TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEXTO ACADÊMICO FICHAMENTO RESENHA

Por:   •  15/7/2021  •  Resenha  •  8.238 Palavras (33 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 33

O TEXTO ACADÊMICO

FICHAMENTO

RESENHA

1. FICHAMENTO

1.Objetivos

        O fichamento é de grande utilidade nas pesquisas. Permite ao pesquisador ganhar tempo futuro quando precisar escrever sobre determinado assunto. Atualmente, com o advento da informática, as fichas podem ser feitas em arquivos próprios no computador.

        Os objetivos básicos das fichas são os seguintes:

1.Fichas de catalogações bibliográficas, encontradas em bibliotecas:

  1. identificar autor;
  2. localizar título;
  3. localizar assunto.

Convidamos o estudioso que deseje maiores esclarecimentos sobre esse tipo de ficha a consultar a obra Organização e administração de bibliotecas, de autoria de Heloísa de Almeida Prado, Editora Livros Técnicos e Científicos.

1. Fichas resultantes de leituras de pesquisador (fichas de leitura):

  1. analisar material colhido na pesquisa (ficha analítica ou de comentário);
  2. fazer citação (ficha de transcrição);
  3. resumir uma obra ou parte dela (ficha de resumo).

2. Tamanho

Embora possamos utilizar folhas de papel A4 dobradas ao meio ou em quatro partes iguais e recortadas para utilização como fichas, podemos também comprá-Ias, nas papelarias, com os seguintes tamanhos:

Pequenas

7,5cm x 12,5cm

Médias

10,5com x 15,5cm

Grandes

12,5cm x 20,5cm

3. Modelos

As fichas requerem cabeçalho, referências bibliográficas, espaço para o texto (corpo da ficha) e local onde se acha a obra. As duas linhas iniciais são utilizadas para o cabeçalho com o título genérico, na primeira linha, e específico, na segunda, que também contém duas pequenas colunas à direita, para anotar o número do subitem (título específico) e das letras maiúsculas indicativas das demais fichas. As linhas seguintes são destinadas ao texto (corpo da ficha) e a última linha serve para a indicação do local onde se encontra a obra.

Exemplo:[pic 1]

Fichamento (título genérico)[pic 2]

Fichamento de leitura (título específico)

         2

         A[pic 3]

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica:prática de fichamentos,[pic 4]

resumo e resenhas. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003. p.114.

[pic 5]

[pic 6]

Biblioteca do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

Nas anotações em mais de uma ficha sobre o mesmo assunto deve constar sempre o cabeçalho da primeira ficha.

As obras de métodos científicos de pesquisa apresentam exemplos de fichamento que incluem as fichas encontradas em bibliotecas. Para o aluno universitário, a prática de fichamento requer o conhecimento da estrutura e finalidades das seguintes fichas:

♦ Ficha analítica (ou de comentário)

Suponhamos que, após lido o texto abaixo, queiramos comentá-Io em ficha analítica.

O texto de informação nos interessa de perto por duas razões centrais, a saber:

  1. É o gênero de texto que encontramos mais freqüentemente.A informação - política, técnica, publicitária, científica, cultural, etc. - ocupa um grande espaço na vida urbana. Somos bombardeados diariamente por informações, a partir da presença maciça da televisão, mas não só através dela; também pelos jornais, revistas, outdoors, livros, aulas. Além disso, a informação, é claro, não se restringe à escrita — em nossos bate-papos cotidianos somos grandes consumidores e transmissores de informações sobre praticamente tudo que nos interessa, da vida em outros planetas à contratação de um novo atacante no nosso time de futebol.
  2. Pelo peso de sua presença, o texto de informação é também aquele que melhor se presta à sistematização normativa da linguagem escrita. O seu uso abundante pelos meios de comunicação impressos criou uma referência poderosa que, sem prejuízo de outras, não pode mais ser desprezada pela gramática normativa, principalmente nas áreas mais negligenciadas do estudo tradicional: na noção de texto, na percepção da imensa diversidade da linguagem e mesmo em aspectos estruturais importantes, como o conceito de parágrafo. Observe que a gramática normativa limita-se à sentença; mas na vida real não escrevemos "frases"; escrevemos "textos". (FARACCO;TEZZA, 2003, p. 179-180.)

A ficha analítica do texto acima seria a seguinte:

Análise        TEXTO DE INFORMAÇÃO

FARACCO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 179-180.

As razões principais do nosso interesse pelo texto informativo são as seguintes:

  1. É o texto mais comum na mídia;
  2. É o que mostra à gramática normativa a diversidade da linguagem escrita e seus importantes aspectos estruturais como, por exemplo, o conceito de parágrafo.

É relevante, nesse texto, o esclarecimento final de que a gramática normativa trabalha com a sentença, mas na vida prática não escrevemos "frases" e sim textos.

♦ Ficha de transcrição

As fichas de transcrição são utilizadas na citação de textos do autor da obra lida que sejam considerados muito importantes. As frases transcritas devem ficar entre aspas. Se já houver aspas em palavra ou expressão copiada, as mesmas devem ser transformadas em aspas simples.

As reticências dentro de parênteses indicam expressões suprimidas na frase. Não é permitida qualquer alteração do texto original citado. Se houver erro de informação, ortográfico ou qualquer outra incorreção, deve-se colocar, à frente do trecho citado e entre parênteses, a expressão (sic), que em latim significa "assim".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (375.9 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com