TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ensino

Por:   •  25/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

NOME DA DISCIPLINA: LITERATURA BRASILEIRA I: LÍRICA                                                           PROFESSORA RESPONSÁVEL: MARIA JOSÉ ANGELI DE PAULA               ALUNA: AMANDA VALENTE GAMA

EXERCÍCIO AVALIATIVO I

Fundamentação teórica:

 “A sociedade contemporânea, (...), tem dado pouca importância à linguagem poética.” (PAIXÃO, 1982, p. 23). Segundo Paixão (1982), atualmente, a poesia acabou ficando restrita somente a alguns homens, ou seja, àqueles que expressam seus sentimentos por meio dela, os poetas.

Isso acaba refletindo, consequentemente, nas aulas de Língua Portuguesa, uma vez que (...) “Dentre os gêneros literários estudados em sala de aula, a poesia é um dos menos favorecidos. Geralmente, os professores preferem trabalhar com o texto em prosa (...)” (VIEIRA, 2015, p.76). Nesse sentido, pode-se concluir que o ensino da lírica no Brasil é pouco prestigiado e textos narrativos obtém uma posição de destaque.

A pequena parcela de professores que fazem questão de levar a poesia para a sala de aula, é comum presenciarem alunos “(...) ao fazerem a leitura pela primeira vez desistem logo e não procuram reler e nem ao menos ler outras poesias, seja do mesmo autor ou de outros.” (VIEIRA, 2015, p.76). Isso se justifica pelo fato de que, ao lerem, julgam o texto como chato por, na verdade, não entenderem nada do que acabaram de ler.

É com base nessa realidade presente nas aulas de Língua Portuguesa que o professor deve adotar uma aula diferenciada a fim de que o aluno venha a ter interesse pelo assunto. É com base nisso que o plano de ensino elaborado tem a seguinte proposta: trabalhar a poesia por meio da música, uma vez que é inegável o prestigio social que a música tem atualmente, ainda mais no meio dos jovens.

Com isso, tal proposta tem como objetivo mostrar a aproximação que ambas possuem e como a poesia pode estar presente na música. Sobre a ligação que existe em ambas, PAIXÃO (1982) afirma que nos tempos passados, os ritos eram declamados, isto é, ditos em voz alta, dramatizados com gestos, expressões faciais e modulação de voz, através dos versos. Sendo assim, pode-se perceber que assim como a música, a poesia também era algo que era repassada de forma oral. Além disso, ambas possuem aspectos polissêmicos e sonoros.

Outro ponto a ser ressaltado é o fato de muitos músicos terem trabalhado com a linguagem de forma poética, como, por exemplo, o cantor Chico Buarque; algumas de suas músicas podem ser caracterizadas como poemas brasileiros, pois carregam a essência da poesia e a estrutura poética. É nessa linha de abordagem que tal proposta se sustenta; a fim de que incorporemos “a Poesia (...) à nossa própria vida, às nossas relações, ao nosso cotidiano” (PAIXÃO, 1982, p. 42). Além disso, é importante ressaltar para o aluno que não é somente em poemas que a poesia está presente, mas que ela também “(...) pode estar presente em outras obras artísticas: peças musicais, (...) em diferentes criações artísticas” (GOLDSTEIN, 1941, p.64). Por meio dessa abordagem, pode-se fazer a clássica distinção entre os termos poesia e poema. Tendo os alunos esse conhecimento, é importante que o professor destaque que muitas músicas têm a essência da poesia, por isso caracterizam-se como tal, já outras canções têm, na íntegra, poemas como letra. Nesse ponto, é essencial que os alunos saibam que poema e música são dois gêneros, ou seja, dois gêneros distintos onde a poesia pode estar presente.

É importante também ressaltar que tal proposta se caracteriza como uma forma de introdução a esse tema. Sendo assim, nesse sentido, a música apresenta-se como um instrumento facilitador, tendo como objetivo despertar o interesse dos alunos pela poesia.

Plano de ensino

Disciplina: Língua Portuguesa                                                                              

Nível: Fundamental

Ano: 7º ano

Professora: Amanda Valente Gama

Tempo necessário: Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos

Tema da aula: Lírica

Subtítulo: Música e poesia

Objetivos:

-  Levar o aluno a entender e fazer a diferenciação dos conceitos de poesia e poema, bem como saber onde tais conceitos e diferenças são aplicadas;

- Saber a relação existente entre poesia e música;

-  Identificar a poesia em outras obras artísticas, nesse caso, na música;

- Saber fazer a identificação de versos, estrofes e sonoridade: rimas, aliterações, assonâncias, anáforas;

- Interpretação.

Conteúdos:

- Poesia, poema e música;

- Verso, estrofe e sonoridade: rimas, aliterações, assonâncias, anáforas.

Metodologia:

-  Exposição dos conceitos de poesia e poema;

-  Exposição das aproximações entre a poesia e a música;

-  Exposição dos conceitos de verso, estrofe e sonoridade: rimas, aliterações, assonâncias, anáforas;

- Entrega das xerox com a letra de A banda, de Chico Buarque e José, de Carlos Drummond de Andrade, musicado por Paulo Diniz e Trem de ferro, musicado por Antônio Carlos Jobim.

- Fazer a leitura de ambas as letras juntamente com os alunos;

- Apresentação no datashow das músicas: A banda, de Chico Buarque e de José, musicado por Paulo Diniz; Trem de ferro, musicado por Antônio Carlos Jobim

- Mostrar que uma canção pode conter poesia (que é o caso da música A banda) ou que

um poema pode se tornar uma canção (exemplo de José, musicado por Paulo Diniz e Trem de ferro, musicado por Antônio Carlos Jobim.);

- Interpretação das músicas;

- Fazer uma análise das letras juntamente com a turma, observando a questão de verso, estrofe e sonoridade.

 Recursos/ Materiais:

- Quadro;

- Pincel;

- Notebook;

- Datashow;

- Xerox com a letra das músicas.

Referências:

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1L9mZIxgaq0 Acesso em: 15 nov. 2017

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WZWcpEgJZAY Acesso em: 15 nov. 2017.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GRY7fodJFx8 Acesso em: 15 nov. 2017.

GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons, ritmos. 13 ed. São Paulo: Ática, 2006. (Série Princípios; 6).

PAIXÃO, Fernando. O que é Poesia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. (Coleção Primeiros Passos, 63).

VIEIRA, Daniel Oliveira. A abordagem da poesia nos livros didáticos de Português. Revista Diálogos Acadêmicos, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 75-83, jan./jun. 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/amand/Downloads/76-288-1-PB.pdf> Acesso em: 15 nov. 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com