TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teatro Rimântico

Por:   •  5/2/2021  •  Abstract  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Claretiano – Centro Universitário

Curso de Graduação em Letras - Português e Inglês – Licenciatura

Tutor

Orivaldo Rocha da Silva

Aluno

Benjamin Francis Roland Terrade

1) Leia o artigo Teatro romântico e escravidão e escreva um texto no qual apresente uma reflexão de como o teatro romântico contribuiu com as discussões acerca das questões referentes à abolição da escravatura.

A contribuição do teatro romântico foi importante em relação às discussões acerca das questões referentes à abolição da escravatura, notadamente com as obras de José de Alencar (Mãe), Paulo Eiró (Sangue limpo), ou ainda Rodrigo Otávio de Oliveira Menezes (Haabás), para citar apenas alguns, que foram encenadas em uma época ou a mentalidade começava (bem lentamente) a evoluir.

Essas peças, ao exibir o cotidiano que os escravos viviam visava atingir emocionalmente o público a fim de conscientizá-lo sobre esse costume desumano, de maneira explicita ou implícita, dando assim uma imagem negativa dessa ação.

O objetivo era, em outras palavras, acabar com a escravatura e preconizando assim a igualdade entre os homens.

Teatro romântico e escravidão, João Roberto Faria _ Teresa revista de Literatura Brasileira, 2012-2013.

2) Com base nos conteúdos da Unidade 3 do seu material e em pesquisas e outras leituras realizadas por você, explique o conceito de ufanismo em relação ao período literário do Romantismo.

Os primeiros românticos sentiram que sua missão era criar uma identidade brasileira. A partir disso nasceu, no Brasil, o ufanismo, em decorrência da independência do país.

Onde o cavaleiro medieval representou, na Europa, o herói nacional, caracterizado pela coragem e a força, no Brasil, onde não se viveu a idade média, era o índio, caracterizado pela inocência e pureza, e com cenário de fundo uma paisagem rica em exotismo.

O índio foi escolhido ao homem branco por este ser relacionado ao colonizador, e ao africano por não ser nativo do Brasil e, além disso, por ter sido escravo.

José de Alencar foi um dos mais representativos escritores brasileiros que explorou a mitificação do índio como herói nacional: a sua trilogia indianista (O Guarani, Iracema e Ubirajara) é uma prova disso.

Também não podemos esquecer as obras de Gonçalves de Magalhães (A Confederação de Tamoios; Os Indígenas do Brasil perante a História) e as de Gonçalves Dias (I-Juca- Pirama; Os Timbiras; Canção do Tamoio).

Primeira geração do Romantismo brasileiro. Publicado por: Luana Castro Alves Perez

SANTOS, R. A. Literatura Portuguesa e Brasileira III. Batatais: Claretiano, 2012. Unidades 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (213.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com