TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os doze trabalhos de Hércules – Monteiro Lobato

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Câmpus de Três Lagoas

Curso de Letras – 1° semestre

Disciplina: Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-juvenil I

Profª: Amaya Obata Mourino de Almeida Prado

Acadêmica: Gabriela Marques Alves

03/08/2016

Livro: Volume I - Os doze trabalhos de Hércules – Monteiro Lobato

O livro é de autoria do Lobato e está dividido em dois volumes que retratam a mitologia grega, no qual se trata dos personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo que desejavam conhecer os doze famosos trabalhos de Hércules que havia realizado na Grécia Antiga. No livro, introduz um pequeno trecho sobre o Hércules e depois desenvolve diálogos entre Pedrinho e sua vovó Dona Benta. Pedrinho dizia a Dona Benta que queria muito voltar a Grécia Antiga para ter a oportunidade de assistir Hércules em suas doze tarefas, pois estava empolgado após ter presenciado um dos seus trabalhos que era a Hidra de Lerna.

Hércules era chamado de Herácles naquela época, filho de Zeus com Alcmena, mas Zeus era casado com Hera que odiava este filho bastardo, lançou seu poder nele fazendo-o matar sua própria família e assim tendo que cumprir estas tarefas para ser perdoado.

Pedrinho, Emília e Visconde vão até a Grécia Antiga com o pó de pirlimpimpim que é uma explicação de como era possível essa viagem no tempo, pois se trata de uma obra infantil e Lobato demonstra um pouco de mágica que deixa as crianças vidradas na leitura.  

Nesta viagem a primeira parada dos picapauzinhos foi em Neméia, onde seria realizado a primeira tarefa. Hércules precisava matar um leão e como prova precisava levar até o Rei Euristeu a pele do Leão da Lua, como sua clava e suas flechas já não adiantavam com a ideia de Emília que estava em cima de uma arvore, ele asfixiou o leão. Depois desta façanha, Heracles se tornou amigo dos três e cada um deles tinham uma função. Emília era a “dadeira de ideias”, Visconde era o escudeiro e Pedrinho seu oficial de gabinete, com isto Heracles concedeu que eles viessem acompanhar suas aventuras. E assim fazendo amizade com um centauro que foi nomeado Meioameio.

Com a leitura do livro, a turma do Sitio e o Hercules em meio a tantos acontecimentos encontram diversos personagens que fazem parte da mitologia e somos apresentados a cultura e a mitologia dos gregos. O livro mostra os principais heróis, contam a história de diversos deuses, semi-deuses, centauros, ninfas e entre outros.

As doze tarefas são o Leão de Neméia, Hidra de Lerna, Corça de pés de bronze, Javali de Erimanto, Cavalariças de Augias, as Aves do Lago Estinfale, O Touro de Creta, Os Cavalos de Diomedes, O Cinto de Hipólita, Os Bois de Gerião, O Pomo das Hespérides e Hércules e o Cérbero. Mas neste primeiro volume, apresenta apenas os seis primeiros que citei.

Aspectos do livro

O livro traz o ensinamento da mitologia grega, com uma linguagem mais apropriada para crianças e esta obra pode ser lida por qualquer idade, desde crianças até adultos. Além de expor um pouco da vida de Hercules e trazer à tona seus trabalhos, exibir várias outras histórias sobre ninfas e centauros, sobre Medéia, Pã, os Argonautas e outros. Introduzindo o leitor dentro das histórias, mesmo não sendo conhecedores sobre nada da mitologia faz com que nos interaja com o livro.

A obra traz diversos acontecimentos, torna-se mais divertido de ler com a turma do Sitio nas aventuras de Hercules. A sabedoria do grande Visconde, as asneiras de Emília e a coragem de Pedrinho traz ao livro uma grande diversidade nos contos e assim deixando o livro que poderia ser uma “leitura chata” por conta da mitologia torna-se interessante para as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com