TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO ORIENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS SOBRE A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS.

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO

ORIENTAÇÕES E ESTRATÉGIAS SOBRE A LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS.

A fase de estudos do Ensino Médio pode ser compreendida como o período de consolidação e aprofundamento de muitos dos conhecimentos construídos ao longo do ensino fundamental, pois deve atuar de forma que garanta ao estudante a preparação básica para o prosseguimento dos estudos, para a inserção no mundo do trabalho e para o exercício cotidiano da cidadania, em sintonia com as necessidades político-sociais de seu tempo. Espera-se, portanto, dessa etapa de formação que o aluno avance em níveis mais complexos de estudos; integre-se ao mundo do trabalho, com condições para prosseguir, com autonomia, no caminho de seu aprimoramento profissional e atue, de forma ética e responsável, na sociedade, tendo em vista as diferentes dimensões da prática social.

Sob essa lógica, e levando em consideração que os documentos que parametrizam o ensino fundamental se orientam por perspectiva segundo a qual o processo de ensino e de aprendizagem deve levar o aluno à construção gradativa de saberes sobre os textos que circulam socialmente, recorrendo a diferentes universos semióticos, pode-se dizer que as ações realizadas na disciplina Língua Portuguesa, no contexto do ensino médio, devem propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura e de escrita, de fala e de escuta. Isso implica tanto a ampliação contínua de saberes relativos à configuração, ao funcionamento e à circulação dos textos quanto ao desenvolvimento da capacidade de reflexão sistemática sobre a língua e a linguagem.

Quanto às concepções de leitura presentes nesta etapa, é por meio delas que os alunos podem ter acesso à produção simbólica do domínio literário, de modo que eles, interlocutivamente, estabeleçam diálogos com os textos lidos. Em outros termos, prevê-se que os eventos de leitura se caracterizam como situações significativas de interação entre o aluno e os autores lidos, os discursos e as vozes que ali emergirem, viabilizando, assim, a possibilidade de múltiplas leituras e a construção de vários sentidos.

Às recomendações feitas pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, quanto ao trabalho com a produção de textos orais viabilizam, orientar-se não apenas pelas estratégias priorizadas nos textos estudados, tampouco pelas possibilidades teórico-conceituais que nos oferecem, hoje, os estudos lingüísticos; também, e sobretudo, a abordagem da língua e da linguagem no processo de ensino e de aprendizagem, deve nortear-se pelas demandas locais, que envolvem escolhas em razão do perfil de aluno projetado pela escola. Cabe esclarecer, por último, que, embora sejam privilegiados, textos de circulação social mais ampla, os mesmos procedimentos podem e devem ser adotados em atividades que se voltem para os textos produzidos pelos alunos.

De acordo com os eixos organizadores das atividades de Língua Portuguesa referentes a produção e recepção de textos presente nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. As atividades de leitura de textos gerados nas diferentes esferas de atividades sociais, devem focalizar, no caso da leitura, a formação, consolidação do gosto pela atividade de ler, e o desenvolvimento da capacidade de compreensão do texto escrito.As atividades de produção de textos em eventos de oralidade contribuem para a construção e a ampliação de conhecimentos dos alunos sobre como agir nessas práticas, e promovem um ambiente favorável à discussão e à superação de preconceitos lingüísticos e, sobretudo, à investigação sobre as relações entre os gêneros da oralidade, sobre a variação lingüística, sobre níveis de formalidade no uso da língua. Já as atividades de escuta de textos em situação de leitura em voz alta, tem especial relevância na construção de saberes com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com