TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Notícias E Como As Notícias Sobre O Caso Do Goleiro Bruno Foram Divulgadas

Casos: O Que é Notícias E Como As Notícias Sobre O Caso Do Goleiro Bruno Foram Divulgadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.700 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

O QUE É NOTÍCIA, E COMO AS NOTÍCIAS DO CASO

BRUNO FORAM PASSADAS AOS TELESPECTADORES

PALHOÇA

2010

RESUMO

Um jogador de sucesso, considerado um dos melhores goleiros do mundo, é responsável pela morte de uma jovem de 25 anos, o caso ganhou uma repercussão enorme na mídia, virando destaque em todos os telejornais. Podemos observar no decorrer das reportagens como as notícias eram elaboradas, algumas relatando fatos verídicos outras nem tanto. A Teoria do Gatekeeper é utilizada para esclarecer como essas notícias que nem sempre são consideradas boas acabam passando pelo “portão”, ou melhor, que ela seja veiculada na mídia.

Palavras - Chave: Bruno, Eliza, Notícia, Jornalista.

ANÀLISE SOBRE COMO AS NOTÍCIAS DO CASO DO GOLEIRO BRUNO FORAM PASSADAS AOS TELESPECTADORES.

“Eu não quero esse filho e sou capaz de tudo para você não ter essa criança. Você não me conhece e não sabe do que sou capaz, pois eu venho da favela. Eu quero que você morra, pois você é um problema só seu.”

( BRUNO FERNANDES, 2009).

Bruno Fernandes das Dores Souza, eleito 2° melhor goleiro pela Revista Placar. Goleiro do Flamengo, revelado como goleiro artilheiro com 4 gols. As palavras acima foram ditas por ele á Eliza Samudio, quando a jovem lhe deu a notícia que estaria esperando um filho seu. O goleiro foi acusado pelo assassinato da jovem Eliza Samudio de 25 anos. Ela desapareceu depois de comunicar à família que iria junto com o filho de 4 meses para o sítio do goleiro que localiza-se no município de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), tentar fazer um acordo com Bruno para que ele assumisse a paternidade e lhe pagasse uma pensão. Bruno junto com o amigo Luiz Henrique Ferreira Romão - o Macarrão -, foram acusados de serem os responsáveis pelo planejamento e execução do crime.

Com base no depoimento do menor de 17 anos que é primo do jogador, a polícia informou que Eliza foi agredida á caminho do sítio do goleiro pelo próprio menor e chegando ao destino foi espancada brutalmente até a morte. A criança foi entregue a Dayanne de Souza, esposa de Bruno que afirmou estar com a criança a pedido do jogador.

O ex policial Marcos Aparecido dos Santos – o Bola, Paulista, Neném – ficou responsável por dar fim aos restos mortais de Eliza, segundo declarações do menor, Bola teria jogada uma das mãos de Eliza a cachorros da raça Rottweiler.

No dia 7 de Julho foi decretada a prisão de Bruno, Macarrão, Dayannne e mais quatro acusados. O goleiro Bruno se apresentou à polícia, mas decidiu que iria contar sua versão sobre o crime somente em juízo.

O caso se tornou destaque nos principais telejornais, nos jornais Impressos, nos programas de rádio e nos websites.

A imprensa que hoje mostra todas as notícias sobre esse crime bárbaro é a mesma que há pouco tempo atrás caracterizava Bruno como um atleta de grande potencial desportivo, com grandes chances de ser chamado para a Copa do Mundo de Futebol que vai ocorrer no Brasil em 2014.

Mas será que todas as notícias sobre o caso do goleiro Bruno que as emissoras de TVs receberam foram ao ar?

A decisão de publicar algo ou não depende principalmente dos acertos e pareceres dos profissionais, que estão subordinados a uma cultura de trabalho ou uma política empresarial e aos critérios de noticiabilidade.

Segundo Herbert Gans a seleção de notícias passa por uma seleção que é composta por dois processos, por um lado os jornalistas realizam “julgamentos de disponibilidade” durante o processo de capacitação de informações que constituirão a notícia. Por outro lado, os jornalistas desenvolvem “julgamentos de adequabilidade” dos conteúdos às expectativas e preferências dos leitores. Esses profissionais, chamados de “gatekeepers” atuam como “guardiões” que permitem ou não que as notícias “passem pelo portão”, ou melhor, que ela seja veiculada pela mídia. Conforme Traquina:

“O processo de produção da informação é concebido como uma série de escolhas onde o fluxo de notícias tem de passar por diversos Gates, isto é, “portões” que não são mais do que áreas de decisão em relação às quais o jornalista, isto é o gatekeeper, tem de se decidir se vai escolher essa notícia ou não.“Se a decisão for positiva, a notícia acaba por passar pelo “portão”, se não for, a sua progressão é impedida, o que na prática significa a sua “morte” porque significa que a noticia não será publicada, pelo menos nesse órgão de informação”. ( TRAQUINA , 2004)

Muitas notícias sobre o caso Bruno circularam e ainda circulam pela mídia, a maioria delas baseadas em fatos, relatos e declarações, levando os telespectadores a acreditar em outra versão da história, versão essa que muitas vezes é esclarecedora. Esse tipo de notícia deve ser rejeitada devido a sua pouca importância. Neste caso o gatekeeper deve fechar o “portão” ao invés de abrir.

Mas afinal o que é notícia?

Se procurarmos em livros e websites encontraremos a seguinte definição: A notícia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com