TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sírio Possenti

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

1) Sobre o texto de Sírio Possenti (Não existem línguas uniformes), responda:

a) Descreva brevemente quem é o autor do texto (faça uma pesquisa sobre a trajetória do autor).

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), fez mestrado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Lingüística também na Universidade Estadual de Campinas (1986). Atualmente, é professor titular no Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Atua em diversas áreas da Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, principalmente na sub-área da Análise do Discurso, em especial nos campos do humor e da mídia.

Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788834J5

 

b) Qual é o assunto geral do texto? O autor tem um posicionamento explícito no texto a respeito desse assunto? Qual é esse posicionamento?

  • Variações linguísticas.
  • Sim. a) Todas as línguas variam, isto é, não, existe nenhuma sociedade ou comunidade na qual todos falam a da mesma forma; b) a variedade linguística é o reflexo da variedade social e, como em todas as sociedades existe alguma diferença de status ou de papel entre indivíduos ou grupos, essas diferenças se refletem na língua.
  • As variações linguísticas são condicionadas por fatores internos à língua ou por fatores sociais, ou por ambos ao mesmo tempo.

c) Para qual público o texto é destinado?

Para quem pretende ter uma visão mais adequada do fenômeno da linguagem, especialmente para os profissionais da educação.

 

d) Como você explicaria a noção de variação linguística segundo a perspectiva do autor?

Variação linguística ocorre conforme a comunidade a qual o indivíduo está inserido, podendo variar conforme o costume e cultura de cada uma delas. Podendo aplicar termos específicos a aquela comunidade, ou termos comuns com significados diferente.

2) Escreva um comentário relacionando os seguintes textos:

  • Não existem línguas uniformes.
  •  O verbete variação linguística (glossário do CEALE, indicado para leitura na aula anterior).
  •  Aspas que protegem e aprisionam

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1312199910.htm

Observação: Em seu comentário, tente relacionar as temáticas dos textos em questão, ponderando a respeito do tema geral.

Os textos tratam acerca da variação linguística, porém, no texto de Sírio Possenti, é feito uma análise das variações linguísticas no ponto de vista profissional e de quem está em busca de aprofundar o conhecimento.

O colunista Gustavo Ioschpe da folha em “Aspas que protegem e aprisionam” relaciona a língua no meio profissional, “Língua é poder, …”.

Em ambos textos comungam das mesmas ideias, como descreve Sírio Possenti “… as variações linguísticas são condicionadas por fatores internos à língua ou por fatores sociais, ou por ambos ao mesmo tempo”. Os fatores que produzem diferenças na fala de pessoas são externo à língua. Os fatores principais são localização geográfica, de classe, de idade, sexo, etnia, profissão, etc.

Gustavo Ioschpe, na coluna descreve: “A correção gramatical demonstra não só apreço por Camões, mas uma educação de nível, boa família e um ambiente salutar. Língua é berço. E, no momento em que serve para demonstrar origem, também serve como fator seletivo, a barrar todos aqueles que não comungam da mesma semântica”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com