TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Conversas com um jovem professor

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  1.525 Visualizações

Página 1 de 5

NELSON FERREIRA MARQUES JUNIOR

RESENHA DO LIVRO

Conversas com um jovem professor

Fonte

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2012

Tema central

A vida do professor que acabou de ingressar na profissão, e suas incertezas, perante o desafio de, como o próprio autor disse, “enfrentar a turma”.

Se a primeira impressão é a que fica, seria melhor entrar na sala com um semblante sério e fechado ou, esboçar um sorriso aos alunos?

Aborda também quanto as relações com os colegas professores, coordenadores e diretores, e pais de alunos, ou seja, além de contar as experiências vividas, pode ser um grande manual de boas-vindas aos novos professores que sentem toda essa pressão do começo na vida letiva.

 

Objetivo

 Apresentar um passo inicial, espécie de manual do novo professor, tratando de conselho de classe, disciplina, elaboração de provas, relação com a coordenação e direção, como dar aulas, como aplicar e corrigir provas, o que lembrar em uma reunião de pais etc. Com base em experiências vividas e relatadas por outros docentes.

Ideias defendidas pelo Autor

No primeiro capítulo o autor afirma que “uma boa aula é um cruzamento de quatro linhas de força”; 1ª Você (Professor) - Como todo ser humano, é um elemento variável há dias bons e ruins problemas pessoais preferência por turnos (manhã tarde ou noite) etc. Compreenda seu próprio ritmo e trabalhe de acordo com ele. 2ª Conteúdo - Existe diversos materiais e juntamente com eles concursos e provas de vestibulares que levam o professor a parecer atrasado com o conteúdo, além do fato de que tudo e todos parecem trabalhar contra o avanço da matéria. Planejamento é a palavra de ordem, uma aula bem planejada dentro do tempo disponível pode lhe poupar dor de cabeça no último bimestre. 3ª. Condições externas - O clima, reformas na escola avisos da direção etc. O professor pode e deve estabelecer alguns minutos para colocar ordem antes de iniciar, não deixar nada no quadro que não seja da sua aula. 4ª O aluno - Essa é a linha mais importante. O professor deve combater o mau comportamento, sempre lembrando que o aluno é o seu objetivo maior.

O olhar dos alunos é um forte indicador de como vai o andamento da aula; interessante, entediante não estou entendendo, você fala alto demais, não estou ouvindo direito etc. O autor faz uma comparação entre professores e atores, pois ambos estão diante de uma plateia, têm algo a dizer e precisam prender a atenção deles.

Diante da situação acima é necessária uma dinâmica na entonação de voz para que não seja algo maçante aos ouvidos, ande pela sala para que os alunos o sigam com os ouvidos e olhos, fazer pausas súbitas na fala pode chamar a atenção de alguns alunos. A vestimenta também é muito importante, o melhor é que se passe despercebida, não sendo muito sofisticada tampouco despojada.

No segundo capítulo intitulado de: “As pedras da nossa estrada, são descritos 5 erros dos quais todo professor deve assegurar-se de não cometer; 1ºNão se rebaixar o nível do aluno em uma discussão em sala, o professor deve mostrar a sua autoridade primeiramente como o adulto da classe. 2º Jamais punir o aluno com propósitos próprios, que não sejam leva-lo a reflexão e correção de suas atitudes perante a turma e ao conteúdo, ameaças de provas e trabalhos dificílimos não levam necessariamente o aluno ao aprendizado 3º cuidar com as atitudes em sala pois os alunos aprendem mais com elas do que com o que é falado. Não incitar a turma a fazer piada com o colega seja pelo nome, voz jeito incomum etc. 4º É obrigação do professor dominar o conteúdo dado em sala, portanto, não é mérito nenhum saber explicar ou resolver o exercício, como o autor diz: você é o professor não um aluno mais adiantado. 5º O professor não pode dar a aula pensando simplesmente em cumprir seu trabalho sem se importar se o aluno aprendeu ou não. Mesmo que ele não queira ou não mereça essa atenção, é necessário ter a preocupação de que ao final da aula o estudante saia sabendo mais do que quando entrou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com