TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pesquisa Letras

Por:   •  19/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.268 Palavras (26 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE PARAÍSO

LENILDA DO NASCIMENTO ARAÚJO

LUCIANA DO NASCIMENTO MATTOS

JANE CONCEIÇÃO BRANDÃO DE MELLO MIRANDA

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SÃO GONÇALO

2016

LENILDA DO NASCIMENTO ARAÚJO

LUCIANA DO NASCIMENTO MATTOS

JANE CONCEIÇÃO BRANDÃO DE MELLO MIRANDA

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Apresentação de monografia à Faculdade Paraíso como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Letras Português e Espanhol.

Por: Lenilda Nascimento de Araújo, Luciana Nascimento Matos e Jane Conceição Brandão de Mello Miranda.

Orientadora: Prof.ª  Dr.ª Jaqueline Barros

SÃO GONÇALO

2016

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

[pic 1]

LENILDA DO NASCIMENTO ARAÚJO

LUCIANA DO NASCIMENTO MATTOS

JANE CONCEIÇÃO BRANDÃO DE MELLO MIRANDA

O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Monografia apresentada à Faculdade Paraíso, como requisito parcial para a obtenção de grau de Licenciado em Letras (Português / Espanhol).

Aprovado em .......de Julho de 2016

Professora orientadora: Jacqueline de Farias Barros Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2007).

Professora coordenadora do curso de letras: Heyvi Rangel de Carvalho. Especialização em Pós graduação - Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes, Brasil(2008).Efetivo da Faculdade Paraíso do Grupo Lusófona, Brasil.

AGRADECIMENTOS

...primeiramente a Deus, pois sem Ele nada é possível e também às nossas famílias, que nos acompanharam e apoiaram em todos os momentos de nossas vidas, servindo como a base de tudo que somos.

DEDICATÓRIA

...dedicamos este trabalho às nossas famílias que estão sempre ao nosso lado nos dando força para seguirmos sempre em frente, à nossa orientadora profa. Jaqueline que, com muita paciência e atenção nos auxiliou na jornada de criação e elaboração deste trabalho, e a Deus, por iluminar sempre os caminhos de nossas vidas com amor e bênçãos.

RESUMO

O presente trabalho trata de um programa educacional de governo denominado Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o seu método de ensino da Língua Portuguesa. Este programa é uma oportunidade para pessoas que não tiveram acesso por algum motivo ao ensino regular no tempo certo, promovendo cidadania e abrindo um espaço de inclusão social, foi construído através de pesquisas teóricas e bibliográficas com base em livros e dissertações na área da Educação, artigos da Internet de mesma temática, bem como a experiência de duas das alunas deste trabalho, como estudante formada pelo programa EJA da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, exemplificando o problema sobre o qual o trabalho transcorrerá.

 Desta forma, este trabalho terá como base de pesquisa o professor Paulo Freire que, com sua metodologia libertadora, já havia enxergado com amplitude a concepção do EJA, uma vez que ele acreditava na Educação como o direito de aprender, ampliando conhecimentos e os acumulando ao longo da vida. Através dessa concepção, buscar-se-á no decorrer do trabalho entender como a alfabetização de um indivíduo em sua língua mãe - no caso, a Língua Portuguesa - deve acontecer através de práticas pedagógicas que possam oferecer ao aluno uma aprendizagem significativa e como os professores podem contribuir substancialmente neste processo.

 Este trabalho de conclusão de curso inicia-se com um contexto histórico e político da Educação no Brasil, tendo um olhar atento às políticas governamentais de forma a traçar um panorama histórico sobre os diversos programas implantados na modalidade EJA e sua trajetória ao longo dos anos.

Palavras-chave: EJA; Língua Portuguesa; Paulo Freire; metodologia libertadora; aprendizagem significativa.

RESUMEN

Este trabajo es un programa educativo del gobierno llamada Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y su método de enseñanza del portugués. Este programa es una oportunidad para que las personas que no tienen acceso por cualquier motivo a la escuela regular en el tiempo, la promoción de la ciudadanía y la apertura de un espacio para la inclusión social, fue construído a través de la investigación teórica y sobre la base de referências bibliográficas de libros y tesis en el área de la educación, artículos de internet del mismo tema, así como la experiencia de dos de los Estudiantes de este trabajo como un estudiante formado por la EJA de la Secretaria de Estado de Educación de Río de Janeiro, exemplificando el problema sobre el que el trabajo que va a pasar.

Por lo tanto, este trabajo de investigación de base profesor Paulo Freire, con su metodología liberadora había enxergado con amplitud el diseño de la EJA, ya que él cree en la educación como el derecho a aprender, el conocimiento y la expansión acumulada a lo largo de la vida. A través de este diseño, se les consultará en el curso del trabajo entender cómo un individuo alfabetización en su lengua materna - en este caso, el idioma portugués - tiene que pasar a través de prácticas pedagógicas que pueden proporcionar al estudiante un aprendizaje significativo y cómo los profesores puede contribuir sustancialmente en este proceso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (305.5 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com