TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTUDO DE TEXTOS

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  11.729 Palavras (47 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 47

ATIVIDADE DA AULA 01

Você deverá responder a questão a seguir e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br

Leia sobre os diferentes  gêneros e tipos  textuais, inclusive a música e  assinale a alternativa correta. (VALOR:5.0)                                                                     [pic 1] 

https://www.google.com.br/

ATIVIDADES DA AULA 1 – Após responder às questões propostas, passe as respostas para o quadro abaixo. A correção será apenas das respostas dadas no quadro de respostas.

RESPOSTAS

  1B

2C

3E

4B

5B

6D

7E

8B

9A

10C

NOTA:

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Livros

[pic 2]Caetano Veloso

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.


Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.


Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou  o que é muito pior  por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:


Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

1 – ANALISE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR

I – O tema tratado nos versos acima é sobre a importância dos livros e da leitura.

II – De acordo com o texto, os livros podem levar à evolução do Universo e, apesar de disso, podemos amá-los ou odiá-los.

III -  Caetano entende que ler é um vício, assim como fumar, o que torna a comparação equivocada.

IV – O poeta deixa claro que a leitura leva à evolução e aponta, no oitavo e no nono verso da primeira estrofe, sua preferência pelos poemas.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I, II, III

b) I, II, IV

c) II, III, IV

d) II, IV

e) I, II, III e IV

TEXTO II para questão 2

“Pois o fato incomparavelmente mais importante, mais excitante e mais especial daquele período foram os serões de leitura com minha mãe e as conversas que se seguiam. Já não consigo reproduzir essas conversas em detalhes, pois fazem parte de mim. Se existe uma substância espiritual que se recebe nos primeiros anos de vida, a que se refere constantemente e da qual nunca nos libertamos, então a minha foi aquela motivada pelas leituras com minha mãe. Eu estava imbuído de confiança cega em minha mãe; os personagens sobre os quais ela me fazia perguntas e depois me falava tornaram-se o meu mundo de tal forma que deles nunca mais consegui me separar. Pude tomar distância de qualquer influência posterior que recebi. Mas aqueles personagens formam comigo uma unidade compacta e indissolúvel. (…) Foram o pão e o sal de meus primeiros anos. São eles a verdadeira e secreta vida de meu intelecto”. — Elias Canetti. A língua absolvida. São Paulo: Cia das Letras, 1993, p.104-5)

2 – Analise as afirmações a seguir:

I -  Canetti não fala de livros como objetos de amor ou de ódio, mas da leitura e da relação afetiva que esta lhe proporcionou.

II – O autor vê as histórias contadas pela mãe como responsáveis pela dificuldade que ele sente em definir sua personalidade, formada pela mistura de muitos personagens.

III – O autor atribui a formação de seus sólidos valores aos modelos que encontrou nas várias personagens das histórias lidas em família.

IV – Depreende-se do texto que a leitura tem papel fundamental na formação do intelecto e do caráter da criança e que a família pode ser a mola propulsora para despertar o gosto pela leitura.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I, II, III

b) I, II, IV

c) I, III, IV

d) II, IV

e) I, II, III e IV

TEXTO III para questões 3 e 4

Desde quando me tornei escritora, suspeitei que as pessoas que escrevem ficção estão inebriadas num diabólico jogo, no qual seduzem porque foram seduzidas. Quer dizer, alguém lê um livro, fica enfeitiçado pelo poder das palavras de tal forma que passa a escrever um livro para seduzir os leitores. E sempre observei, as pessoas mais fascinantes eram aquelas que tinham o dom da palavra ou escrita ou falada. Quantas vezes me vi arrebatada por uma frase, muito mais do que por um olhar ou uma paisagem, quantas mil vezes apaixonada por um texto que despertou em mim um sentimento qualquer. [...] A sedução pela palavra parecia-me um convite para penetrar um outro mundo[...]

Um de meus livros prediletos é o Flores da Escrivaninha. Não se trata de um volume de poesias, como o título sugere. Tampouco é uma novela para moças [...]. É um livro de ensaios sobre literatura, publicado há alguns anos, com uma capa que lhe dá um tom lírico, uns rabiscos vermelhos que sugerem flores e folhas, leve toque oriental. Sua leitura é como entrar em um jardim encantado e descobrir flores de nomes maravilhosos [...] (MIRANDA, Ana. O Estado de S. Paulo, 27/07/97.)

3 - Analise as afirmações a seguir:

I – Ana Miranda, assim como os autores dos textos I e II tem como tema central a importância da leitura.

II – Para a autora, as palavras seduzem o leitor que, por sua vez, ao escrever, também seduzirá.

III – Ler e escrever, segundo Miranda, fazem parte da mesma engrenagem. Ela escreve porque leu; seduz com palavras porque foi seduzida por elas.

IV – Assim como Caetano, no texto I, a autora revela seu encanto pelos versos, deixando-se seduzir pela obra poética “Flores da escrivaninha”.

Está correto apenas o que se afirma em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.2 Kb)   pdf (698.2 Kb)   docx (451.7 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com