TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA TECNOLÓGICA: UMA TAREFA DESAFIADORA E INOVADORA

Por:   •  10/5/2015  •  Artigo  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 16

O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ERA TECNOLÓGICA: UMA TAREFA DESAFIADORA E INOVADORA

                                                                                        Talita Mozer de Oliveira¹

                                                                                        Janine Catarino Borges2

RESUMO:

A finalidade deste trabalho é pensar sobre o desenvolvimento da leitura de alunos na contemporaneidade com o processo tecnológico que têm ganhado espaço nas salas de aula. Esse estudo está cada vez mais frequente por educadores e pesquisadores que se interessam com a inserção de novas ferramentas tecnológicas e práticas docentes. São analisados três aspectos importantes: a nova cultura tecnológica inserida na escola, o professor diante da tecnologia e como trabalhar a língua portuguesa produzindo à escrita e a leitura nas atividades escolares na era digital. É discutido esse processo tecnológico como uma brecha para uma nova estratégia de ensino em que temos que nos habituar as mudanças sociais, pois elas também acontecem no âmbito escolar. Propõe-se uma reflexão para adequar-se a essa tarefa educacional que desafia o professor e ao mesmo tempo é inovadora aos métodos educativos.

Palavras-chave: didática, tecnologia, professor, desafio.

_____________________________

1Graduando do Curso de Letras- Língua Portuguesa do Centro Universitário São Camilo, Cachoeiro de Itapemirim, ES, oliveira.talitamozer@gmail.com 

2Graduando do curso de Letras- Língua Portuguesa do centro Universitário São Camilo, Mimoso do Sul, ES, janineborges0@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

      Vivenciamos na atualidade a inserção de uma nova cultura, a cultura tecnológica. Cultura é a representação das manifestações humanas; aquilo que é aprendido e partilhado por indivíduos de um determinado grupo. Ela é um conjunto de costumes, hábitos e conhecimentos. Nosso artigo pretende mostrar a inclusão de uma nova cultura inserida na sociedade e no âmbito escolar. A cultura digital ou Cibercultura.

  Cibercultura é a cultura da rede, que sintetiza a relação entre a sociedade contemporânea e a tecnologia de informação. Essa nova cultura não é mais cedida apenas para à elite. Hoje, já faz parte do grande público menosprezado, juntamente com o apoio do Ministério da Educação que tem investido na prática do uso da informática, nas escolas.

  Observa-se um dilema entre a “cultura tecnológica na escola” e “a escola na cultura tecnológica”, qual seria a opção correta? Obviamente que a escola na cultura tecnológica. Pois a cibercultura já invadiu o espaço do âmbito escolar, os frequentadores da mesma que são os discentes, já estão incluso nesta nova era tecnológica aqui do lado de fora, e acabam levando-a para dentro das salas de aula, e sem a inclusão da escola nesse novo meio, as percepções de aprendizagem do aluno vem diminuindo.

  Segundo Menezes (2010, p. 122) não se pode cobrar um bom desempenho das escolas se elas estiverem décadas atrás do que já se tornou trivial nas práticas sociais, e isto é uma realidade, pois há escolas com salas de informática onde a estrutura física aparentemente sustenta a idéia de escola munida de tecnologias, porém não há apropriação das mesmas, o que acaba tornando o uso obsoleto, uma vez que os professores muitas vezes não estão preparados para utilizar estas tecnologias.

   

 Os sistemas de comunicação evoluem com extrema rapidez e essa dinâmica é parte da vertiginosa modernidade em que estamos imersos. Não podemos nos deslumbrar com essas novidades ou ficar apreensivos pelo perigo de que substituam nossa função de educar. Mas não devemos ignorar as possibilidades que eles abrem para aperfeiçoar nosso trabalho, como o acesso a sites de apoio e atualização pedagógica ou a programas interativos para alunos com dificuldades de aprendizagem.                                                                                                                                     (2010, p.122)    

  As escolas devem se atualizar e aprimorar-se, usando desses novos recursos tecnológicos que já são disponibilizados a elas e fazer deles ferramentas de ensino e inclusão, onde o aluno aprenderá com práticas pedagógicas e com a didática que o professor irá adquirir em relação a este meio, e irá se incluir diante dessa nova era de tecnologias de informação e comunicação (TIC), buscando novos horizontes, no intuito de desenvolver uma prática inovadora, aproveitando o conhecimento remanescente e de forma homogênea, as (TIC), vêm para poder atribuir transformações que se quer e necessita. Desta forma cria-se a oportunidade de professores introduzirem em suas aulas o uso das novas tecnologias disponíveis, fato esse que infelizmente, não tem acontecido na maioria das instituições escolares. Para que se entenda o motivo, pode-se destacar que os próprios professores ainda não interagiram com essas tecnologias havendo, em primeira instância, certo receio de aplicá-las.

     Com o surgimento da modernidade da tecnologia dentro das salas de aulas são novos os desafios de didática na contemporaneidade na era de ensino. Muitos alunos já aderiram a essas peculiaridades, e percebe-se a falta de desatenção nas aulas por parte deles, enquanto o professor continua com a mesma forma de ensino que é falar durante horas. É preciso aceitar essa mudança e adaptar-se às diferentes formas de aprendizagem com a tecnologia.

     A escola é fundamental no processo de ensino-aprendizagem apesar de, atualmente, as evoluções tecnológicas e o uso da internet serem um grande aliado para aprender de várias formas, com vários conteúdos amplos e educativos. O meio social é um espaço imenso beneficiado de aprendizagem.

      Na época atual toda a sociedade vem expandindo conhecimento, informação, inovação e rapidez em várias áreas de trabalho. Com isso, o aluno que é um reprodutor mais apto a receber a evolução tecnológica, trouxe para dentro da sala de aula uma ferramenta que desafia o ato de ensinar e aprender para o professor. As tecnologias estão mais presentes para o aluno e o professor. Propondo assim, uma reflexão para reaprender e ensinar. Com a internet e outras tecnologias, trouxe novas possibilidades de relação social dentro e fora da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com