TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e Projeto de Letras

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

2. INTEGRAÇÃO ENTRE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR COM UMA ESCOLA.

O empenho de pensar uma escola voltada para a diversidade se inicia com sonhos e realizações. Ver e interpretar filmes implica, acima de tudo, perceber o significado que eles têm no contexto social do qual participam. A escola e o espaço coletivo apropriado para o cultivo das relações de igualdade e solidariedade. Como Rosália Duarte sublinha: “Ver filmes é uma pratica social tão importante, do ponto de vista da formação cultural e educacional das pessoas, quanto a leitura de obras literárias, filosóficas, sociológicas e tantas mais” (2002, p.17). Para muitos dos estudantes, ver um filme só será possível se a escola oferecer essa oportunidade. O cinema, enquanto mídia educativa possui grande potencial pedagógico uma vez que é muito mais fácil, tanto para uma criança, quanto para um adulto, absorver informações advindas de estímulos audiovisuais. O filme auxilia o professor a romper com o modelo tradicional de aula baseada na explanação, podendo servir tanto para expor conteúdos quanto para ilustrar conceitos e demonstrar experiências.

3. IDENTIFICAR OS APECTOS DESSE AMBIENTE QUE PODERIAM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA DOS ALUNOS DE UMA DETERMINADA ESCOLA LOCAL

Ao consideramos os conhecimentos e saberes contidos nos filmes, transcendemos o uso do cinema e do audiovisual como ilustração, motivação e exemplo. Cinema é arte.

As artes auxiliam na formação do cidadão ao mobilizar a expressão e a comunicação pessoal, intensificar as relações dos indivíduos tanto com seu mundo anterior como com o exterior, auxiliá-lo a compreender a diversidade de valores que orientam tanto seus modos de pensar e agir como os da sociedade, favorecer o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana, torná-lo capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente reconhecendo e decodificando formas, sons, gestos e movimentos que estão a sua volta. A trilha sonora de um filme já é vista como uma parte indispensável que ajuda a contar e explicar a história, contribuindo no processo de interpretação daquilo que cada obra procura transmitir. As fotografias dos filmes acabam refletindo os problemas sociais, ambientais, e outros, mas não necessariamente uma problemática, eles também podem mostrar conquistas, história e evolução sobre devido assunto.

4. COMO ESTE AMBIENTE NÃO ESCOLAR PODE SER APROVEITADO PARA PROMOVER A PRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS DIVERSAS DISCIPLINAS

O cinema pode se aproveitado para aprendizagem como

• Despertar interesse

• Motivação

• Simulação

• Curiosidade

• Interpretação

O filme deve ser utilizado sempre que o professor conseguir traçar paralelos e complementar as ideias que estão sendo trabalhadas em suas aulas através de trechos de filmes ou mesmo de produções na integra. Filmes devem reforçar ideias, compor como elemento adicional, promover o enriquecimento cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com