TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TERCEIRO SETOR NA SOCIEDADE ATUAL

Por:   •  3/5/2021  •  Dissertação  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio: Ideia

Discentes: Isabelly Correia, Eduarda Leão, Rafael Menezes e Fábia Menezes

Turma: 2º ano E.M

Docente: Eliel Oliveira

Disciplina: Redação

   

O TERCEIRO SETOR NA SOCIEDADE ATUAL

  Em “À Procura Da Felicidade”, Chris Gardner, personagem principal, é despejado de casa e, graças a abrigos, ele e seu filho conseguem locais para ficar, desta maneira, fazendo paralelo com a realidade, é possível compreender como o terceiro setor se faz essencial na sociedade, já que exprime apoio quanto a situação social que inúmeros se encontram. Haja vista que, sem o mesmo, o Estado não consegue atender a todas as necessidades do meio social, é imprescindível que a importância do terceiro setor seja notada e reafirmada perante a sociedade.

  De antemão, é importante salientar que tal setor, embora não seja filiado ao governo, necessita que existam incentivos do mesmo, uma vez que promove uma continuação dos serviços públicos, além disso, emprega cerca de 2,9 milhões de pessoas em cerca de 820.400 Organizações da Sociedade Civil no Brasil, mas, desse total, 83% das instituições não têm funcionários, uma vez que se dá pelo trabalho voluntário, segundo o Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada (IPEA). Consoante a ideia do bem comum, a frase de Madre Teresa de Calcutá, “O que eu faço, é uma gota no meio do oceano. Mas sem ela, o oceano será menor”, torna evidente que se cada indivíduo contribuir, será possível ajudar a todos de uma forma eficaz e igualitária, tornando essa rede (3º setor) mais apta à recepção da comunidade.

  Ademais, faz-se relevante ressaltar que a falta de gestões eficientes corrobora para diminuição da credibilidade dessas instituições. Em consonância com o pensamento de Dalai Lama “A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança”, é possível evidenciar o quanto a transparência dos recursos destinados é indispensável para uma gerência de qualidade e consequentemente, para o aumento da confiabilidade e interesses sociais em colaborar com essas organizações.

  Em suma, diante dos argumentos supracitados, é improtelável uma atuação conjunta entre o Estado e essas corporações. Portanto, cabe ao governo juntamente à população combater essa problemática por meio de doações e disponibilidade de voluntários, com a criação de campanhas que influenciem os cidadãos a se atentarem ao cenário atual do setor terciário a fim de ajudar mais pessoas que sofrem com a precariedade em âmbitos sociais como saúde e moradia. Destarte, é possível mostrar a população brasileira que, assim como no filme, o terceiro setor faz a diferença na vida dos indivíduos necessitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com