TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações Para a Produção do Referencial Teórico do Projeto de Estágio

Por:   •  17/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.225 Palavras (21 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 21

Orientações para a produção do Referencial Teórico do projeto de Estágio

LÍNGUA PORTUGUESA – ENSINO FUNDAMENTAL/MÉDIO

1 Gêneros textuais

Os gêneros textuais são classificados de acordo com as características comuns que os textos representam em termos de linguagem e conteúdo. Existem diversos tipos de textos que promovem a interação entre emissor e receptor de um discurso particular, dentre eles está revisão jornalística, publicidade, receita de bolo, cardápio de restaurante, lista de compras, entre outros (COSCARELLI, 2007).

Assim, os gêneros textuais estão presentes no cotidiano das pessoas e não apenas nos limites das escolas. Eles são essenciais em todas as áreas e auxiliam no desenvolvimento da comunicação. Os gêneros textuais podem ser divididos em narrativo, descritivo, dissertativo argumentativo, dissertativos expositivo, explicativo injutivo e explicativo prescritivo (COSCARELLI, 2007).

É importante considerar seu contexto, função e propósito, uma vez que o gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Um exemplo seria uma receita de bolo que apresenta a listagem dos ingredientes, se enquadrando como texto descritivo; na sequencia apresentando o modo de preparo do bolo, configurando um texto injuntivo (SANTA CATARINA, 2014).

Destaca-se que cada texto tem uma linguagem e estrutura, existindo diversos gêneros textuais. Dessa maneira, nota-se que o gênero é uma estrutura que resulta no tipo de texto. Alguns exemplos de gêneros textuais do tipo narração são: romance, novela, crônica, contos de fada, fábula e lendas. As narrações são marcadas por apresentarem ações de personagens no tempo e no espaço, sendo sua estrutura composta por: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho (SANTA CATARINA, 2014).

O gênero descritivo busca relatar e expor determinado acontecimento, lugar, pessoa ou objeto. Assim, trata-se de um texto que possui fortemente o emprego de adjetivos que transmitem ou descrevem imagens por meio da percepção das sensações do emissor. São exemplos de textos descritivos: diários, relatos de viagem, folhetos turísticos, currículo, biografia, cardápios, entre outros (MARCUSCHI, 2003).

Dentre os gêneros de dissertações, existem as teorias de jornalismo, as cartas de opinião, as resenhas, os artigos, os ensaios, as monografias, as dissertações e as teses de doutorado. Por outro lado, os textos explicativos expõem ideias mediante recursos, como definições, conceituação, informações, explicações e comparações. Também, indicam-se exemplos de gêneros de comentários textuais: seminários, palestras, conferências, entrevistas, dissertações acadêmicas, enciclopédias, entradas de dicionário (BRASIL, 1998).

Nos textos dissertativos argumentativos é empregado com a finalidade de expor um assunto ou tema utilizando argumentações. O texto dissertativo argumentativo é caracterizado pela defesa de um determinado ponto de vista. A estrutura é composta por três partes: apresentação, desenvolvimento e conclusão (BRASIL, 1998).

Os textos dissertativos expositivos tem a função de expor determinada ideia utilizando recursos de comparação, conceituação, definição, informação e descrição. Já os textos explicativos injuntivos buscam indicar uma ordem de ações. Por esse motivo, esses textos geralmente possuem um ou mais verbos no imperativo, sendo exemplos: receitas culinárias, manuais de instruções, bulas de remédios etc (SANTA CATARINA, 2014).

Os textos explicativos prescritivos buscam instruir o leitor com relação a um procedimento, exigindo que o leitor siga os passos elencados. Um texto explicativo prescritivo não permite a liberdade de atuação do leitor. A linguagem utilizada é simples e objetiva. São exemplos de textos explicativos prescritivos: edital de concursos públicos; leis; cláusulas contratuais; regras de trânsito; constituição; códigos e outros (MARCUSCHI, 2003).

Todo texto se organiza dentro de determinado gênero, fundamentado nos objetivos da comunicação. Destaca-se que os gêneros são determinados historicamente, sendo influenciado pela cultura. Dessa forma, o gênero textual trata-se de um grupo de características de textos que compartilham aspectos comuns, embora sejam distintos, configurando-se como um suporte comunicativo (MARCUSCHI, 2003).

Na medida em que o estudante compreende os gêneros textuais, desenvolve sua competência discursiva, sendo possível empregar a língua de modo variado, para produzir diferentes efeitos de sentido e adequar o texto a diferentes situações de interlocução oral e escrita. Trata-se de competência linguística e estilística que, por sua vez, está intimamente relacionada à utilização dos gêneros textuais (BRASIL, 1998).

Atualmente, são exigidos graus variados de leitura e escrita, modificando-se conforme ambiente. Isso possibilita afirmar que a leitura e escrita modifica-se conforme aspectos sociais. Nessa perspectiva, não se refere apenas a interpretação de letras, fonemas, sílabas, palavras, sintagmas, frases; mas trata-se de interpretações de contextos e análises críticas (BRASIL, 1998).

Assim, os textos organizam-se dentro de especificidades de natureza temática, composicional e estilística, que os caracteriza cada gênero. Para tanto, a diversidade de gêneros são organizados de diferentes formas, cabendo à escola ensinar o aluno a utilizar os diversos tipos de linguagens e compreender a construção dos gêneros. Para tanto, é importante que sejam desenvolvidas no estudante, ao longo de sua vida acadêmica, habilidades para a realização de entrevistas, debates, seminários, apresentações teatrais etc (MARCUSCHI, 2003).

Por outro lado, a escola brasileira, frequentemente, é o único espaço onde os alunos têm acesso a textos escritos, por isso, a aprendizagem deve ser focada em estabelecer textos de qualidade que contribuam para o desenvolvimento da leitura e da escrita do estudante (MARCUSCHI, 2003).

  1. Texto literário

O texto literário constitui uma forma de representação e estilo literário em que predominam a força criativa da imaginação e a intenção estética. Esse tipo de texto não está limitado aos padrões da realidade. Nesse sentido, o texto literário está associado ao imaginário, podendo ser fantasioso ou não. Do ponto de vista linguístico, o texto literário pode apresentar aspectos formais, conforme os padrões da escrita e os recursos linguísticos obedecem às preocupações estéticas (MARCUSCHI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com