMANTINO-MT

2019

[pic 3]

[pic 4]

PAMELA DO NASCIMENTO DIAS

GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: EM NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – MT

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Faculdades Integradas de Diamantino – FID, como requisito regulamentar obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador (a): Bethânia Marinho.

Novembro/2019

GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE: EM NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO – MT

RESUMO:

A cadeia leiteira no Brasil sofreu grandes mudanças a partir de 1990, estas alterações são decorrentes de mudança econômica, aumento de consumo e concorrência. Com a mudança no mercado e na demanda ocorre em paralela também mudança nas relações entre produtores rurais e indústria.  Este trabalho objetiva caracterizar e analisar as estruturas de governança estabelecida entre os agentes econômicos (produtores e indústria), definir as novas estruturas de governança e conhecer os custos de transações. Utilizando como base teórica os elementos da Economia dos Custos de Transações (ECT) e da Estrutura de Governança. Para atingir tal objetivo realizou-se uma pesquisa de campo, junto aos agentes da cadeia leiteira do município de Nossa Senhora de Livramento.

Palavras-chave: Cadeia produtiva. Governança. Transações.

ABSTRACT: 

The dairy chain in Brazil has undergone major changes since 1990, these changes are due to economic change, increased consumption and competition. With the change in the market and demand there is also a change in the relations between rural producers and industry. This work aims to characterize and analyze the governance structures established between economic agents (producers and industry), define the new governance structures and know the transaction costs. Using as a theoretical basis the elements of the Transaction Cost Economy (ETC) and the Governance Structure. To achieve this objective, a field survey was carried out, along with the agents of the dairy chain of the city of Nossa Senhora de Livramento.

Keywords: Productive chain. Governance. Transactions.

  1. INTRODUÇÃO

A economia brasileira passou por inúmeras mudanças no início da década de 90, dentre elas no setor agroindustrial e em especial na produção de leite. Mudanças em decorrência a questões institucionais, organizacionais, tecnológicas e estratégicas, tais como estabilização econômica, abertura comercial, desregulamentação do mercado e o fim do tabelamento do preço do leite. Entre essas mudanças destacam-se os fatores produtivas e tecnológicas, a exemplo da coleta a granel em caminhões refrigerados e o processo de ultrapasteurizarão do leite, objetivando melhorar a qualidade do produto e diminuir os custos logísticos.

A Cadeia Produtiva do leite é complexa e muito importante no agronegócio, ela é responsável por movimentar anualmente cerca de US$10 bilhões e empregar 3 milhões de pessoas. O Brasil produz 31,7 bilhões de litros de leite por ano e ocupa a 5ª posição no ranking mundial de produtores lácteos segundo dados do IBGE (2008).

Diante à importância da cadeia leiteira o presente estudo visa caracterizar e analisar as estruturas de governança existentes na cadeia leiteira do munícipio de Nossa Senhora do Livramento, utilizando os pressupostos da Teoria Econômica dos Custos de Transação (ECT) e das Estruturas de Governança, aproveitando a complexidade de ambas para justificar as relações existentes no setor. A caracterização das transações e da estrutura de governança adequada permite maior competividade, diminui custos e riscos nas transações.

O estudo da governança é tão importante que está inserido dentro da contabilidade gerencial e no contexto da contabilidade rural. Os Sistemas agroindustriais (SAG) utilizam destes aportes teóricos (ECT e Estruturas de Governança), para complementar sua teoria.

Com intuito de atingir tal objetivo adotou-se uma abordagem Quali-Quantitativa com estudo de campo, buscando assim o entendimento do fenômeno como um todo, através da definição do problema e dos objetivos a ser alcançado. Para coleta de dados foram utilizada pesquisa de campos in loco com formulário estruturado elaborado com base no modelo de Schubert (2012).

  1. DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO.

A fim de identificar o modelo de governança presente nas relações entre os agentes da cadeia produtiva do leite de Nossa Senhora do Livramento e assim entender esta relação foram utilizados neste artigo às teorias da Economia dos Custos de Transação (ECT) e das Estruturas de governança.

A palavra governança vem de um vocábulo grego que significa “direção”. Assim dentro do presente artigo o significado fundamental da governança é dirigir a economia e a sociedade visando objetivos. Neste sentido para analisar e classificar a estrutura de governança dentro de um sistema agroindustrial utilizaram-se as ferramentas da ECT.

2.1 Economia dos Custos de Transação.

A ECT é responsável pelo estudo de estruturas de governança e pode ser considerada como um dos braços da Nova Economia das Instituições (NEI), tendo em Williamson (1985) seu mais importante representante. Williamson sustenta que não é possível realizar uma avaliação correta das instituições econômicas sem utilizar a ECT.

Coase (1937) enfoca que as negociações entre agentes econômicos apresentam custos adicionais, oriundos da busca de informação, negociação e formulação de contratos, que não podem ser desconsiderados, sendo este chamado de “custos de transação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (276.5 Kb)   docx (69.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com