TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DE AULA PARA PLATAFORMAS DE EDUCAÇÃO ONLINE

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 10

O PLANEJAMENTO DE AULA PARA PLATAFORMAS  

DE EDUCAÇÃO ONLINE

Autor: Edwilson de Oliveira[1]

Tutor externo: Silvaney Vieira da Silva [2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso LETRAS - INGLÊS  (FLC2906LLI/6) – Estágio Curricular Obrigatório II

18/05/2022

RESUMO

O presente trabalho de estágio aborda as observações realizadas durante o estagio de Letras em Inglês, durante o período do primeiro semestre de 2022, onde foram realizadas pesquisas bibliográficas, exploratórias dentro do distanciamento social exigido e das significantes mudanças vindos do período de pandemia através de pesquisas online.        Contudo o  objetivo do estudo tende a colocar em evidencia as  adaptações a nova realidade a utilização de tecnologia de alunos e acadêmicos no aprendizado da língua inglesa e no comprimento das atividades letivas, assim identificar  quais  tecnologias e ferramentas  serão adotadas e adaptadas para um bom aprendizado à distância, assim como quais metodologias serão adequadas e adaptáveis as propostas da BNCC, pois quão difícil quanto o planejamento é a buscar a interação e a conexão entre o aluno e o processo de forma eficiente a alcançar seu objetivos        

Palavras-chave: Planejamento de aula. Língua Inglesa. Educação online.

 1 INTRODUÇÃO

 Diante do novo normal o que era uma opção de ferramenta hoje se tornou o cotidiano, sendo adaptado ao ensino e a comunicação com seus alunos, bem como um desafio em transformar toda metodologia e estratégia de Ensino e de aprendizagem em planejamento para o sistema remoto.  Assim, pode se dizer que estamos diante de uma grande oportunidade de poder explorar novas ferramentas que possam contribuir para o ensino e a importância da pronúncia da Língua Inglesa no Processo de Ensino, pois o ensino remoto foi implantado com autorização das diretrizes do MEC e com conhecimentos essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender e que deverão constar, obrigatoriamente na BNCC .

Esta modalidade de ensino diferencia-se do Ensino a Distância (EAD) no qual o Ensino Remoto o aluno tem um acompanhamento do professor através de meios digitais com interação no horário das aulas presenciais. Além disso, o aluno possui um feedback instantâneo do professor da disciplina em tempo real. Já no Ensino a Distância (EaD) o aluno recebe o material para realizar seus estudos em seu tempo disponível, onde geralmente os estudos são ancorados com o auxílio do tutor para a compreensão da matéria, conforme o comentário de Renata Costa. 

Contudo, elaborar materiais atrativos e direcionados a pronuncia da língua inglesa presencial já é difícil, imagina com técnicas de desenvolvimentos e habilidades de identificar as diferenças dos sons  longe da sala de aula é muito mais que um desafio.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

        Podemos dizer que no processo de aprendizagem deve ser levado em consideração a capacidade de aprendizagem de uma nova língua pode ser encarada como um desafio que o estudante almeja atingir, ou pode ainda ser problemática e difícil, ou se sentir obrigado a adquirir sem nem mesmo gostar. Contudo, também são observados vários fatores que levam até mesmo a vergonha e o medo de errar a causa certo desinteresse dificultando ainda mais o aprendizado.  

        Diante deste processo no qual os professores tem total autonomia e segurança em ministrar suas aulas presenciais e do dia para a noite ter que migrar para o ensino remoto, passa ser um grande desafio, mas vale ressaltar que ensino remoto não é EaD, onde Perry (2006) aponta que, a EaD conta com uma estrutura organizacional para tal finalidade, onde se tem uma equipe preparada, com uma infraestrutura necessária para acompanhar as aulas.        Já o ead sendo conceituado por Moore e Kearsley (2007), diz que  um aprendizado planejado que ocorre em um lugar diferente do local tradicional de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso, cuja comunicação acontece por meio de tecnologias.         

        Esse tipo de  modalidade de educação está tendo mais ênfase dentro do panorama educacional a nível nacional, até mesmo devido a pandemia do COVID-19, pois no inicio teve muito preconceito e desconfiança por se duvidar da qualidade destes cursos mas caindo no gosto os avanços tecnológicos. Dessa Forma, “as perspectivas para essa modalidade de educação são animadoras no sentido da expansão do desenvolvimento de novas tecnologias e/ou adaptação das existentes na educação” (DOMINGUES, 2019, p. 104).

        Até mesmo, uma vez que as aulas a distância tem sido uma alternativa para que os alunos não fiquem afastados do processo de ensino e aprendizagem e não haja uma descontinuidade na construção do conhecimento, assim;

Observa-se que atualmente, crianças e adolescentes dessa geração, interagem simultaneamente com diversas atividades ao realizar o dever de casa: ouvem música, falam ao telefone, exploram a internet entre outras. Por conseguinte, as características marcantes da Geração Internet são o dinamismo e interatividade em tudo que fazem, principalmente no âmbito estudantil (GROSSI; FERNANDES, 2014, p.56).

 

          Um grande ponto positivo para o ensino remoto são as tecnologias, pois está na palma da mão em mais da metade do planeta, assim como o acesso a educação e a flexibilidade de horários para os alunos que não podem frequentar presencialmente devido ao tempo ou distância, onde possibilita trabalhar em horários alternativos ou via  internet, sem contar a redução de custos que envolve o deslocamento.

[...]as  tecnologias  permitem  profundas  mudanças  no  âmbito  educacional, mas  também sociais  e  econômicas,  possibilitando  a  expansão  de nossas    fontes    intelectuais/acadêmicas.    A    Internet    surge    como facilitadora    de informações, gerando diferentes ferramentas  e expandindo as escolhas dos sujeitos, que se associam por meio de seus gostos e interesses.(Mourão, Araújo e Silva, 2019, p. 11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (725.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com