TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Específicos: Gênero Gramatical

Por:   •  9/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

Índice

Capitulo I        

0.Introdução        3

0.1.Justificativa        3

0.2.Problematização        4

0.3.Objectivos        4

0.3.1.Objectivo geral        4

0.3.2.Objectivos Específicos        4

0.4.Hipóteses        4

Capitulo II

1.Metodologia de Pesquisa        6

Capitulo III        

2.Resultados esperados        9

3.Cronograma das actividades        9

4.Orçamento        9

5.Bibliografia        10

Capitulo I

0.Introdução

Com presente projecto de pesquisa intitulado “A compreensão da abordagem sobre temática do Género Gramatical aos professores da Escola Secundaria da Manga” pretende-se compreender ate que ponto os professores dessa escola utilizam o género masculino versus feminino gramatical nas suas abordagens dentro da sala de aula.

Sabe-se que a linguagem da abordagem gramatical tradicional apresenta incoerências e imprecisões advindas especialmente de sua origem e evolução. No que diz respeito à categoria de gênero, especificamente, não é raro encontrarmos incoerências conceituais em seu tratamento, tanto nas gramáticas normativas quanto nas escolas, nos livros didácticos, entre outras fontes.

0.1.Justificativa

 A escolha do tema deve-se ao facto da autora verificar que a categoria de gênero caracteriza-se, de modo geral, como responsável pela divisão dos nomes em “classes”. Na língua portuguesa, essa perspectiva classificatória faz com que todos os nomes estejam agrupados na dicotomia masculino/feminino; porém, é possível encontrar imprecisões na maneira como ele é trabalhado, especialmente porque se costuma associar semanticamente a categoria de gênero ao sexo dos seres, gerando imprecisão e até mesmo confusão conceitual.

Isso nos foi desvelado, especialmente, pela dificuldade em aliar, na compreensão do gênero, os diversos conhecimentos que o envolvem, já que acreditamos que saber “usar a língua”, no caso do gênero gramatical, implica não apenas em não se confundir qual artigo utilizar antes de determinada palavra, mas sim em compreender o fenômeno em sua totalidade, verificando, inclusive, as limitações da divisão tradicionalmente apresentada em várias gramáticas e em vários livros didáticos, entre palavras de gênero “sobrecomum”, “comum-de-dois” ou “epicenos” (BIDERMAN, 1974).

Em uma perspectiva teórica sobre a compreensão conceitual, tem-se destacado a importância de que um conceito seja entendido como um elemento constitutivo da teoria na qual está inserido. De acordo com essa visão, os conceitos não se constituem entidades mentais isoladas, mas elementos organizados em algum tipo de todo estruturado, sistemas complexos de inter-relações (OLIVEIRA, 1999).

No caso do conceito de gênero ele está diretamente relacionado a diversos tipos de conhecimentos, dentre os quais os morfológicos, os semânticos, os sintáticos e os lexicais.

0.2.Problematização

Os problemas relacionados a essa categoria se devem não somente à sua complexidade especialmente por envolver critérios morfológicos, sintáticos e semânticos, mas também porque se costuma associá-la ao sexo dos seres, ou seja, há uma tendência a se pensar no gênero apenas por meio da diferença entre o sexo masculino e feminino, o que, às vezes, causa confusão conceitual.

A identificação das dificuldades referentes à categoria de gênero entre alunos foram observadas em manuais didácticos da língua portuguesa, no que fez verificar os elementos essenciais do processo de ensino aprendizagem. Na busca de verificar a base conceitual que eles possuem sobre o conteúdo, os dados nos revelaram, de modo geral, a imprecisão conceitual desses sujeitos no trato com o tema.

Como é que os Professores da disciplina de Português abordam a temática do Género Gramatical na Escola Secundaria da Manga.

0.3.Objectivos

0.3.1.Objectivo geral:

  • Analisar o tratamento dos conteúdos sobre Género Gramatical por parte dos professores da Escola Secundaria da Manga.

0.3.2.Objectivos Específicos:

  • Identificar o problema da falta de tratamento sobre o Género Gramatical por parte dos professores da Escola Secundaria da Manga;
  • Explicar a temática do Género Gramatical aos Professores da Escola Secundaria da Manga;
  • Mencionar as categorias do Género Gramatical usados pelos professores de Português na Escola Secundaria da Manga.

0.4.Hipóteses

Hipótese é o que se pretende demonstrar e não o que já se tem demonstrado evidente, desde o ponto de partida. Muitas vezes, ocorre esta confusão, ao se tomar como hipótese proposições já evidentes no âmbito referencial teórico ou da metodologia adotados. E, nestes casos, não há mais nada a demonstrar, e não se chegará a nenhuma conquista e o conhecimento não avança (SEVERINO, 2002, p. 161).

HP: Provavelmente, os professores de português na escola secundaria da Manga não possuem conhecimento prático sobre o género gramatical

H2: É provável que os alunos da Escola secundária da Manga mostram dificuldades no entendimento do género gramatica.

H3: A mediação das aulas usando manuais gramaticais pode ser uma alternativa que estimule e acelere a assimilação de conteúdos sobre género gramatical

Capitulo II

1.Metodologia de Pesquisa

A metodologia de pesquisa num planeamento deve ser entendida como o conjunto detalhado e sequencial de métodos e técnicas científicas a serem executados ao longo da pesquisa, de tal modo que se consiga atingir os objectivos inicialmente propostos e, ao mesmo tempo, atender aos critérios de menor custo, maior rapidez, maior eficácia e mais confiabilidade de informação (BARRETO; HONORATO, 1998).

1.1.Tipo de pesquisa

Pesquisa descritiva: Pesquisa descritiva tem por premissa buscar a resolução de problemas melhorando as práticas por meio da observação, análise e descrições objectivas, através de entrevistas com peritos para a padronização de técnicas e validação de conteúdo. GIL (1991.p.18)

Nas pesquisas descritivas, os fatos são observados, registados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira sobre eles, ou seja, os fenómenos do mundo físico e humano são estudados, mas não são manipulados pelo pesquisador. Incluem-se, entre as pesquisas descritivas, a maioria daquelas desenvolvidas nas ciências humanas e sociais, como as pesquisas de opinião, metodológicas, os levantamentos socioeconómicos e psicossociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com