TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA

Por:   •  19/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INFÂNCIA – EEL0002

Observar e coletar dados

  • Acessar o portal https://labedu.org.br/
  • Navegar pela plataforma Laboratório de Educação e conhecer os itens que estão disponíveis no ambiente.
  • Acesse as abas disponíveis: Toda criança pode aprender, Plataformas, Projetos e Base Científica e conheça os conteúdos nelas tratados.
  • Escolha dois temas que você conheceu nessas abas e relacione-os com a aula 5 do seu conteúdo online Estácio: Desenvolvimento Infantil: ambiente e teorias.
  • Agora, depois de todo esse passeio virtual, elabore um texto seu sobre um dos temas que mais lhe chamou atenção nessa pesquisa e o relacione com tudo o que aprendeu nessa disciplina.

Agora é só elaborar sua reflexão escrita a partir da observação realizada:

  • Você pode fazer um texto corrido com uma lauda e se quiser ilustrar com imagens, fotos, links, etc...

  • Você pode também gravar um vídeo próprio apresentando o conteúdo ou uma entrevista, postar o vídeo no You Tube e no trabalho escrito, que neste caso será uma apresentação do vídeo, indicar o link do mesmo.

Veja abaixo o modelo para elaborar um trabalho acadêmico

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS-INGLÊS

ISABELLE DA COSTA DUTRA

Para se ter uma aprendizagem significativa precisa está atenta ao ambiente escolar

Local

2021

É importante na educação infantil um ambiente voltado para a aprendizagem dos estudantes. Através desse ambiente os alunos vão desenvolver autonomia, independência, parte cognitiva, social e motora. O espaço escolar deve ser um lugar que possa despertar curiosidades a esse aprendiz cheio de energia para ser aproveitada em um espaço favorável ao seu desenvolvimento. Assim, ao refletirmos sobre o espaço físico que Horn (2004, p. 28):

É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. Todavia é importante esclarecer que essa relação não se constitui de forma linear. Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado

A organização deste espaço deve ser pensada tendo como princípio oferecer um lugar acolhedor e prazeroso para a criança, onde elas possam brincar, criar e recriar suas brincadeiras, da asas à sua imaginação, pois esse ser em desenvolvimento deve ser estimulado.

[...] O espaço acaba tornando-se uma condição básica para poder levar adiante muitos dos outros aspectos-chave. As aulas convencionais com espaços indiferenciados são cenários empobrecidos e tornam impossível (ou dificultam seriamente) uma dinâmica de trabalho baseada na autonomia e na atenção individual de cada criança (ZABALZA, 1998, p. 50).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com