TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ensino

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

Disciplina:

Período Letivo: 2º/2009

Semestre:

Créditos:

Carga Horária: 

Professor (a):

2. EMENTA

3. OBJETIVOS

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

6. AVALIAÇÃO

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DATA DE INÍCIO DAS AULAS

DATA DE TÉRMINO DAS AULAS

10/08/2009

21/12/2009

ASSINATURA DO (A) PROFESSOR (A)

ASSINATURA DO(A) COORDENADOR(A) DO CURSO


INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO

INTRODUÇÃO

Este formulário destina-se à formulação do Plano de Ensino, por disciplina, para um dado semestre letivo, especificando os objetivos, os conteúdos, a metodologia, os recursos, a avaliação e a bibliografia a ser usada, além do cronograma das atividades específicas para aquele semestre em particular.  

Embora único, seu preenchimento deve guardar respeito às particularidades de cada disciplina, podendo haver subdivisão de determinados itens. É imprescindível que nenhum item deixe de ser preenchido, para permitir o acompanhamento da execução por parte do próprio professor, do aluno e da coordenação do curso.

A seguir, encontra-se uma apresentação sucinta do que deve conter cada um dos itens do formulário. A título de esclarecimento inicial, uma disciplina que tenha mais de um professor lecionando no semestre deve ter planejamento comum, ou seja, deve ter um único formulário preenchido por todos os professores..

1. IDENTIFICAÇÃO

Campo destinado à completa identificação do Plano  de Ensino, contendo locais específicos para a descrição do curso, da disciplina e do(a) professor(a), além do semestre, créditos, carga horária e ano.

2. EMENTA

A Ementa representa um sumário dos objetivos da disciplina e de seu conteúdo programático, de forma a proporcionar uma visão sintética do conjunto.  

3. OBJETIVOS

Expressam concretamente o que se quer alcançar. São proposições que visam aproximar a realidade existente da realidade desejada. Sua apresentação deve ser a mais sintética possível, de preferência restrita ao espaço programado.

A definição dos objetivos deve levar em conta os objetivos do curso e do projeto pedagógico da própria Instituição. Ademais, devem ser elaborados em termos de comportamentos esperados, pois somente por meio destes é possível ajuizar a respeito de um estudante, um cidadão ou uma coletividade.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A escolha do conteúdo deve atender ao cumprimento dos objetivos, em primeiro lugar, e às inter-relações com outras disciplinas, áreas de estudos ou atividades, de forma a atender às expectativas socioculturais que se tem sobre o curso. Assim, pode-se dizer que os conteúdos representam os bens culturais acumulados historicamente pela experiência do homem e sistematizados cientificamente (saber sistematizado).

Para a correta escolha do conteúdo, o professor deve estar ciente do projeto pedagógico da Instituição e conhecer a estrutura lógica da matéria e das condições psicológicas dos estudantes para a aprendizagem.

Os critérios a serem observados na formulação do conteúdo programático são: validade (auxiliar no alcance dos objetivos definidos); flexibilidade; significação (relacionamento com temas do conhecimento do estudante); possibilidade de elaboração pessoal; e utilidade (funcionalidade e atualidade).

O caminho para a organização dos conteúdos deve obedecer:

  • seqüência lógica, coerente com a estrutura e objetivo da disciplina;
  • gradualidade, na distribuição adequada de pequenas etapas considerando a experiência anterior do aluno;
  • continuidade, que proporcione articulação entre os conteúdos;
  • integração, entre as diversas disciplinas do currículo.

A apresentação do conteúdo varia de acordo com as características de cada disciplina, podendo ser dividido em unidades, ou em capítulos contínuos, se o assunto tratado não se subdivide de forma muito clara. Não há, por conseguinte, restrição de espaço para a apresentação do conteúdo. Cada item deve ser dimensionado em termos de horas-aulas, para se ter uma idéia objetiva de sua importância no total do conteúdo.

Sugere-se uma reunião prévia entre os professores de disciplinas interligadas ou de áreas afins, para compatibilização de conteúdos, antes do início do planejamento do curso.

5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A descrição do método a ser usado dá a idéia de uma direção, uma maneira de se atingir um objetivo proposto. A escolha do método mais adequado para cada momento da situação de ensino-aprendizagem requer, por parte do professor, o conhecimento da realidade dos estudantes, de sua maturidade, necessidades, aspirações e possibilidades de aprendizagem, bem como dos recursos disponíveis. A diversificação metodológica é um recurso fundamental para o estímulo à aprendizagem, proporcionando maior dinamicidade ao processo e ampliando as possibilidades de domínio cognitivo, afetivo ou psicomotor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (22.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com