TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO OBJETO DE ENSINO

Por:   •  5/2/2020  •  Artigo  •  4.038 Palavras (17 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 17

GÊNEROS TEXTUAIS COMO OBJETO DE ENSINO

Juno Brasil Custódio de Souza Mat.: 677011[1]

Prof. Mestre Orientador: Clebson Peixoto[2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Licenciatura em Letras (LED 0259) – Seminário da Prática do Módulo VII

Trabalho apresentado na VII Jornada Acadêmica de Integração - JOIA

19/05/2017

RESUMO

Examinando acerca das novas propostas do processo ensino-aprendizagem da língua, alicerçadas numa investida que tem como eixo os estudos sobre gêneros textuais como objeto de ensino, se desenvolveu este trabalho com os objetivos de avaliar, refletir e compreender acerca dos gêneros textuais no ensino da linguagem em sala de aula, com abrangência nas perspectivas e sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental. Com esta conjectura foi realizado um estudo embasado em estágios curriculares, disciplinas do curso de Letras da Uniasselvi e teóricos como Bakhtin (2000), Dolz (2015), Marcuschi (2007, 2008), Melo (2010b), Tafner (2011) e outros. Esta pesquisa teve como enfoque o gênero editorial. E através da análise dos dados, podemos perceber que as práticas pedagógicas do ensino da linguagem, conforme sugerem os PCNs, ainda são carentes de uma metodologia mais eficiente, com uma abordagem mais prática de contextualização e características de diversos gêneros textuais, de maior uso e funcionalidade na vida cotidiana.

        

Palavras-chave: Gêneros textuais. Editorial. Metodologia.

TEXTUAL GENRES AS A TEACHING PURPOSE

ABSTRACT

Examining the new proposals of the teaching-learning process of the language, based on an investigation that has as its axis the studies on textual genres as object of teaching, this work was developed with the objectives of evaluating, reflecting and understanding about the textual genres in the teaching of language in the classroom, covering the perspectives and suggestions of the National Curricular Parameters (PCNs) of Elementary School. With this conjecture, a study based on curricular stages, Uniasselvi's course of literature, and theoreticians such as Bakhtin (2000), Dolz (2015), Marcuschi (2007, 2008), Melo (2010b), Tafner (2011). This research focused on the editorial genre. And through data analysis, we can see that the pedagogical practices of language teaching, as suggested by NCPs, are still lacking in a more efficient methodology, with a more practical approach to contextualization and characteristics of several textual genres, of greater use and functionality in everyday life.

Keywords: Textual genres. Editorial. Methodology.

1 INTRODUÇÃO

Em continuidade ao meu trabalho de Projeto de Ensino, alinhado com minha área de concentração “Ensino da Língua Portuguesa” e com as novas propostas do processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, este trabalho foi realizado com uma investida nos estudos sobre gêneros jornalísticos, e/ou midiáticos no ensino da linguagem. Com esta proposição realizou-se um enfoque sobre as práticas pedagógicas do ensino dos gêneros textuais na sala de aula.

Compreendem-se por gêneros textuais os elementos de natureza sociocultural, que consolidam a língua nas várias ocorrências sociocomunicativas. Assim, de acordo com diversos estudiosos da língua, como Bakhtin (2000), Dolz (2015), Marcuschi (2007, 2008), Tafner (2011) e outros, quando se estuda um texto, se têm como eixo os gêneros textuais, pois, todo texto se desponta de um gênero textual, sendo objeto de relevância no ensino da linguagem, pelo seu emprego e utilidade habitual.

Com a finalidade de avaliar, refletir e compreender criticamente as práticas pedagógicas dos gêneros textuais no ensino da língua portuguesa, em sala de aula, realizou-se esta pesquisa de cunho documental, apoiada em vários teóricos e uma investigação de campo concretizada numa escola pública do ensino fundamental, do município de Parauapebas (PA), com observações em aulas de professores do 9º ano do ensino fundamental.

Diante da inúmera diversidade de gêneros textuais, na pesquisa de campo foi elucidado em salas de aulas, sobre alguns gêneros jornalísticos (midiáticos) como: notícia, reportagem, editorial, entrevista, artigos e outros. Com foco no gênero editorial, por se tratar de um gênero opinativo, do tipo textual dissertativo-argumentativo, de temas polêmicos do nosso cotidiano, muito utilizado em concursos, vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta pesquisa ficou perceptível que os professores de Língua Portuguesa, ainda, estão atrelados aos livros didáticos, necessitando de uma metodologia mais eficiente, que lhes forneçam sustentação teórica na didática da língua materna, quanto aos aspectos dos gêneros textuais de práticas sociais.

2 DISTINÇÃO ENTRE TIPOS TEXTUAIS E GÊNEROS TEXTUAIS

Assim como os PCNs e vários autores recomendam que, o ensino da linguagem deve ser fundamentado com enfoque nos gêneros textuais, mas é nítido que há um conflito entre a designação de tipos textuais e gêneros textuais, implicando na necessidade de destacar que há uma distinção entre essas duas expressões, que segundo Tafner, (2011, p.124), é de suma importância à concepção dessa diferença, na prática de qualquer trabalho com produção e compreensão textual. A autora observa que a expressão tipo textual serve de desígnio a uma espécie de seguimento, que supostamente é definida pela natureza linguística de sua composição lexical, sintática e gramatical, aferida por uma pequena camada classificada como: narração, descrição, argumentação/exposição e injunção. E difere de gênero textual que serve para referenciar os inúmeros textos concretizados nas produções das mais diversas interações sociocomunicativas do nosso cotidiano. A autora avulta também que em oposição aos tipos textuais que são dinâmicos, os gêneros textuais são divergentes e possuem características funcionais, estilo e composição particulares, conforme a intencionalidade de cada comunidade linguística, o que os tornam infinitos, dos quais podemos citar: as cartas (comercial e pessoal), bilhete, reportagem jornalística, notícia, editorial, artigos, outdoor, bula de remédio, edital, piada, carta eletrônica, e-mail, chat e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (319.2 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com