TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios da Liderança Servidora e seus benefícios para o Desenvolvimento da instituição Escolar

Por:   •  15/12/2017  •  Artigo  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 15

NOME DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Janete Pereira dos Santos Oliveira

Os princípios da Liderança Servidora e seus benefícios para o Desenvolvimento da instituição Escolar.

       

Macaúbas - BA

2017

Janete Pereira dos Santos Oliveira

Os princípios da Liderança Servidora e seus benefícios para o Desenvolvimento da instituição Escolar.

Artigo de Conclusão de curso, apresentado à Universidade _____, como parte das exigências para a obtenção do título de pós graduação.

Macaúbas - BA, 24 de Novembro de 2017.

 

2017

Os princípios da Liderança Servidora e seus benefícios para o Desenvolvimento da instituição Escolar.

       

Janete Pereira dos Santos Oliveira1

RESUMO

Este trabalho tem como principal objetivo mostrar e comparar as diferentes posturas e atitudes de algumas pessoas na condição de líderes de algumas instituições Escolares  no município de Macaúbas - BA , bem como a influencia destes no desempenho de seus liderados uma vez que se podem perceber claramente atitudes provenientes de personalidades que o indivíduo já possui e que não consegue separar da vida profissional; envolvendo assim todo um processo de desenvolvimento da instituição. Este explanará um resultado de um estudo e investigação em que se podem analisar diferentes  posturas de líderes que deixam cada vez mais evidente a necessidade da prevalência da liderança servidora e que alguns destes necessitam de princípios que podem ser apreendidos e aplicados por quem tem a vontade e a intenção de mudar e crescer, melhorando os resultados dentro das instituições e a percepção de um trabalho satisfatório e gratificante por parte dos liderados.

Palavras-Chave: Liderança servidora. Influência. Líder. Instituição.

INTRODUÇÃO

Em tempos passados acreditava-se que os indivíduos já nasciam líderes, defendiam a questão genética e confiavam que se alguns de seus antepassados assumiram tal posição e isso seria repassado durante as gerações. No entanto, com o passar dos Anos foi tornando evidente os esclarecimentos e que independentemente das características desses antepassados, hoje podemos dizer que qualquer pessoa pode se tornar líder. Na sociedade atual é comum a grande demanda das instituições em que os liderados questionam sobre seus líderes, expondo diversas situações de descontentamento decorrentes de algumas posturas e atitudes por parte da equipe administrativa, outros relatam uma satisfação plena.

[pic 1]

1 Graduada em Letras vernáculas pela UNEB –. Residente e domiciliado em Macaúbas-BA. CEP: 46.500 000 Telefone: 77999568034 – E-mail: janepsantos23@hotma

Diante disso surgiu-se a necessidade e o intuito de fazer uma análise da influência nos estilos de liderança dentro das organizações, buscando assim a possibilidade de analisar alguns líderes e suas histórias buscando identificar traços determinantes de suas personalidades, e enfim entender como se dá esse processo, pois a liderança é uma grande responsabilidade, o indivíduo pode assumir diferente papeis de liderança em sua vida e todos eles tem a capacidade de influenciar pessoas; assim se torna cada vez mais precisa a necessidade da liderança servidora. Para tanto esse trabalho está teoricamente fundamentado em James C.Hunter (2004), James C.Hunter (2006), MOTA (1997), MAXIMIANO (2004) dentre outros estudiosos da área.

Através do trabalho de pesquisa e investigação, buscou-se levantar dados atuais sobre as diferentes posturas de líderes em algumas instituições no Município de Macaúbas – Bahia, bem como o posicionamento e avaliações de alguns liderados que fazem parte do mesmo contexto profissional.

A discussão da liderança servidora não vem apenas com o objetivo de mostrar uma satisfação pessoal por parte dos liderados, mas sim trazer uma discussão que possibilite a compreensão de que os bons resultados da instituição dependem totalmente de uma linha de trabalho em que todos desempenham bem seus papeis e que estes estejam engajados em um ambiente de trabalho que seja  promissor de autonomia por intermédio da  liderança servidora.

James C.Hunter (2006) define liderança como a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando alcançarem objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter. Diante disso torna-se cada vez mais evidente a importância de se concentrar todo o trabalho em um contexto servidor, pois liderança não pode ser associada a condição de chefe,mas sim concentrada na capacidade de influenciar os outros para o bem.Segundo James C.Hunter (2006)

As equipes realmente eficazes não são comandadas por ditadores ou autocratas. Na verdade, nas comunidades que surgem naturalmente todos são líderes, assumindo, cada um, a responsabilidade pessoal pelo sucesso da equipe. Todos deixam sua marca na equipe-a única questão é o tipo de marca que cada um quer deixar.

É importante que as pessoas que são promovidas a líderes sejam necessariamente submetidas a treinamentos, pois estas precisam compreender necessariamente o verdadeiro caminho de liderança servidora. James C.Hunter (2006) continua:

         Realmente, liderar é fazer com que as pessoas contribuam com entusiasmo, de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos.

Todos envolvidos no processo dentro da instituição têm o poder de contribuir significativamente para o crescimento da instituição, com isso fica extremamente evidente que esse processo depende de uma liderança que possibilite um trabalho nessa perspectiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com