TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Casos: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  1.526 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDA BRAZ CUBAS

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

MARIA HELENA LEITE CARDOSO

SÃO PAULO

2014

MARIA HELENA LEITE CARDOSO

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso

Apresentado como exigência para

Obtenção do grau de licenciatura em

Pedagogia no Centro Universitário

Braz Cubas 1° etapa.

SÃO PAULO

2014

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Primeira etapa do Trabalho de Curso para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia, aprovado pelo Centro Universitário Braz Cubas de Mogi Das Cruzes em 27 de Outubro de 2014.

ORIENTADOR:

27 de outubro de 2014

RESUMO

O presente estudo trata-se de uma pesquisa básica bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na Internet, tendo como foco a importância do lúdico exclusivamente na educação infantil, ressaltando a realidade pedagógica que vemos atualmente.

O lúdico é uma das principais ferramentas que os pedagogos utilizam em sala de aula para melhor ensinar os alunos, pois por meio da lucidade aprendem de forma mais prazerosa, e deixam de lado um ensinamento engessado que é oferecido durante boa parte do processo de aprendizagem.

Devido a todas as informações contidas nesse estudo pode-se dizer que os jogos e brincadeiras na sala de aula são considerados como atividades sociais que garantem a construção do conhecimento.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. O QUE É O LÚCIDADE

3. O LÚDICO NA PRATICA PEGAGOGICA

4. JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

5. A IMPORTANCIA DO LUDICO NA APRENDIZAGEM

6. RESULTADOS DE BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

CONCLUSÃO

REFERENCIA

1. INTRODUÇÃO

Este artigo busca enfatizar principalmente a importância do lúdico no processo de aprendizagem infantil. Trata-se de mostrar de forma clara e efetiva a influência que o mesmo tem na formação e desenvolvimento da identidade de cada criança. Os livros BENVENUTI, Alice. O lúdico na prática pedagógica; LUCENA, Regina F. de. Jogos e brincadeiras na Educação Infantil e RAU, Maria C. T. D. A ludicidade na Educação Infantil serão apresentados aqui, resumidamente, de forma que, consiga explicar devidamente o real objetivo e significado da ¹ lucidade na educação infantil.

Brincar é uma das atividades mais prazerosas na vida de uma criança, e devido a ser uma atividade completamente espontânea acaba por ser uma atividade que engloba todas as idades e classes econômicas, assim sendo acessível a todos.

Toda e qualquer brincadeira e jogo tem o papel de desenvolver a linguagem corporal, linguística e a socialização entre os seres humanos.

O objetivo de cada livro citado à cima é justamente mostrar em varias situações diferentes o modo que essa atividade se aplica na educação infantil, e assim nos dar a chance de perceber o verdadeiro sentido da palavra lúcidade na educação e seu papel na formação da sociedade.

“Hoje, no jogo, percebem-se diversas ações e envolvimentos sociais, muitos sem qualquer relação com o campo educacional. O jogo habita o espaço contemporâneo com brincadeiras tradicionais, competições esportivas, jogos on line, jogos de linguagem, logico-matemáticos, jogos de azar, entre tantos outros, sempre com a noção de não serio, passatempo, ou melhor, uma ótima atividade para ocupar o tempo”. (BENVENUTI, Alice. O lúdico na prática pedagógica, p.28).

Segundo BENVENUTI, jogo tem varias significados, porém quase todos se resumem a uma noção de divertimento para quem o pratica. Dessa forma acabamos nos perguntando, será que o lúdico realmente ajuda no desenvolvimento da criança?! , vejamos:

¹O termo ludicidade vem também do latim ludus mais o sufixo dade que significa como mesmo

indica Ferreira (1999, p.1238) é a “qualidade ou caráter lúdico”, ou seja, estão relacionados a

tudo que se referem aos jogos, brinquedos, brincadeiras e outras atividades que proporcionem

alegria, encontro divertimento e prazer.

2. O QUE É O LÚCIDADE

A ludicidade exige uma predisposição interna, o que não se adquire apenas com a aquisição de conceitos, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com